Irati e Região / Notícias

03/07/19 - 19h37 - atualizada em 03/07/19 às 19h47

Jovens de Ipiranga pedalam durante seis dias em romaria até Aparecida

Grupo chegou a percorrer mais de 100 quilômetros por dia, de bicicleta, até chegar ao destino

Da Redação, com informações da Assessoria da Diocese de PG 

Ciclistas foram entrevistados pela reportagem da TV Aparecida

Muito preparo físico e fé foram necessários para que um grupo de quatro jovens percorressem, de bicicleta, os mais de 700 quilômetros que separam as cidades de Ipiranga, onde eles moram, e Aparecida (SP). Elielton Bonete, Adriel Novaski, Édipo Felipe Correia e Nicolau Basso Júnior partiram de Ipiranga em direção ao Santuário Nacional de Aparecida às 5h da manhã do dia 22 de junho, um sábado. Eles chegaram ao destino na tarde da sexta-feira seguinte (28).

Devotos de Nossa Senhora Aparecida, os integrantes do grupo de ciclistas romeiros participam ativamente da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Ipiranga. A iniciativa partiu de Elielton, que havia visitado a Basílica em 2016 e fez uma promessa de que voltaria ao local de bicicleta. Elielton, que trabalha como autônomo, teve a ideia enquanto participava de uma missa em Aparecida e o padre convidou um grupo de seis ciclistas para que se apresentassem e contassem de onde eram. O grupo era de Ponta Grossa.

“Pensei inicialmente em ir já em 2017, mas não tinha condições, nem uma bicicleta adequada, nem preparo físico”, conta o rapaz, que tinha começado a pedalar, mas acabou desistindo. Em 2018, ele decidiu retomar os treinos, que ocorriam três vezes por semana. Elielton, então, convidou Adriel para que o acompanhasse. Eles planejavam comprar apenas uma bolsa acoplável à bicicleta e uma barraca para os pernoites.

Quer receber notícias pelo WhatsApp? Envie SIM notícias http://bit.ly/CliqueAquiWhatsSuperNajua Por e-mail: http://bit.ly/2BiE4tC

Texto continua após a publicidade

PUBLICIDADE

Cinco meses depois, os dois amigos convidaram Édipo para se juntar a eles nessa empreitada. Nicolau começou a treinar pedal com o grupo apenas dois meses antes do início da viagem. Era a hora de planejar as despesas e organizar, de fato, a viagem. Os quatro conversaram com amigos e empresários e falaram sobre a promessa de Elielton, o que fez muitos deles simpatizarem com a ideia e contribuírem. Adriel comprou uma carretinha para seu carro e chamou Leandro Martins (Leco) para atuar como apoio. Caberia a ele o transporte de água, frutas e alimentos, para que eles se mantivessem hidratados e nutridos durante o percurso, e atender a alguma eventualidade no trajeto.

Ciclistas de Ipiranga percorreram 700 quilômetros e fizeram pequenas pausas para se hidratar

De Ipiranga, eles foram escoltados até o trevo de acesso à cidade pela caminhonete de Luís Barbiero. De lá, os jovens seguiram até Jaguariaíva (PR), que fica 116,7 km ao norte de Ponta Grossa, pela PR-151. Depois, mais 111 km de pedaladas entre Jaguariaíva (PR) e Itapeva (SP), pela PR-151 e pela SP-258, a Rodovia Francisco Alves Negrão. Entre Itapeva (PR) e Itapetininga (SP), mais 123 km pedalando. De Itapetininga (SP) a Itu (SP), outros 106,3 km de pedaladas pela Rodovia Raposo Tavares (SP-270). De Itu (SP) a Atibaia (SP), mais 103,8 km de bike. Mais 113,4 km pedalados de Atibaia (SP) até Caçapava (SP) e, finalmente, um trecho de 58,6 km entre Caçapava (SP) e Aparecida (SP).

PUBLICIDADE

A estadia em hotéis nas paradas durante o trajeto foram cortesia de Isvandro Lepka, patrão de Édipo. Ao longo do percurso, o grupo parava a cada 20 km para se hidratar e comer alguma fruta. Os jovens também receberam muito incentivo dos moradores de todas as cidades pelas quais eles passaram durante a romaria ciclística. “Agradecemos muito também as orações dos irmãos da [Congregação da] Copiosa Redenção. Pelo vídeo que o padre Fernando [Bauwelz] nos mandou, pelas palavras. Estávamos muito cansados, abatidos e nos emocionamos, motivou e revigorou a todos”, comenta Nicolau.

Os quatro romeiros ciclistas estão entre os participantes do Cerco de Jericó, realizado pelos irmãos da Copiosa Redenção em Ipiranga entre os dias 6 de maio e 17 de junho.

PUBLICIDADE

Antes da aventura, jovens receberam a bênção do padre Fernando

Viagem fortaleceu a amizade entre o grupo de romeiros ipiranguenses

Em Aparecida, ciclistas realizaram orações diante da imagem de Nossa Senhora Aparecida

Comentários