Irati e Região / Notícias

16/01/15 - 15h50 - atualizada em 16/01/15 às 23h21

Guarda Municipal divulga ações realizadas em 2015

Prevenção e coibição de danos ao patrimônio públicos estão entre suas principais atribuições
Da Redação

Telefones

Disque emergência: 153. Base: 3423-2833. Viatura: 9133-3665.

ESTAR – venda de cartões

- Casa do Empreendedor (XV de Julho, 292, ao lado do Clube do Comércio);
- Centro Cultural Clube do Comércio (XV de Julho, 310)
- Secretaria de Esportes e Lazer (Carlos Thomz, 341, próximo à Receita Federal);
- Biblioteca Pública Municipal (XV de Novembro, 703);
- Provopar (Alfredo Bufrem, 334 – em frente à Rua da Cidadania);
- Prefeitura de Irati (Cel. Emílio Gomes, 22).
Dúvidas sobre pontos de venda dos cartões podem ser solucionadas pelo telefone 153 (Guarda Municipal) ou com o Departamento de Trânsito (Iratran), através do 0800-6480914.

A Guarda Municipal de Irati (GMI) divulgou nesta semana o boletim informativo a respeito das ações desempenhadas pelo órgão nas primeiras duas semanas de janeiro. A GMI atua essencialmente de modo preventivo, diuturnamente, 24h por dia, a fim de evitar ou coibir atos infracionais contra o patrimônio público, além de resguardar o sossego de transeuntes, atuando contra atos que possam interferir na segurança e bem estar da comunidade.

O órgão destaca as restrições de sua atuação e abrangência, conforme suas possibilidades de pessoal e de logística, pois conta com apenas uma viatura para cobrir toda a cidade de Irati. A Guarda Municipal atua, também, com a permanência de agentes nas entradas e saídas de escolas e de CMEIs municipais, sessões da Câmara Municipal, vias e repartições públicas – de saúde e administrativas, eventos públicos e particulares e em apoio a outros órgãos.

Um dos órgãos apoiados pela Guarda Municipal é o Departamento de Trânsito de Irati (IRATRAN), ao ceder temporariamente agentes para trabalhar com o sistema de Estacionamento Regulamentado (ESTAR).

Entre as principais ocorrências atendidas pela GMI nas duas primeiras semanas do ano, consta o atendimento na Colina Nossa Senhora das Graças e Parque Aquático durante o Réveillon, quando houve grande concentração de pessoas em locais públicos. Ainda no estacionamento do Parque Aquático, durante as madrugadas, vários casais em atitudes suspeitas foram revistados, orientados e liberados. Segundo a GMI, boa parte deles praticava atos libidinosos em área pública.

Guarda Municipal atua na segurança do patrimônio público de Irati
Também no Parque Aquático, na Guarda Municipal atuou duas vezes para impedir as tentativas de suicídio de uma mulher, que foi monitorada pela Guarda Municipal até a chegada do Corpo de Bombeiros para prestar atendimento.

Na Colina Nossa Senhora das Graças, pessoas foram abordadas por consumir bebida alcoólica em via pública, o que é proibido, conforme a lei municipal 3264/2011.

A Guarda Municipal também prestou atendimento a outras ocorrências, como: maus tratos a animais, com apoio da ONG Amigo Bicho; rondas preventivas no Conjunto Habitacional Cruzeiro do Sul; atendimento em locais de acidentes de trânsito; ocorrências de perturbação de sossego; danos ao patrimônio público; invasão ao patrimônio; sinalização, fiscalização e autuação em trânsito; agressão em via pública; encaminhamento assistencial; apoio a outros órgãos – Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros; guarda fixa em prédios públicos.



Comentários

Enquete

Reforma da Previdência

  • Nenhuma das respostas
  • Não deve mexer nos que ganham menos
  • Não é necessária
  • Deve ser ampla
Resultados