Irati e Região / Notícias

20/07/19 - 18h38 - atualizada em 21/07/19 às 20h17

Aconteceu: Rodeio de Irati e Expotexas agradam visitantes e atraem grande público

Confira como foram as duas festas realizadas no fim de semana passado em Irati e Teixeira Soares. Ouça as reportagens que foram destaque na programação da Najuá

Rodeio Crioulo de Irati atrai público de 20 mil pessoas

O 31º Rodeio Crioulo de Irati, realizado entre os dias 12 e 14 de julho no CT Willy Laars, atraiu público de 20 mil pessoas, segundo estimativa da 8ª Companhia da Polícia Militar. O prefeito Jorge Derbli faz uma avaliação positiva do evento. 

A reportagem é de Rodrigo Zub, com texto de Edilson Kernicki 

Público lota Centro de Eventos Miguel Belinoski, na 7ª Expotexas 

O público correspondeu às expectativas da organização e compareceu em peso para prestigiar as atividades da sétima edição da Expotexas, no Centro de Eventos Miguel Belinoski, em Teixeira Soares. O rodeio country e quatro shows nacionais foram os principais atrativos da festa que comemorou os 102 anos de Teixeira Soares, no final de semana. Ouça a reportagem depois da publicidade

A reportagem é de Juarez Oliveira, com texto de Edilson Kernicki

Gepatria e MP ajuízam ação da Operação caçamba de Prudentópolis

O Grupo Especializado na Proteção ao Patrimônio Público e no Combate à Improbidade Administrativa (Gepatria) de Guarapuava, em conjunto com a 1ª Promotoria de Justiça de Prudentópolis ajuizaram nova ação civil pública no âmbito da Operação Caçamba. Deflagrada pelo Ministério Público do Paraná em 2015, a investigação apurou a ocorrência dos crimes de corrupção ativa e passiva, fraudes a licitações, peculato e falsidade ideológica, envolvendo empresários e pessoas ligadas à administração de Prudentópolis – incluindo o então prefeito Gilvan Agibert e outras pessoas que faziam parte do Executivo Municipal.

Acompanhe mais informações na reportagem com texto da Assessoria de Comunicação do Ministério Público e locução de Juarez Oliveira e Rodrigo Zub

Menina de nove anos se destaca no futebol e futsal

Já não é mais novidade que as mulheres e as meninas têm bom desempenho em esportes que, antes, eram considerados masculinos, a exemplo do futebol e do futsal. Tanto é que Marta se tornou a atleta com o maior número de gols em Copas do Mundo ao superar a marca do jogador alemão Miroslav Klose.

Entretanto, a atleta Isadora Alves dos Santos Matte Dossena, de nove anos, que atua como zagueira e goleira, se destaca por um diferencial: ela joga num time de meninos, em que ela é a única menina. Ela treina atualmente na Escolinha Furacão, em Rio Azul, e no Iratiense.

Você vai conhecer a história dessa garotinha na reportagem de Rodrigo Zub, com texto de Edilson Kernicki, e locução de Rose Harmuch

Terreno indicado para acolher Delegacia Cidadã possui pendência jurídica

Em entrevista à Najuá, o prefeito Jorge Derbli comentou quais têm sido as tratativas para uma eventual instalação de uma Delegacia da Mulher em Irati, tendo em vista a crescente demanda por esse equipamento de segurança em função do índice de violência registrado na cidade. Derbli participou, na manhã de quinta-feira passada, da passeata liderada pelo movimento “O Silêncio Mata”, que reúne lideranças de variados setores da sociedade organizada em busca de políticas que contribuam para a redução da violência contra a mulher.

A reportagem é de Jussara Harmuch, com texto de Edilson Kernicki, e locução de Juarez Oliveira e Rodrigo Zub

Instalação do Samu e posse da Câmara Mirim - Destaques do legislativo iratiense

Confira o resumo das últimas sessões da Câmara de Irati na reportagem de Jussara Harmuch, com informações da assessoria da Câmara de Irati, e locução de Nilton Luy e Rose Harmuch

Alunos do Colégio SESI usam espaço na Rádio Najuá para debater temas atuais

Desde a estreia do "In Pauta", em 14 de agosto de 2017, os alunos do Colégio SESI têm participado com frequência do programa, que vai ao ar de segunda a sexta, das 12 às 13h, na Rádio Najuá FM 106.9. A presença dos “Najueiros”, como são chamados esses convidados, foi mais efetiva entre julho de 2017 e ao longo de 2018. Entretanto, o projeto prossegue em 2019, ainda que com menos participações.

A professora Avanilde Polak, fez uso de um projeto similar, mas que toma como base o impresso: o "Ler e Pensar", do jornal Gazeta do Povo, como fonte de pesquisa. Ela também registrou o trabalho no livro “Educação e Escola: processos de ensino-aprendizagem”, de 2018.

Confira mais detalhes na reportagem de Jussara Harmuch, com texto de Edilson Kernicki e locução de Amilton Ferreira



Sindicato de docentes suspendem greve

Os servidores filiados ao Sindicato dos Docentes e Agentes Universitários do Ensino Superior Estadual (Sintesu) de Guarapuava e Irati, optaram, em assembleia realizada na quarta-feira, 17, pela suspensão da greve até início de agosto.

A reportagem é de Jussara Harmuch, com informações do Sintesu e locução de Rodrigo Zub e Juarez Oliveira


Comentários