Irati e Região / Notícias

11/07/17 - 09h28 - atualizada em 11/07/17 às 16h10

Derbli fala sobre os últimos preparativos para o Rodeio de Irati

Evento que acontece entre os dias 14 e 16 de julho, no CT Willy Laars, faz parte da programação alusiva aos 110 anos de Irati

Da Redação, com reportagem de Paulo Henrique Sava

Prefeito Jorge Derbli participou ao vivo do programa Meio Dia em Notícias de sábado, 8
O município de Irati acerta os últimos detalhes nos preparativos para a realização do 29º Rodeio de Integração – o maior rodeio crioulo do Paraná – que acontece entre os dias 14 e 16 de julho, no Centro de Tradições (CT) Willy Laars. O evento integra a programação cultural e festiva dos 110 anos da cidade.

O prefeito Jorge Derbli destaca que os preparativos no local começaram há aproximadamente 60 dias. Derbli enaltece que sua intenção é que o espaço passe por manutenção permanente para que seja usado para outras finalidades e eventos ao longo de todo ano. O Centro de Eventos a ser construído no local deve coroar esse objetivo.

“Construímos neste ano uma casa para um CTG, do seu Oscar Ruva, o Terra dos Pinheirais. E temos a promessa de um deputado, de que vai nos ceder uma verba para construirmos mais sete casas. Ao total, serão oito casas, cada uma para um CTG, para que, nos dias de rodeio, eles usem como acampamento. E também queremos que essas casas sejam usadas ao longo do ano, para algum evento que tiver na cidade”, comenta o prefeito.

Confira a entrevista completa do prefeito no fim deste texto

PUBLICIDADE
A infraestrutura também foi melhorada no local, com a substituição do antigo barracão de madeira, para bailes, por um de estrutura pré-moldada. Além disso, a nova configuração vai permitir que os ambulantes que comercializam alimentos, como lanches, participem do evento, na “Rua Irati”, um projeto desenvolvido para atender especialmente esse pequeno comerciante. Será uma praça de alimentação com 28 barracas de lanches variados.

A “Rua Irati” atende à demanda dos ambulantes locais, que não conseguiam alugar espaço no CT para trabalhar nesses grandes eventos. Esse espaço é reservado exclusivamente aos comerciantes iratienses e vai ser cobrado deles apenas uma taxa mínima, de R$ 73, para que possam trabalhar os três dias de evento. Nesse mesmo local, haverá um espaço para os artesãos locais comercializarem seus produtos.

Programação

Durante a entrevista, Derbli falou sobre a programação do rodeio e das atividades alusivas aos 110 anos do município
Quatro bailes devem animar a programação ao longo dos três dias de Rodeio Crioulo. O primeiro deles, na sexta (14), é o Baile de Aniversário dos 110 anos de Irati, o “Baile de Patrão”, que será animado pelo Grupo Rodeio. O baile será realizado no Clube Polonês, a partir das 23h. Para este baile, haverá apenas a venda de mesas, pelos telefones (42) 9 9937-6169, com Regininha, ou (42) 3907-3158, no Clube do Comércio.

No segundo dia de rodeio, no sábado (15), o palco principal da Invernada Artística, no CT, recebe o show de João Luiz Corrêa. O show começa às 21h, com entrada franca.

Mais tarde, às 23h, no Park Dance, acontece o baile com o Grupo Marcação. Também no Park Dance, no domingo (16), baile com Os Mateadores, às 20h30.

Confira a programação completa da Invernada Campeira e da Invernada Artística: http://irati.pr.gov.br/uploads/pagina/arquivos/Rodeio-2017-Livreto.pdf.

O policiamento do CT Willy Laars será reforçado durante os dias de Rodeio, com a presença da Polícia Militar, da Cavalaria da PM e da Guarda Municipal de Irati.

A novidade para este ano é a transmissão online ao vivo das provas do rodeio, no Facebook da Prefeitura de Irati.

Centro de Eventos

Na tarde de sábado (15), aniversário de Irati, o prefeito Jorge Derbli participa do lançamento da pedra fundamental do Centro de Eventos de Irati, um investimento de R$ 3,5 milhões, obtidos junto ao governo estadual, a fundo perdido. Será um barracão de 1,5 mil m².

Derbli enfatiza que será retomada e finalizada a pavimentação que a última gestão iniciou dentro do CT, com recursos oriundos do governo federal.

Ato Cívico e Ação de Graças

No sábado (15), a partir das 9h, haverá um Ato Cívico, no Morro da Santa, com o hasteamento das bandeiras e a execução do Hino Nacional e do Hino de Irati. Ali mesmo, às 10h, será celebrada uma missa solene em Ação de Graças pelos 110 anos de Irati e pelos 60 anos de edificação da Imagem de Nossa Senhora das Graças, com a presença do bispo Dom Sérgio Artur Braschi, da Diocese de Ponta Grossa.

Na mesma ocasião, será entregue a Sala dos Milagres, em anexo à capela.

Confira a entrevista completa do prefeito Jorge Derbli


Comentários