Paraná / Notícias

24/11/19 - 16h55 - atualizada em 24/11/19 às 17h08

Bacil pede banco de sangue para São Mateus do Sul

Deputado sugeriu ao secretário Beto Preto que Agência Transfusional seja instalada na nova sede do Hospital e Maternidade Doutor Paulo Fortes

Da Redação, com informações da Rádio Cultura Sul 

Ofício encaminhado pelo deputado Emerson Bacil ao secretário Beto Preto solicitando a instalação de Banco de Sangue em São Mateus do Sul

O deputado estadual Emerson Bacil (PSL) encaminhou ofício ao secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, em que solicita a instalação de uma Agência Transfusional em São Mateus do Sul. A Agência Transfusional (AT), com localização preferencialmente intra-hospitalar, tem a função de gerenciar as etapas relacionadas à transfusão de sangue, desde a estocagem de bolsas e hemocomponentes até sua reserva e distribuição para uma unidade solicitante.

A solicitação se justifica pela necessidade de suporte mais eficiente e resposta rápida em casos de acidentes de trânsito, por exemplo, tendo em vista que São Mateus do Sul está localizada próxima a rodovias federais com alto índice de acidentes. Bacil afirma que o benefício se estende a pacientes oriundos de Antônio Olinto e São João do Triunfo.

Hoje, um paciente ferido ou com outra questão que gere a necessidade de transfusão de sangue pode levar mais de duas horas para ser atendido, pois o banco de sangue correspondente à 6ª Regional de Saúde, em União da Vitória, fica a 85 km de distância.

O parlamentar sugeriu que a Agência Transfusional (AT) funcione junto ao Hospital e Maternidade Doutor Paulo Fortes, na nova unidade que será construída. O local deve ter, no mínimo, 30 metros quadrados e dispor de equipamentos para a armazenagem das bolsas de sangue e para testagens de compatibilidade entre doador e receptor e para transfundir os hemocomponentes liberados. O suprimento de sangue para as agências é feito pelos Serviços de Hemoterapia de maior complexidade.

“Não demanda muito investimento, talvez até pode remanejar equipamentos de outras unidades da rede Hemepar [de Bancos de Sangue no Paraná] e até servidores ou buscar uma cessão do município. Quanto ao espaço entendo de que, caso não haja recursos para construir um espaço próprio, alocar no próprio hospital é uma ideia”, afirma o deputado.

A Rede Hemepar é composta de 22 bancos de sangue, um em cada Regional de Saúde no Paraná.

CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS PELO WHATSAPP

PUBLICIDADE

Deputado estadual Emerson Bacil (PSL) sugeriu a instalação da Agência Transfusional na nova sede do Hospital e Maternidade Doutor Paulo Fortes

Comentários