Irati e Região / Notícias

27/05/16 - 01h29 - atualizada em 27/05/16 às 09h39

Contratação de agentes de trânsito dará fim ao desvio de função de guardas municipais

Seguem abertas as inscrições, até 7 de junho, para concurso público que deve contratar 30 novos agentes

Da Redação

PUBLICIDADE
Agentes da Guarda Municipal de Irati e a Secretaria de Administração entraram em acordo quanto à remoção dos guardas da função de agentes de estacionamento. A reunião foi realizada na segunda-feira da semana passada (16).

A abertura do concurso público 001/2016, conforme edital 01/2016, visa à contratação de 30 agentes de trânsito para atuarem no Estacionamento Regulamentado (ESTAR). Hoje, são os guardas quem cuidam do ESTAR, com a fiscalização da rotatividade das vagas e a venda dos talões no centro da cidade.

O desvio de função deve chegar ao fim com a contratação dos 30 novos agentes de trânsito. Assim, os guardam municipais ficam liberados para retomarem sua função original: a proteção do patrimônio público. A demanda pela mudança foi apresentada pelos próprios guardas municipais, mas tem sido também um pedido constantemente apresentado pela população. Os iratienses, de modo recorrente, criticam a atuação dos guardas municipais na aplicação de multas e atuação como agentes de trânsito.

Inscrições para concurso público

As inscrições para o concurso público que vai contratar 30 agentes de estacionamento devem ser feitas até as 23h59min59s do dia 7 de junho, uma terça-feira, pelo site do Instituto Saber: www.saber.srv.br. A inscrição custa R$ 100. Quem não tiver acesso à internet em casa, pode recorrer ao terminal disponível na Prefeitura, de segunda a sexta, das 9h às 11h30 e das 14h às 17h.

O salário oferecido para os agentes de estacionamento é de R$ 1.173,86 para o regime de 30 horas semanais. Exige-se do candidato, como escolaridade mínima, o ensino médio completo.

A prova terá 40 questões – dez de Língua Portuguesa, dez de Matemática e dez de Conhecimentos Gerais e Legislação, valendo dois pontos por questão, e mais dez questões de Conhecimentos Específicos do Cargo, valendo quatro pontos cada.

As questões serão de múltipla escolha, com uma única alternativa correta, e serão de caráter eliminatório e classificatório. O concurso terá validade de dois anos a partir da publicação da homologação, podendo ser prorrogada por mais dois anos.

Em função da ausência de agentes de trânsito, guardas municipais fiscalizam ESTAR. Desvio de função é alvo de críticas da população

Comentários