Irati e Região / Notícias

06/06/19 - 19h54 - atualizada em 06/06/19 às 20h05

Colégio Florestal abre inscrições para cursos técnicos

Inscrições para cursos técnicos em Florestas, Agronegócio e Segurança do Trabalho podem ser efetuadas até o dia 19 de junho

Edilson Kernicki, com reportagem de Paulo Henrique Sava 

Colégio Florestal oferece 40 vagas nos três cursos subsequentes disponíveis na instituição

O Colégio Florestal de Irati está com inscrições abertas, até o dia 19 de junho, para os cursos técnicos subsequentes em Florestas, Agronegócio e Segurança do Trabalho. Os cursos da modalidade subsequente são disponibilizados àqueles estudantes que já concluíram o ensino médio e têm duração de três semestres (um ano e meio).

“Todos os cursos oferecidos pelo colégio trazem ao aluno a possibilidade de ele empreender, abrir seu próprio negócio e de buscar uma nova carreira profissional. Os cursos são gratuitos, nos períodos manhã, tarde e noite. Os interessados que nos procurem na Secretaria do colégio”, informa a diretora do Colégio Florestal, Mariane Pierin Gemin.

O professor Igor Zampier, do técnico em Agronegócios, frisa que a característica econômica da região, essencialmente baseada na agricultura, torna a área bastante promissora e consolidou, na instituição, o curso como um dos mais bem aceitos. “É um curso que nos embasa na parte de gestão de propriedade. Temos limitações de produtividade e sabemos que, geneticamente, pelas técnicas que aplicamos, estamos no limite de produtividade e a margem de lucratividade está cada vez mais curta dentro das propriedades rurais. Esse curso nos traz noções de gestão de propriedade para otimizarmos todos esses recursos, sejam eles naturais ou financeiros, que as propriedades dispõem. É um curso de característica gerencial; ninguém vai aprender a plantar, a colher, mas vai ter noções de gerenciamento de propriedade para otimizar todos esses recursos”, descreve Zampier. O técnico em Agronegócios é um curso noturno, de duração de um ano e meio, com 40 vagas em oferta.

Quer receber notícias pelo WhatsApp? Envie SIM notícias http://bit.ly/CliqueAquiWhatsSuperNajua

Por e-mail: http://bit.ly/2BiE4tC  

Texto continua após a publicidade

PUBLICIDADE

O curso técnico em Florestas é referência na instituição e o mais tradicional entre os cursos profissionalizantes oferecidos. “O mercado florestal está em ascensão. Podemos ver pelo setor madeireiro, que em nossa região é muito forte. Nosso curso tem mais de 45 anos de história, é um curso já consagrado. Temos profissionais trabalhando até fora do Brasil, técnicos formados aqui em Irati. Tivemos, na semana passada, a visita de um técnico que está em Moçambique”, comenta o professor Elisson Girardi.

Para o curso técnico em Florestas, são disponibilizadas 40 vagas, para a turma que inicia em julho. Há vagas para o alojamento masculino e feminino. O curso é de período integral e também possui duração de um ano e meio.

Já para o curso técnico em Segurança do Trabalho, há o requisito de 18 anos completos para o aluno interessado, além do ensino médio concluído. “É um curso consagrado na região, com muitas vagas de emprego disponíveis”, frisa Girardi. Da mesma forma, são disponibilizadas 40 vagas.

PUBLICIDADE

“A demanda é grande porque existe uma regulamentação no Ministério do Trabalho, que exige esses profissionais, determinando, assim, uma empregabilidade maior para nossos alunos. Esse curso analisa e estuda todos os riscos de cada tipo de trabalho, seja de ordem biológica, ergonômica, seja um risco químico, ambiental, toda a produção de resíduo. Então, toda a organização do mapeamento de risco e todos os programas de controle e monitoramento, para que os riscos ao trabalhador sejam minimizados, eles são estudados por profissionais, inclusive, da área da saúde”, explica Mariane.

Documentos

Para se candidatar a uma das 40 vagas oferecidas para cada um dos três cursos, o interessado deve levar à Secretaria do Colégio Florestal a cópia do Histórico Escolar do Ensino Médio; cópia do RG e do CPF e um Comprovante de Renda Familiar.

Os candidatos serão selecionados mediante análise do histórico, nas médias de Português, Matemática, Ciências (ensino fundamental) e Biologia (ensino médio). O comprovante de renda também entra na avaliação. “São os critérios que a própria Secretaria de Estado da Educação (SEED) nos coloca, numa normativa própria. O aluno não faz prova. Ele tem uma nota classificatória, pela análise desses documentos e de suas notas”, detalha a diretora do Colégio Florestal.

PUBLICIDADE

As inscrições podem ser efetuadas até o dia 19 de junho, quarta-feira, na Secretaria do Colégio, situado à Avenida Paraná, 1000, na Vila São João. Mais informações pelos telefones (42) 3423-2511 ou (42) 3423-2381.

Colégio Florestal de Irati

Comentários

Enquete

Você acha que existe um grande número de pessoas que recebem aposentadoria sem ter contribuído o suficiente?

  • Não
  • Sim
Resultados