Política e Eleição / Notícias

17/07/19 - 22h17 - atualizada em 18/07/19 às 11h34

Instalação do Samu e posse da Câmara Mirim - Destaques do legislativo iratiense

Projeto do Samu foi aprovado em 2ª discussão; vereadores mirins foram empossados em sessão solene no último dia 10
Da Redação, com informações da assessoria da Câmara de Irati

Irati já está na lista dos municípios que aderiram ao protocolo de intenções para instalação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU. O projeto que ratifica a participação foi aprovado em 2ª discussão na sessão da Câmara do dia 9, depois de ter sido adiado por um pedido de vista do vereador Hélio de Mello (MDB), que não havia ficado satisfeito com as explicações do Executivo sobre a origem do dinheiro para bancar o serviço.

Prefeitos assinaram o protocolo de intenções no início de 2018, em uma reunião na Associação dos Municípios do Centro-Sul do Paraná (Amcespar), em que foi informado sobre a condição de financiamento tripartite  entre Estado, União e municípios, que deveriam organizar seus orçamentos para esta contrapartida. 

Câmara Mirim

No dia 10 de julho foi realizada a sessão de posse na Câmara Mirim – Legislatura 2019. Na sua 8ª edição, o programa que objetiva promover a interação entre a Câmara de Vereadores e a comunidade, através das escolas, vem estimulando a cidadania e o desenvolvimento do senso crítico entre as crianças do ensino fundamental. 

O Juiz Eleitoral, Dr. Henrique Kurscheidt, que participou da solenidade, destacou a importância deste projeto, que segundo ele, resgata a essência da nossa democracia. “Aqui estão jovens preocupados com o Brasil, que devem estar acompanhando o noticiário dos últimos tempos, e sabem que temos hoje um ex-presidente condenado por três instâncias cumprindo pena, governadores respondendo processos, alguns presos, e grandes empresários na cadeia. Um cenário inédito na história do país. Estamos vivendo uma mudança de paradigmas, corruptos estão respondendo por seus atos. Esta mudança se deve, em grande parte, a chamada Operação Lava Jato e ao trabalho do Juiz Sergio Moro, que hoje vem sofrendo consequências pelo seu trabalho”, relatou o Juiz alertando para a importância de todos estarem vigilantes para que as conquistas alcançadas nestes últimos tempos não sejam perdidas. 

Receba notícias pelo WhatsApp, envie SIM por aqui 

Continua depois da publicidade

PUBLICIDADE

O fato de a maioria das vagas terem sido ocupadas por meninas, 70%, foi destacado pelo prefeito Jorge Derbli. "Espero que a Câmara Mirim sirva de exemplo e tenhamos mulheres também na Câmara Municipal. Vocês têm uma importante missão daqui para frente perante a escola e a comunidade”, disse.

 Confira como ficou a composição da Mesa Diretora: Presidente – Alessandro Henrique Duda (Escola Municipal Olaria Filipaki); Vice-presidente: Ana Clara Prestes (Escola Municipal Antonina Fillus Panka); 1º Secretária: Luana Ribeiro (Escola Municipal Rosalina Cordeiro de Araújo) e 2º Secretário: Cleison Gabriel Ribeiro (Escola Municipal Tancredo Martins).

LDO

Foi aprovado na sessão do dia 16, em 2ª discussão, o projeto nº 059, que dispõe sobre as Diretrizes para a Elaboração da Lei Orçamentária para o Exercício 2020.

PUBLICIDADE

Comentários

Enquete

O Imposto sobre Valor Agregado (IVA) deve ser a base da Reforma Tributária?

  • Não
  • Sim
Resultados