Irati e Região / Notícias

16/11/12 - 03h13 - atualizada em 16/11/12 às 03h16

Guarda Municipal de Irati faz sua "estreia" durante a festa do pêssego

Guarda Municipal foi criada com o objetivo de auxiliar na segurança e na fiscalização do patrimônio público e na legislação administrativa em Irati
Da Redação


A Guarda Municipal de Irati (Guardati) entra em campo e vai dar o pontapé inicial para ser o braço direito da Polícia Militar a partir do próximo dia 30 de novembro quando será a largada para a 34ª edição da Festa do Pêssego. Durante os três dias de festividades a Guardati dará inícios aos trabalhos que serão conduzidos pelo sub-tenente reformado do Corpo de Bombeiros, Ernani de Mattos.

Com o objetivo de auxiliar na segurança e na fiscalização do patrimônio público e na legislação administrativa, a Guardati terá 20 servidores habilitados. No total, serão disponibilizadas três salas no Parque Aquático de Irati para funcionar como sede da Guarda Municipal.

Em entrevista à equipe da Najuá, o procurador do município, Silmar Ferreira Ditrich, revela que os funcionários da Guardati poderão fiscalizar o cumprimento de leis específicas como é o caso da “lei dos cães”, que foi aprovada recentemente.

A lei 43/2011 obriga proprietários de cães das raças mastim napolitano; pit bull; rottweiller; american stafforshire terrier e doberman; a usar coleira, guia curta de condução e enforcador. A lei ainda determina que no caso de centros de compras ou demais locais fechados, porém de acesso público; eventos; passeatas ou concentrações públicas realizados em vias públicas; logradouros; praças; parques ou locais de acesso público, a condução desses cães deverá ser feita também com o uso da focinheira.

Perguntado sobre quais solicitações devem ser encaminhadas aos guardas municipais, o procurador lembra que a Guarda Municipal tem a função de cuidar de todas as situações que afetam o patrimônio público de Irati. "Em muitas situações teremos infrações do âmbito da guarda e da PM, então a guarda terá a condição de repassar o caso para a polícia que irá aplicar a contravenção penal”, explica Silmar.

Alguns dos integrantes da Guardati


Comentários

Enquete

O Imposto sobre Valor Agregado (IVA) deve ser a base da Reforma Tributária?

  • Não
  • Sim
Resultados