Irati e Região / Notícias

13/07/19 - 13h44 - atualizada em 13/07/19 às 13h52

Aconteceu: Manifestação solicitou fim da violência contra mulheres

Livro que conta história do padre Wenceslau será lançado na sexta-feira, 19. Ouça as reportagens que foram destaque na programação da Najuá durante a semana

Manifesto pede instalação de Delegacia da Mulher em Irati  

Uma manifestação em protesto contra a violência doméstica reuniu cerca de 300 pessoas, na manhã de ontem em Irati. Os manifestantes pedem por igualdade de direitos na educação e solicitam que seja instalada uma Delegacia da Mulher no município. O movimento, denominado “O Silêncio Mata”, percorreu as ruas do centro da cidade e terminou em frente à Delegacia.  

A reportagem é de Jussara Harmuch, com locução de Juarez Oliveira e Rodrigo Zub

Livro que conta história do padre Wenceslau será lançado na sexta-feira

O livro “O Genial Padre Doutor”, que narra a trajetória do padre Wenceslau Schunieviz, terá sessão de lançamento no Centro Cultural Clube do Comércio na próxima sexta-feira, dia 19, às 20h. 

A biografia é assinada pelo presidente da Academia de Letras, Artes e Ciências do Centro-Sul do Paraná (ALACS), Herculano Batista Neto. No dia 1º de junho, uma missa de ação de graças celebrada na Paróquia São Miguel relembrou o dia em que o sacerdote chegou a Irati, em 1956. A produção do livro, entre pesquisa, escrita e edição, levou cerca de dez anos até a obra ficar completa. 

Em participação no programa “Meio Dia em Notícias” da Super Najuá, Herculano contou detalhes da publicação


Projeto Slava Ukraíni passa por Rio Azul 

Em sua sétima etapa, o projeto “Slava Ukraíni! Valorização da Cultura Ucraniana no Sul do Paraná” chegou ao município de Rio Azul. As ações desenvolvidas pelo projeto visam incentivar a preservação da identidade cultural eslava na região. 

Confira mais detalhes na reportagem de Rodrigo Zub, com texto de Edilson Kernicki, e locução de Amilton Ferreira

Com 5 projetos incubados, INETI inaugura espaço próprio em Irati 

A Incubadora de Negócios de Irati (INETI), uma organização civil sem fins lucrativos, já conta com cinco projetos pré-incubados e, a partir da semana passada, está operando em um local apropriado para treinamentos e para a instalação de projetos incubados residentes (aqueles que precisam de um local para se instalar). 

O local foi inaugurado no início desse mês e fica dentro do campus Irati da Unicentro. O espaço foi readequado graças a transferência de recursos da prefeitura de Irati para compra de materiais, R$ 45 mil, e do governo do Estado, na forma de contratação de mão de obra. 

Confira mais detalhes na reportagem de Jussara Harmuch

Santa Casa lança campanha para atrair doadores permanentes 

A Santa Casa de Irati, que atende mensalmente cerca de 3 mil pacientes, lançou uma campanha a fim de atrair doadores permanentes. A arrecadação para cobrir o valor de custeio da entidade, com doações mensais de qualquer valor, será feita através das faturas de energia elétrica, mediante adesão via formulário. 

A reportagem é de Rodrigo Zub, com auxílio na locução de Juarez Oliveira e texto de Edilson Kernicki

Dois casos suspeitos de H1N1 em Prudentópolis aguardam resultados de exames 

Um dos três casos suspeitos de gripe H1N1 notificados em Prudentópolis já foi descartado. Outros dois ainda aguardam os resultados dos exames, que levam cerca de 20 dias para ficar prontos. Um dos casos notificados foi detectado em área urbana e os outros dois, no interior do município. 

A reportagem é de Elio Kohut, com locução de Nilton Luy e Rose Harmuch

Caminhão tomba na BR-277, em Irati 

Um caminhão bitrem carregado com cevada tombou na BR-277, entre a entrada da Vila Nova e as proximidades do trevo de acesso principal à Irati, na manhã de quinta-feira, 11, por volta das 9h30. 

Acompanhe mais informações do acidente na reportagem de Jussara Harmuch, com texto de Rodrigo Zub, e locução de Amilton Ferreira


Prudentópolis confirma dois casos de dengue 

Dos cinco casos suspeitos de dengue investigados pelo Setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Prudentópolis, desde janeiro de 2019, dois foram confirmados: um autóctone, ou seja, contraído no município, e um importado, vindo de São Paulo. Os dois pacientes com casos confirmados – um deles, morador do Jardim Delmira e outro, da região de Barra Grande – estão tendo seus casos acompanhados pela Secretaria de Saúde. 

A reportagem é de Elio Kohut, com locução de Nilton Luy e Rose Harmuch

Comentários

Enquete

O Imposto sobre Valor Agregado (IVA) deve ser a base da Reforma Tributária?

  • Não
  • Sim
Resultados