Irati e Região / Notícias

25/11/15 - 15h33 - atualizada em 25/11/15 às 19h14

Celebrações de Nossa Senhora das Graças começam nesta quarta-feira

Hoje, às 20 horas, haverá celebração do Terço Cantado. Missas serão celebradas na sexta-feira, 27, em dois horários, no Morro da Santa
Paulo Henrique Sava

Vanderlei Kawa faz parte da Comissão de Manutenção da Imagem de Nossa Senhora das Graças
Na próxima sexta-feira, dia 27, a Igreja Católica celebra o dia de Nossa Senhora das Graças. Porém, as celebrações em Irati começam nesta quarta-feira, com a realização do Terço Cantado, a partir das 20 horas, na Colina Nossa Senhora das Graças.

A programação em comemoração ao Dia de Nossa Senhora das Graças segue na sexta-feira, 27, com a realização de duas missas no Morro da Santa. A primeira terá início às 10 h. Já a segunda celebração começará às 20 h, com a participação do Grupo Católico Sertanejo de Rebouças, que na oportunidade estará lançando seu 1º DVD. Durante o dia todo, grupos étnicos de Irati estarão vendendo alimentos, pastéis, doces e refrigerantes.

Proposta de criação de feriado foi rejeitada na Câmara

Em 2014, o vereador Hélio de Mello (PMDB) apresentou um projeto de lei na Câmara Municipal para tentar transformar o dia 27 de novembro em feriado municipal. A proposta chegou a ser aprovada em primeira discussão. Porém, o projeto foi rejeitado na segunda discussão por 6 votos a 4. Na época, também houve uma conversa com a ACIAI para ser colocado um ponto facultativo neste dia.

De acordo com o secretário da Comissão de Manutenção da Imagem de Nossa Senhora das Graças, Vanderlei Kava, a cada ano os eventos vêm sendo fortalecidos, para que haja a criação de um feriado nesta data. Na sexta-feira, durante todo o dia, haverá recepção aos visitantes que comparecerem ao Morro da Santa. “Esta é uma idealização, mas mesmo assim, haverá o dia todo, uma equipe fazendo a recepção dos romeiros, dos devotos de Nossa Senhora, das pessoas que vão até lá para buscar esta paz, olhar a imagem de Nossa Senhora e se inspirar para rezar pelas famílias e pela paz”.

Origem de Nossa Senhora das Graças

Vanderlei comenta que a devoção a Nossa Senhora das Graças teve início na França em 1830, com a aparição dela para a jovem Catarina Labouré. Por esse motivo, no dia 27 de novembro, celebra-se no mundo todo o dia de ação de graças a Nossa Senhora. “Em Irati, muitas graças, milagres e testemunhos foram relatados por pessoas e famílias. Temos registro de graças alcançadas e registradas e inúmeras outras que não são divulgadas, mas ocorreram através da intercessão de Nossa Senhora das Graças, a mãe do Menino Jesus, que intercede junto a Deus, que é nosso criador”, comentou.

Conforme Vanderlei, a imagem de Nossa Senhora das Graças foi esculpida e colocada no Morro da Santa em 1957, para celebrar os 50 anos de emancipação política de Irati. A decisão pela imagem de Nossa Senhora das Graças e não de Nossa Senhora da Luz, padroeira do município, se deu por conta da dificuldade do escultor de produzir a imagem do Menino Jesus no colo de Maria. “Então, eles decidiram, por bem, através do Padre Rui, e pela devoção, colocar a imagem de Nossa Senhora das Graças. A mãe é uma só, Maria, mas são as manifestações dela que se apresentam no mundo todo, nos países, para as pessoas. Em todo o tempo, no tempo de Deus, as manifestações acontecem, então para nós, de Irati, é uma graça termos a imagem de Nossa Senhora das Graças iluminando e protegendo a nossa cidade de tantas coisas ruins que acontecem”, comentou.

Programação alusiva ao Dia de Nossa Senhora das Graças



Comentários

Enquete

Você acha que existe um grande número de pessoas que recebem aposentadoria sem ter contribuído o suficiente?

  • Não
  • Sim
Resultados