Santa Casa e Albert Einstein firmam parceria para estudo inédito sobre telemedicina
Da Redação, com informações Assessoria
A Santa Casa de Irati e a Sociedade Beneficente Israelita Albert Einstein firmaram parceria para que o hospital integre o estudo multicêntrico TELESCOPE, focado em telemedicina. A sigla vem de “Comparison of Tele-critical care versus usual care on ICU Performance”, que significa “Comparação de cuidados intensivos remotos versus cuidados habituais no desempenho das UTIs”. A parceria foi firmada na terça (16), durante a visita da enfermeira sênior de tele-UTI, Maura Cristina dos Santos.
O estudo TELESCOPE vai durar até dezembro de 2020 e envolve o atendimento remoto em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) adulto em hospitais públicos e filantrópicos pelo Brasil. Coordenado pelo Hospital Albert Einstein a partir do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS), o TELESCOPE é um projeto aprovado pelo Ministério da Saúde e visa estudar os benefícios da visita a distância a UTIs (tele-UTI).
A aplicação da telemedicina a pacientes criticamente doentes ganhou relevância nos últimos anos. Entre as formas como a tele-UTI atua, pode ser citada a obtenção de segunda opinião para casos específicos até o monitoramento de sinais vitais e atuação em tempo real sobre os pacientes. Um médico especialista remotamente localizado pode também conduzir uma visita multidisciplinar a uma UTI a partir desse processo.
A Santa Casa de Irati participará voluntariamente desse estudo a fim de contribuir para a obtenção de evidências de alto impacto para o conhecimento científico.
RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS PELO WHATSAPP