Irati e Região / Notícias

21/04/19 - 13h17 - atualizada em 21/04/19 às 13h42

Aconteceu: Vereador solicita auditoria nas escolas de Irati

Secretaria de Saúde confirma primeiro caso de dengue contraída dentro do município. Ouça as reportagens que foram destaque na programação da Najuá nos últimos dias

Vereador solicita auditoria nas escolas de Irati

Em participação na Tribuna Livre na sessão de terça-feira da Câmara de Irati, o vereador Roni Surek (PROS) solicitou que o Observatório Social de Irati faça uma auditoria nas escolas e CMEI’s do município, nos mesmos moldes daquela realizada nos postos de saúde em 2015. 

Confira mais detalhes na reportagem de Paulo Henrique Sava

Hospital Darcy Vargas recebeu prêmio internacional

O Hospital Dona Darcy Vargas conquistou o prêmio internacional Star For Quality 2019, concedido pela Business Initiative Direction – BID (Direção de Iniciativa Comercial/de Negócios). A cerimônia de premiação ocorreu no fim de semana passado em Genebra, na Suíça. 

O diretor do Hospital Darcy Vargas, Márcio José Gobor, relatou à Najuá que, pelas condições financeiras da entidade, nenhum representante viajou até a Suíça para receber o prêmio na cerimônia de gala. Mesmo assim, o certificado será enviado para Rebouças. 

Acompanhe mais informações na reportagem de Rodrigo Zub, com texto de Edilson Kernicki, e locução de Nilton Luy e Rose Harmuche

Irati tem 1º caso confirmado de dengue autóctone

A secretária de saúde, Magali Salete de Camargo, confirmou que Irati tem um caso de dengue autóctone, ou seja, o paciente contraiu a doença dentro do município.

Confira mais detalhes na reportagem de Sidnei Jorge (Sidão), com texto de Paulo Sava, e locução de Vânia Andrade


8ª Cia condecora oficiais em ato de homenagem a Tiradentes

Vinte e dois oficiais receberam medalhas em solenidade de homenagem ao patrono da Polícia Militar, Tiradentes, realizada no Plenário da Câmara de Irati na manhã de quarta-feira, 17. Entre os oficiais condecorados estão policiais militares e bombeiros.

De acordo com o Major Heraldo Correia de Lima , a interação da PM com o Poder Judiciário e o Ministério Público, com as demais forças de segurança – Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Guarda Municipal – é sempre benéfica à sociedade.

A reportagem é de Sidnei Jorge, com texto de Edilson Kernicki



ARAI participa de Congresso Estadual de Arbitragem de Futsal

Membros da Associação de Representantes e Árbitros de Irati (ARAI) participaram do Congresso Estadual de Arbitragem de Futsal, entre os dias 29 e 31 de março, em Guaratuba, no litoral do Paraná. Cerca de 680 árbitros, de 20 associações de arbitragem do Estado participaram do evento, que foi organizado pela Associação dos Oficiais de Arbitragem do Futebol de Salão do Estado do Paraná (Assofutsal), da Federação Paranaense de Futebol de Salão (FPFS) e da Confederação Brasileira de Futebol de Salão.

Confira mais detalhes na reportagem de Tadeu Stefaniak, João Maria Rodrigues e Ademar Bettes, com texto de Edilson Kernicki, locução de Rodrigo Zub e Paulo Sava

Guarda Municipal recebe novos coletes balísticos

Cada um dos 35 guardas municipais de Irati recebeu novos coletes à prova de bala para que desenvolvam suas atividades com mais segurança. Antes, os agentes revezavam o uso de 19 coletes, que estavam vencidos e eram utilizados desde a instituição da Guarda, em 2012.

A reportagem é de Edilson Kernicki, com locução de Rodrigo Zub e Paulo Sava



Inscrições para 3ª Corrida das Estações estão abertas

Estão abertas as inscrições para a 3ª Corrida das Estações, promovida pela Secretaria de Esportes de Prudentópolis. A edição Outono ocorre no primeiro domingo de maio, dia 5, com largada às 9h da manhã, em frente ao Centro de Eventos Terra das Cachoeiras Gigantes, na BR-373.

As inscrições custam R$ 25 e os 150 primeiros recebem camisetas e a medalha do evento.

Confira mais detalhes na reportagem de Edilson Kernicki, com locução de Rodrigo Zub e Paulo Sava

Corpo de Bombeiros descarta possibilidade de novos desabamentos em prédio comercial

O Corpo de Bombeiros de Irati descarta a possibilidade de novos desabamentos no prédio comercial da Rua Munhoz da Rocha. No dia 30 de março, a garagem do prédio desabou. No edifício, que foi evacuado por medidas de segurança, funciona uma casa lotérica no térreo e há apartamentos na sobreloja e nos andares superiores. O local foi posteriormente liberado tanto para os moradores retornarem para suas casas como para a continuidade do funcionamento do estabelecimento.

A reportagem é de Rodrigo Zub e Edilson Kernicki, com locução de Rose Harmuch e Nilton Luy

Petição solicita transformação da Cachoeira do Pinho em Parque Ecológico

A Cachoeira do Pinho de Baixo é um dos locais mais visitados de Irati. Por esse motivo, o município está organizando diversas ações para assumir a propriedade daquela área e transformá-la em um Parque Ecológico. A primeira delas é uma petição online, denominada “Ajude a transformar a Cachoeira do Pinho em Parque Ecológico”.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Emiliano Rocha Gomes, e a jornalista Fernanda Hraber, do Jornal Folha de Irati, falaram sobre o assunto durante participação no programa Espaço Cidadão.

A reportagem é de Paulo Henrique Sava


Atleta iratiense busca patrocínio para participar de Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu

O atleta iratiense Rodrigo Alves Filho, faixa azul de jiu-jitsu, vai representar o Paraná no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu, que ocorre nos dias 27 e 28 de abril, em Barueri, na Região Metropolitana de São Paulo. Ele e seu mestre, Renato Hora, buscam patrocinadores para bancar as despesas de viagem – transporte, hospedagem e alimentação. As despesas totais de viagem giram em torno de R$ 1 mil.

A reportagem é de Paulo Henrique Sava, com locução de Rose Harmuche



Iratiense teve filha dentro de casa utilizando trabalho de parteira

A tradição de nossos pais e avós de ter filhos em casa se perdeu ao longo dos anos, dando espaço para procedimentos médicos, considerados “mais seguros”. Porém, nos últimos tempos esta tradição vem sendo retomada.

Em Irati, quem teve a experiência foi a terapeuta naturalista Fernanda Popoaski. Ela teve a primeira filha em casa através do chamado “parto humanizado”. Já a segunda filha, Helena, nasceu através do trabalho da parteira Vanessa Carvalho e da aprendiz Letícia, vindas da Bahia para fazer o parto. O contato se deu a partir da 38ª semana de gestação. A parteira já havia visitado a família para conhecer o ambiente e realizar alguns exames para saber como está a saúde da mãe e do bebê.

Fernanda falou sobre a experiência de realizar o parto em casa ao repórter Paulo Sava




Campagnolo fala de ameaça ao Sistema S e de sucessão na FIEP

Na sexta-feira, 5, o presidente do Sindicato da Indústria de Serrarias, Carpintarias e Tanoarias e da Marcenaria de Irati (Sindimadeira), Estanislau Fillus, sindicatos patronais da indústria da madeira e reparação, cerâmica e erva mate da região se reuniram com o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná, Edson Campagnolo, para discutir demandas do setor.

A reportagem é de Jussara Harmuch


Sicredi reinaugura agência central de Irati

A Cooperativa de Crédito Sicredi reinaugurou a agência da rua Conselheiro Zacarias, em Irati. O espaço foi remodelado ao novo layout adotado como padrão em toda a rede de agências.

A matéria foi produzida por Jussara Harmuch, com texto de Edilson Kernicki, locução de Rose Harmuch e Nilton Luy



STJ dá parecer favorável ao pagamento de retroativos da ação dos 35%

Em 2013, o ex-prefeito Odilon Burgath entrou em acordo com os servidores para o pagamento parcelado da ação dos 35,76%, após determinação judicial com trânsito em julgado. Na ocasião, ficou acordado o pagamento em parcelas de 5,84%, em maio de 2013; mais 10%, em junho; e outras três parcelas de 7,3% cada em 2014, 2015 e 2016. Na ocasião, o ex-prefeito considerava saldada a dívida de 18 anos com os servidores.

Porém, outra ação pedia o pagamento referente aos retroativos de todos esses anos. Em fevereiro, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) deu decisão favorável aos servidores de Irati e condenou o município ao pagamento dos retroativos. A decisão é irrevogável.

A reportagem é de Paulo Henrique Sava, com texto de Edilson Kernicki



Campanha de Vacinação contra a Gripe é antecipada

O Ministério da Saúde antecipou a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que começou na quarta-feira, 10. Nesta primeira etapa, terão direito a vacinação gratuita indígenas, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram bebê há menos de 45 dias) e crianças entre 06 meses e seis anos. Essas pessoas fazem parte dos grupos que têm maior dificuldade em atingir a meta de vacinação. A campanha será aberta para os demais grupos prioritários no dia 22.

A 4ª Regional de Saúde de Irati recebeu pouco mais de 44 mil doses, que já foram distribuídas para os nove municípios da região. As informações foram apresentadas durante coletiva de imprensa no auditório da entidade na tarde de terça-feira, 9.

Confira mais detalhes na reportagem de Paulo Henrique Sava, com locução de Juarez Oliveira

Comentários

Enquete

Reforma da Previdência

  • Nenhuma das respostas
  • Não deve mexer nos que ganham menos
  • Não é necessária
  • Deve ser ampla
Resultados