Irati e Região / Notícias

11/07/19 - 21h36 - atualizada em 11/07/19 às 21h42

Projeto "Slava Ukraíni!" passa por Rio Azul neste fim de semana

No sábado (13), pavilhão da Igreja Ucraniana receberá oficinas. Já no domingo (14), haverá apresentações culturais no Centro de Eventos do Parque da Pedreira

Da Redação, com reportagem de Rodrigo Zub 

Projeto de Valorização da Cultura Ucraniana no Sul do Paraná integra calendário comemorativo dos 101 anos de Rio Azul

Em sua sétima etapa, o projeto “Slava Ukraíni! Valorização da Cultura Ucraniana no Sul do Paraná” chega ao município de Rio Azul, no sábado (13) e domingo (14). As ações desenvolvidas visam incentivar a preservação da identidade cultural eslava na região.

As atividades ocorrerão, no sábado (13), no Pavilhão da Igreja Ucraniana. Ao longo do dia, serão desenvolvidas várias oficinas: de pêssankas (ovos decorados da tradição ucraniana); bordados; culinária; danças e palestra cultural. As atividades são gratuitas, mas as inscrições devem ser feitas antecipadamente, pois as vagas são limitadas. Segundo o coordenador do projeto, Vilson José Kotviski, ainda é possível reservar vagas para as oficinas; basta entrar em contato com a secretária da Igreja Ucraniana, pelo telefone (42) 9-9901-7813 (Suelin Melek).

Os interessados podem se inscrever em mais de uma oficina, desde que elas não ocorram simultaneamente. “Quem quiser participar da oficina de pêssanka, pela manhã, e a de culinária ou bordado, pela tarde, pode escolher participar de até duas oficinas”, explica Kovitski.

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS PELO WHATSAPP

PUBLICIDADE

No domingo (14), o evento cultural será levado ao Centro de Eventos do Parque da Pedreira, como atividade paralela à Expoazul. Haverá uma exposição de artesanato e culinária típica das 11 às 18 h. A partir das 14h, o grupo Kalena, de União da Vitória, fará apresentação de vários números musicais e danças típicas ucranianas, com entrada gratuita. O grupo está comemorando 50 anos.

“A participação das pessoas tem sido muito boa. A receptividade, tanto da comunidade ucraniana quanto da comunidade em geral, das prefeituras, tem sido muito positiva em todos os lugares a que temos ido. Estivemos recentemente fazendo o evento em Irati, que foi um grande sucesso. Foi, para nós, uma das melhores edições, com a participação do grupo Ivan Kupalo. Especialmente nas oficinas, a resposta tem sido muito boa, todas sempre lotadas. Já teve até gente de Irati procurando participar em Rio Azul”, comenta.

O projeto “Slava Ukraini! Valorização da Cultura Ucraniana no Sul do Paraná”, conta com o apoio da COPEL, realização do Folclore Ucraniano Kalena e incentivo do PROFICE – Programa de Fomento e Incentivo à Cultura do Estado do Paraná.

PUBLICIDADE

Comentários