Irati e Região / Notícias

04/07/17 - 09h47 - atualizada em 05/07/17 às 10h21

Ato cívico abre comemorações dos 110 anos de Irati

Bandeira Nacional foi hasteada e termo de cessão de uso da antiga Prefeitura e Câmara para o Corpo de Bombeiros foi assinado

Da Redação, com reportagem de Tadeu Stefaniak

Bombeiros receberam placas e foram homenageados durante a cerimônia
Um ato cívico na Praça Edgard Andrade Gomes, na manhã de sábado (1º), abriu oficialmente o calendário de comemorações alusivas aos 110 anos do município de Irati. Às 9h30, o mastro da rotatória ao lado da praça passou a ostentar uma nova bandeira do Brasil, que foi hasteada na solenidade.

Confira mais fotos e o vídeo da cerimônia no fim deste texto

O pavilhão foi doado pelo empresário Sérgio Edgard Fenianos Gomes. A nova bandeira substitui outra que ficava no local e que também tinha sido doada pelo empresário, representando o espírito de patriotismo sempre em evidência.

Durante o hasteamento da bandeira, 28 músicos da banda Ebenezer, da Igreja Assembleia de Deus, regidos pelo maestro João Ivaszki Junior, executaram os hinos Nacional e de Irati. O maestro e os músicos atenderam ao convite da Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico e Legado Étnico, que trabalha na reestruturação da Banda Municipal 15 de Julho para seu retorno às atividades cívicas do município.

PUBLICIDADE
O secretário municipal de Cultura, Sidnei Jorge, destaca que o hasteamento da Bandeira Nacional, de 35 metros quadrados, procura resgatar e enfatizar o sentimento patriótico.

O prefeito Jorge Derbli agradeceu ao empresário Sérgio Gomes pela doação da nova bandeira. Derbli disse que a abertura das comemorações pelo aniversário de Irati não poderia ocorrer de outra forma e que o ato cívico marca, ao mesmo tempo, a ênfase à brasilidade, com esta manifestação de patriotismo, e o amor pela cidade de Irati.

“Este ato cívico vem com dez anos de atraso [em relação ao Centenário de Irati]. É uma solenidade muito importante, de brasilidade e de civismo, que tem que ser enaltecida às nossas gerações presentes e futuras, e não deixar que essas atividades caiam no esquecimento”, comenta o empresário Sérgio Gomes.

Homenagem aos bombeiros

Na mesma manhã, foi assinado o termo de cessão de uso do imóvel localizado à Rua Coronel Emílio Gomes, antiga sede da Prefeitura e da Câmara de Irati, ao 3º Subgrupamento do 2º Grupamento de Bombeiros – o Corpo de Bombeiros de Irati.

Músicos da banda Ebenezer executaram o Hino Nacional durante o ato cívico
Com este ato, a Prefeitura de Irati antecipou as homenagens alusivas ao Dia Nacional do Bombeiro, comemorado no domingo (2). O efetivo entoou a Canção do Bombeiro e relatou a história do Destacamento, que completa 69 anos em dezembro.

“Esse imóvel será restaurado com recursos do Funrebom (Fundo de Reaparelhamento do Corpo de Bombeiros) e vai atender ao nosso Corpo de Bombeiros, a sede administrativa”, afirma Derbli.

O Capitão Jorge Augusto Ramos, comandante do 3º SGB/2ºGB, destaca que a cessão de uso do imóvel é um grande presente entregue numa ocasião importante: o início da celebração dos 110 anos de Irati e o Dia Nacional do Bombeiro.

“O prefeito nos faz esse presente com a cessão de uso, onde vamos consolidar a questão de comando que Irati tem com relação à nossa região, no que tange ao bombeiro, abrindo a possibilidade de projetos futuros, como a questão do Grupamento, para que voltemos a ter importância no cenário estadual, como corporação e para o serviço que prestamos à comunidade”, salienta Ramos.

Ainda de acordo com o Capitão, a solenidade representa a reafirmação do compromisso feito no “juramento de sangue” pela salvaguarda do povo, da terra de Irati e das instituições públicas. “Damos nossa própria vida pelo salvamento e pela integridade dessa nação. O Corpo de Bombeiros tem esse compromisso hoje reafirmado perante o prefeito e perante a comunidade”, diz.

O prédio, que vai abrigar o Comando do 3º Subgrupamento do 2º Grupamento, será restaurado e sua fachada deve retomar as características originais, segundo Ramos. O imóvel fica ao lado da sede do quartel e em frente à Prefeitura, onde funcionou, por vários aos, a Secretaria de Meio Ambiente.

Vídeo do momento em que a bandeira é hasteada e executado o Hino Nacional

Imagens: Tadeu Stefaniak


Fotos: Tadeu Stefaniak



Comentários