Irati e Região / Notícias

14/12/19 - 08h26 - atualizada em 14/12/19 às 15h20

PROERD forma 320 crianças em Irati

Projeto foi realizado em dez escolas da rede municipal de ensino
Lenon Diego Gauron/ Najuá, com fotos de Sidnei Jorge (Sidão) e Lenon Diego Gauron


O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) realizou a formatura de 320 crianças da rede municipal de ensino de Irati em uma cerimônia que reuniu alunos, familiares e autoridades militares na manhã de ontem, 13. O evento contou também com a participação do prefeito Jorge Derbli, dos secretários de Assistência Social, Sybil Dietrich, de Ecologia e Meio Ambiente, Magda Losinski, de Administração e Recursos Humanos, Daniele Cavalli, entre outros. A cerimônia foi iniciada com músicas da Banda do PROERD da 5ª Companhia da Polícia Militar, com o juramento dos alunos e em seguida foi cantado o Hino Nacional.

Confira um vídeo da cerimônia no fim do texto

Desenvolvido por policiais militares dentro das salas de aula, o programa tem como objetivo instruir as crianças sobre o mal que as drogas podem causar na saúde e na vida delas, além de incentivar com que fiquem longe da criminalidade.

O prefeito Jorge Derbli comentou sobre a importância do programa na vida das crianças. “O PROERD tem um alcance que nem imaginamos na vida das pessoas; e eu tenho certeza que vocês que participaram do PROERD estão protegidos da droga”, comentou. Derbli disse ainda que “a prefeitura está investindo forte na educação municipal e que gostaria de ver mais programas como o PROERD por todo o Brasil”. "A prevenção às drogas é a melhor coisa a se fazer, pois a droga destrói a família”, disse o prefeito a nossa reportagem. 

O Sargento Valdemar Barankievicz, que é responsável pela Patrulha Escolar Comunitária, falou sobre o trabalho desenvolvido nas salas de aula. “Durante aproximadamente três meses, um policial militar fardado, devidamente capacitado, frequenta as salas de aulas semanalmente para que as crianças sejam instruídas sobre os malefícios das drogas e da violência”, disse. Ele concluiu falando que o programa só é possível graças aos esforços cooperativos da Polícia Militar, das escolas e das famílias.

Já o Comandante da 8ª Cia, Major Joas Carneiro, aproveitou sua explanação para cantar algumas músicas e anunciou a ampliação do programa nos próximos anos. “Nós estamos dando um presente para Irati: nós vamos dobrar o atendimento das escolas municipais. Nós vamos também alcançar as escolas particulares e iremos fazer um trabalho com os indígenas”, relatou.

Ao final da cerimônia, os militares que participaram do programa dentro das salas de aula convidaram os alunos que fizeram as melhores redações sobre o PROERD para lerem seus textos em frente ao público.

O PROERD é aplicado em mais de 90 países, estando presente em todos os estados brasileiros. No Paraná mais de um milhão e oitocentas mil crianças já se formaram através do programa. Em Irati foi implantado em 2002, por onde já passaram aproximadamente 8.500 crianças.

PUBLICIDADE

Receba notícias pelo WhatsApp, envie SIM por aqui


Comentários