Geral / Esportes

05/06/12 - 21h39

Cerca de 16 mil estudantes competem na macrorregional dos Jogos Escolares

Agência Estadual de Notícias


O Ginásio "Batatão", em Irati, recebeu bom público para prestigiar o Cerimonial de Abertura da Fase Regional dos 58o. Jogos Escolares do Paraná
A partir desta quarta-feira (6) até domingo (10) oito municípios paranaenses vão sediar a fase macrorregional dos 59.º Jogos Escolares do Paraná, o maior evento esportivo da América Latina para estudantes de 12 a 17 anos. Campo Largo, Pinhão, Dois Vizinhos, Corbélia, Ubiratã, Cianorte, Ivaiporã e Cornélio Procópio devem receber, na última etapa antes das finais, cerca de 16 mil participantes dos 32 núcleos regionais de educação.

Os Jogos Escolares do Paraná são promovidos pelas secretarias estaduais do Esporte e da Educação e pelos municípios sede. Cada macrorregional é composta por quatro núcleos regionais de educação (NRE). Irati vai a Pinhão junto com Guarapuava, Ponta Grossa e União da Vitória.

MODALIDADES – A fase final para alunos de 12 a 14 anos (Divisão B) será em Francisco Beltrão, sudoeste do Paraná, entre 22 e 30 de junho, e para estudantes de 15 a 17 anos (Divisão A) será em Toledo, oeste, entre 17 e 25 de agosto. As modalidades coletivas que fazem parte dos JEPs são basquetebol, voleibol, futsal, handebol e vôlei de praia. As individuais, atletismo, tênis de mesa e xadrez. Todas as disputas ocorrem no masculino e feminino. A fase macrorregional reúne os campeões e vices da fase regional do torneio. O futebol, que tem uma história consolidada nos Jogos Escolares, a partir deste ano passa a acontecer em campeonato à parte, que será disputado em setembro.

O campeão de cada modalidade na fase final ganha o direito de disputar as Olimpíadas Escolares Brasileira, que neste ano vai acontecer em Poços de Caldas (MG), entre 6 e 19 de setembro, para estudantes de 12 a 14 anos, e em Cuiabá (MT) entre 25 de novembro e 8 de dezembro, para alunos de 15 a 17 anos.



Comentários

Enquete

O Imposto sobre Valor Agregado (IVA) deve ser a base da Reforma Tributária?

  • Não
  • Sim
Resultados