DER emite ordem de serviço para pavimentação da PR-364
Da Redação, com informações da AEN e Cultura Sul FM
Fotos de Jorge Woll mostram a atual situação da PR-364
Após anos de especulações e promessas descumpridas, finalmente vai sair do papel o projeto sonhado há pelo menos meio século pelos habitantes de Irati, Rebouças e São Mateus do Sul: o trecho de 49 quilômetros da PR-364, que liga os três municípios, será asfaltado. A ordem de serviço para a obra foi emitida pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) na última segunda-feira de novembro (26), assinada pelo diretor técnico do DER-PR, Alessandro Affornali.
A Construtora Triunfo S/A, vencedora da licitação, terá o prazo de 720 dias corridos para concluir a obra. Segundo uma das cláusulas do Contrato 179/2018, assinado em 12 de novembro, o prazo começou a correr na segunda-feira (3).
O trecho se estende desde o perímetro urbano de São Mateus do Sul até o trevo da BR-153, em Irati, nas proximidades da Unicentro e passa pelo município de Rebouças. A Construtora Triunfo S/A foi uma das quinze participantes da concorrência internacional e venceu o certame com a proposta de executar a obra por R$ 108.916.703,33, valor 31,5% menor que o orçamento inicial, estimado em R$ 159 milhões.
A construtora está na fase de mobilização, ou seja, de contratação de pessoal e de definição do local onde vai instalar o canteiro de obras. A próxima etapa é limpeza e desmatamento da área. Depois, se iniciam os serviços de drenagem e terraplenagem. Por fim, será executada a pavimentação.
Enquanto ocorre a fase de mobilização, foram iniciadas avaliações para as futuras desapropriações que se fizerem necessárias em propriedades a serem atingidas pelo traçado da estrada. O DER-PR ainda aguarda a entrega do cronograma de trabalho da vencedora da licitação.
Projeto
A obra contempla a restauração de um trecho já pavimentado da rodovia, de três quilômetros de extensão, com alargamento de acostamentos, implantação de calçadas e de ciclofaixas, na área urbana de São Mateus do Sul.
No restante do trecho, ainda sem asfalto, o traçado atual será aproveitado ao máximo, com implantação de rodovia simples com acostamentos. No entanto, haverá uma mudança nos 1,2 mil metros finais, já em Irati, para desviar o bairro Riozinho e afastar o tráfego de perto da área residencial.
Também está prevista a construção de uma ponte de 14 metros sobre o Rio Turvo. Em Irati, será construída uma trincheira para fazer a ligação da PR-364 com a BR-153.
A pavimentação dessa rodovia estadual representa o encurtamento da distância em até 50% para que o motorista percorra um trajeto asfaltado entre a BR-476 e a BR-153.
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