Geral / Esportes

28/05/19 - 23h19 - atualizada em 28/05/19 às 23h44

Irati enfrenta cidade do interior de SP no dia do Desafio

Disputa ocorre entre duas cidades de mesmo porte: aquela que mobilizar mais gente a praticar atividade física por 15 minutos consecutivos, vence

Da Redação, com reportagem de Amilton Ferreira

Dia do Desafio será nesta quarta-feira, 29, e visa incentivar à prática esportiva regular como meio de combate ao sedentarismo

O município de Irati enfrenta a cidade de Jaguariúna (SP) na edição 2019 do Dia do Desafio, nesta quarta-feira (29). A iniciativa, que ocorre sempre na última quarta-feira de maio, visa incentivar à prática esportiva regular como meio de combate ao sedentarismo.

A data propõe que as pessoas interrompam suas atividades do dia a dia por, ao menos, 15 minutos, para a prática de qualquer tipo de atividade física, entre a meia-noite e as 21 h desta quarta (29). A ação ocorre em forma de competição saudável entre duas cidades.Vence aquela que mobilizar mais pessoas em relação ao número oficial de habitantes – ou seja, a maior porcentagem. Jaguariúna, concorrente de Irati desse ano, fica a 624 quilômetros da nossa cidade, e tem população estimada em 56 mil habitantes.

Para que Irati vença a disputa, é importante que sua entidade, empresa, organização, associação de moradores ou escola registre a atividade física e quantas pessoas estiveram envolvidas. Em entrevista no programa “Desperta Irati” da Rádio Najuá FM 106.9, o secretário de Esportes e Lazer de Irati, Antônio Celso de Souza, o Xoxolo, explicou como fazer esse registro (Confira o áudio completo no fim do texto.

Quer receber notícias pelo WhatsApp? Envie SIM notícias http://bit.ly/CliqueAquiWhatsSuperNajua

Por e-mail: http://bit.ly/2BiE4tC

Texto continua após a publicidade

PUBLICIDADE

O número de participantes da atividade deve ser especificado no site do SESC-PR (www.sescpr.com.br/ddd). Registros em fotos e vídeos da atividade ajudam também e podem ser encaminhados para a Secretaria de Esportes para divulgação na imprensa. A atividade também pode ser informada para a Secretaria de Esportes pelo telefone (42) 3907-3168.

Já estão programadas atividades físicas a partir das 7h da manhã, em Irati. Na Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), estudantes de Educação Física vão coordenar uma série de atividades. O Instituto Federal do Paraná (IFPR) também estará mobilizado desde cedo. As instituições de ensino estaduais e o Núcleo Regional de Educação participarão do Dia do Desafio, assim como as escolas municipais de Irati.

A Secretaria de Esportes vai percorrer algumas empresas a fim de mobilizar os trabalhadores a participar do Dia do Desafio e orientá-los na realização de práticas esportivas. Xoxolo espera que o clima colabore, tendo em vista que muitas dessas atividades são externas. “Queremos encerrar com uma aula de aeróbica, por volta das 18h ou 18h30, no Parque Aquático e, depois, com nossas equipes de corrida, que vão se concentrar em frente ao ginásio e sair em caminhada e corrida. Quem prefere caminhada, vai caminhar; quem prefere corrida, vai correr”, convida.

PUBLICIDADE

Desde o ano passado, a “disputa saudável” passou a ser de três anos consecutivos, com as mesmas duas cidades se enfrentando no Dia do Desafio nesse período, com a intenção de proporcionar uma maior troca de experiências das ações de esporte e lazer entre os municípios. Irati perdeu para a cidade de Jaguariúna (SP) em 2018 e a expectativa é a de virar o jogo em 2019.

Em 2018, Jaguariúna (SP) mobilizou quase três vezes mais pessoas do que Irati. Enquanto a cidade do interior paulista envolveu 20.295 participantes (ou 38% de sua população), Irati fez 7.679 pessoas se mexerem (13% da população).

Confira entrevista com o secretário Xoxolo

Comentários

Enquete

Você acha que existe um grande número de pessoas que recebem aposentadoria sem ter contribuído o suficiente?

  • Não
  • Sim
Resultados