Geral / Esportes

18/08/13 - 14h40 - atualizada em 18/08/13 às 14h50

Ivaí é rebaixado para Série Prata após derrota em Paranavaí

Derrota por 6 a 5 para o São Lucas deixou Ivaí na última colocação do “Triangular da Morte”. Equipe volta para a segunda divisão, competição que conquistou o título em 2012
Rodrigo Zub

A aventura do Ivaí na divisão de elite do Campeonato Paranaense de Futsal durou 18 partidas. Debutante na competição, o time comandado pelo iratiense André Demczuk (Dedé) terá que disputar novamente a segunda divisão em 2014. Campeão da Série Prata em 2012, os ivaienses foram rebaixados após a derrota para o São Lucas, na noite de sábado, 17.

Ivaí foi rebaixado para a Série Prata
O jogo disputado no ginásio Lacerdinha, em Paranavaí, terminou com a vitória dos mandantes por 6 a 5. O resultado deixou o Ivaí na última colocação do “Triangular da morte” com apenas quatro pontos. São Lucas com cinco e Guarapuava com sete pontos escaparam do descenso.  Na primeira participação na Série Ouro, Ivaí venceu apenas quatro partidas, empatou três e foi derrotado 11 vezes. 

Jogo

Única equipe que disputou todas as 19 edições da Série Ouro, o São Lucas entrou em quadra pressionado em busca da vitória. A equipe logo correspondeu o apoio do torcedor e abriu uma boa vantagem para evitar o rebaixamento. No fim do primeiro tempo o placar apontava 4 a 1 para a equipe de Paranavaí. O goleiro Arielton, Andinho duas vezes e Jhonatan marcaram os gols do São Lucas. Alemão descontou para os visitantes.

No segundo tempo, Ivaí tentou uma reação com Chulapinha, que descontou para 4 a 2. No entanto, o time de Paranavaí aproveitou a desatenção dos visitantes e marcou mais duas vezes com Alan e Rafael Lucas. A euforia fora de campo atrapalhou os donos da casa e quase o Ivaí conseguiu uma reação histórica. A partida foi interrompida depois que torcedores arremessaram objetos na quadra. A paralisação foi boa para os visitantes que reorganizaram o time e marcaram mais três gols. Precisando do empate, Ivaí pressionou no fim do jogo, mas não conseguiu o gol salvador. Desta forma, os ivaienses voltam a disputar na Série Prata em 2014.

Baixo investimento e inexperiência 

As constantes mudanças na equipe, que perdeu alguns atletas como Fussa e Clade, que se transferiram para o Atlético Ipiranga, por questões de ordem profissional atrapalharam o desempenho do Ivaí na competição. O orçamento baixo comparado às outras equipes do Estado, também foi outro fator decisivo durante a campanha.

A possibilidade de não participar da Série Ouro chegou a ser cogitada pelos dirigentes do clube no início de 2013. Depois de receber apoio da prefeitura e de patrocinadores, o clube confirmou presença na competição, mas a falta de experiência pesou no momento decisivo. Na partida de ida contra o São Lucas, válida pela segunda rodada do Triangular da Morte, os ivaienses venciam o adversário por 2 a 1, resultado que garantia o clube na Série Ouro do ano que vem. Porém, o time não conseguiu segurar a vantagem e sofreu o gol de empate, há 22 segundos para o fim da partida. No jogo seguinte, Ivaí recebeu Guarapuava, mas foi derrotado em casa por 2 a 1 e perdeu novamente a chance de se manter na elite do futsal paranaense. 

Comentários