Irati e Região / Notícias

03/09/18 - 11h22 - atualizada em 04/09/18 às 02h48

Entenda a ligação do canal hídrico com o Arroio dos Pereira

Fotos do local mostram as áreas onde será feita a captação e desemboque das águas das chuvas

Entenda como está sendo feita a ligação do canal hídrico com o arroio dos Pereira para captação da água excedente de chuvas, na altura da Rua Carlos Thoms e como será feito o seu desemboque, na altura da Rua da Liberdade.

“Estamos com as aduelas chegando próximo ao Arroio dos Pereira. Não vai ligar diretamente, mas sim, estará num nível de 30 centímetros acima do nível do Arroio dos Pereira. E mais uma viga de 30 centímetros. Ou seja, vai estar 60 centímetros acima do nível da água”, explicou à nossa reportagem o secretário de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo, Dagoberto Waydzik. As aduelas são os artefatos retangulares de concreto pré-moldado, utilizados em sistemas de drenagem.

PUBLICIDADE

No mês passado, o Instituto, Ambiental do Paraná – IAP, emitiu documento embargando um trecho da obra, no qual um paredão de pedra que margeia o arroio havia sido derrubado. O IAP solicitou que a empresa responsável pelo canal hídrico refizesse o paredão.

Canal hídrico

O prefeito Jorge Derbli assinou em 3 de maio a ordem de serviço para que a empresa vencedora do certame, Antonio Moro & Cia. Ltda., de Ponta Grossa, execute as obras do canal hídrico entre as Ruas Carlos Thoms, Munhoz da Rocha e Conselheiro Zacarias. O prazo estipulado no contrato para a conclusão da obra é de seis meses.

O projeto visa minimizar os problemas relacionados a alagamentos nas ruas da região ao redor do centro comercial de Irati, com a melhoria do escoamento do Arroio dos Pereira. O investimento da obra é de R$ 1.152.709,56, com recursos oriundos do Ministério das Cidades.

A obra compreende galerias de 1,5 metro de altura por quatro metros de largura ao longo de cerca de 200 metros de extensão, desde a Rua Carlos Thoms até a Rua Conselheiro Zacarias. Na Munhoz da Rocha, por sua vez, estão sendo instaladas bocas de lobo maiores para melhorar o escoamento da água para esse novo canal hídrico, passando diante da Irabox, contornando pela esquerda a Praça da Bandeira até cruzar com a Conselheiro Zacarias, antes da rede ferroviária.

PUBLICIDADE


Quer receber notícias locais? Envie whats para 42 991135618 SIM NOTICIAS ou cadastre seu e-mail na newsletter pelo site da Najuá

Comentários