Irati e Região / Notícias

18/05/19 - 15h05 - atualizada em 18/05/19 às 15h26

Aconteceu: Iratienses protestaram contra cortes na educação

TJ concedeu Habeas Corpus para réu preso preventivamente após júri popular. Ouça as reportagens que foram destaque na programação da Najuá nesta semana

Iratienses protestam contra cortes na educação

Milhares de pessoas ocuparam as ruas do País na quarta-feira, 15, para se manifestarem contra o governo de Jair Bolsonaro. O motivo principal dos protestos foi o bloqueio de 5% do orçamento do Ministério da Educação (MEC), que afetará a educação básica e o ensino superior. Partidos de esquerda e centrais sindicais, por outro lado, aproveitaram os atos para criticar a reforma da Previdência. Em Irati, estudantes e professores da Unicentro e do IFPR também se manifestaram contra o contingenciamento de recursos. 

A reportagem é de Paulo Sava, com locução de Rose Harmuche e Nilton Luy

TJ concede liberdade para um dos réus condenado pela morte de Juziel

O Desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) Clayton Camargo atendeu o pedido de liberdade da defesa do réu Marcelo Padilha, que foi preso preventivamente depois de ter sido condenado a 19 anos e 3 meses de prisão em regime inicialmente fechado em função do homicídio de Juziel Marcos Remes de Andrade. A pena foi aplicada no Júri Popular realizado na semana passada, que teve duração mais de 20 horas entre terça, dia 7, e quarta-feira, 8.

Clayton, que é o relator do pedido de Habeas Corpus, proferiu a decisão liminar na terça-feira, dia 14.

A matéria foi produzida por Rodrigo Zub, com auxílio de Tadeu Stefaniak

Presidente do Iraty fala sobre interdição do estádio Emílio Gomes

O presidente interino do Iraty Sport Club, Antonio Martins Albuquerque (Toninho), confirmou a nossa reportagem que estão expirados, de fato, os laudos de segurança, de vistoria de engenharia, de condições sanitárias e de higiene e de prevenção a incêndios e pânico do estádio Emílio Gomes.

A falta desses laudos em situação regular levou a promotora Gabriela Cunha Melo Prados, da 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Irati, a recomendar a interdição do local, no dia 29 de abril, a dois dias do Torneio do Trabalhador, que precisou ser transferido para o estádio Municipal Abrahm Nagib Nejm. O clube está proibido de sediar eventos esportivos até a regularização de todos os laudos.

Toninho conversou com o repórter Paulo Sava. Confira a entrevista



Inácio Martins abre inscrições para Festival Sapecanção

Estão abertas as inscrições para o Festival Sapecanção de Música Tradicionalista, até o dia 5 de junho, no Departamento de Cultura de Inácio Martins. O evento integra a programação da 13ª Festa do Pinhão e ocorrerá no segundo dia do evento, dia 29 de junho. As inscrições são gratuitas.

Acompanhe mais informações na reportagem de Edilson Kernicki, com locução de Paulo Sava e Rodrigo Zub

Força-tarefa contra a dengue apresenta balanço das duas primeiras semanas

Em operação nos bairros de Irati desde o dia 24 de abril, a força-tarefa contra a dengue já recolheu vários pneus em terrenos por onde as equipes de trabalho já passaram. Alguns proprietários foram notificados e multados sobre as condições de seus imóveis.

Os dados foram apresentados em coletiva de imprensa com todas as instituições envolvidas nas ações de combate à formação de novos focos de reprodução do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti.

A coordenadora de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Tiellen Krisley Chapiewski disse estar impressionada com a quantidade de aparelhos eletrônicos recolhidos durante a ação, especialmente televisores. As equipes chegaram a recolher entre 12 e 15 por dia.

A reportagem é de Sidnei Jorge, com texto de Edilson Kernicki e locução de Paulo Sava

Empate garante título da Copa Imprensa para Teixeira Soares

Em um jogo com muita marcação, a equipe de Teixeira Soares conquistou o título da Copa Imprensa de Futsal ao empatar com o Park Dance em 3 a 3 na segunda partida da final, realizada na noite de sexta-feira, dia 10, no ginásio Agostinho Zarpellon Júnior, o Batatão, em Irati. Neste ano, a competição homenageou o repórter da Najuá, Tadeu Stefaniak. No primeiro jogo, o time teixeira-soarense havia vencido por 3 a 1 e jogava com a vantagem do empate.

Confira outros detalhes do segundo confronto da final na reportagem de Paulo Sava, que tem locução de Nilton Luy e Rose Harmuch


Derbli fala sobre importância do Plano Diretor de Drenagem Urbana

Em entrevista à Najuá, o prefeito Jorge Derbli comentou a importância do Plano Diretor de Drenagem Urbana para o futuro de Irati a médio e longo prazo. O documento foi apresentado, durante audiência pública na Câmara de Vereadores, no dia 6 de maio, pela Ferma Engenharia, empresa contratada, em maio de 2018, para sua elaboração.

O projeto foi criado a partir de emenda parlamentar de R$ 300 mil, da deputada federal Leandre Dal Ponte (PV-PR). Os recursos foram viabilizados pelo Ministério das Cidades.

A reportagem é de Sidnei Jorge, com texto de Edilson Kernicki e locução de Paulo Sava


Pela primeira vez na história, Corpo de Bombeiros de Irati será comandado por uma mulher

Pela primeira vez, em 70 anos de história, o 3º Subgrupamento de Bombeiros, sediado em Irati, será comandado por uma mulher. A 1ª Tenente Carla Adriana Spak Prado Sobol assumiu o comando da unidade durante cerimônia realizada na tarde de segunda-feira, 13, na Câmara Municipal.

Acompanhe mais detalhes na reportagem de Paulo Sava e Jussara Harmuch, com locução de Juarez Oliveira


Iraty apresenta time para disputa do Campeonato Paranaense Sub-19

Os novos gestores do Iraty Sport Club promoveram a apresentação do time Sub-19 para a imprensa e os patrocinadores em evento na Associação dos Servidores Públicos Municipais na noite de quarta-feira, 15. O projeto visa dar oportunidade para os chamados “pratas da casa”. Com isso, boa parte dos atletas é de Irati e região. Apenas quatro jogadores vieram do estado de Santa Catarina. O clube também apresentou os novos uniformes, nas cores azul e branco, que devem ser utilizados ao longo da competição.

Quem está auxiliando financeiramente o time é o empresário Jorge Derbli na condição de pessoa física e não como gestor municipal. Ele conta com apoio logístico do secretário de Esportes, Antonio Celso de Souza (Xoxolo).

A reportagem é de Ademar Bettes, com edição de Paulo Sava

Secretaria de Esportes de Prudentópolis muda de local

Devido às reformas na quadra de esportes Milton José Copack, em Prudentópolis, a sede da Secretaria Municipal de Esportes foi transferida para o Ginásio de Esportes Gilmar Agibert.

Confira mais detalhes na reportagem de Elio Kohut, com texto de Edilson Kernicki e locução de Tadeu Stefaniak

Comentários