Futebol / Esportes

14/12/14 - 21h27 - atualizada em 15/12/14 às 10h56

Valinhos volta a vencer Guarani e é campeão do Amador

Equipe de Teixeira Soares conquistou título inédito com uma vitória por 2 a 1 no jogo de volta realizado neste domingo, 14
Rodrigo Zub

A equipe da Sociedade Valinhos conquistou o título do Campeonato Amador 2014. Precisando apenas de um empate para levantar a taça, o time voltou a derrotar o Guarani na partida de volta da final disputada neste domingo, 14, no distrito de Guaraúna, em Teixeira Soares. Reginaldo (Coxinha) artilheiro da competição e Willian marcaram os gols que deram a vitória aos donos da casa. Ozéia balançou as redes para os iratienses, mas não conseguiu impedir o vice-campeonato.

O placar de 2 a 1 foi o suficiente para o Valinhos comemorar o título inédito do Campeonato Amador. Como havia vencido o jogo de ida no estádio Emílio Gomes, em Irati, o Valinhos jogava com a vantagem do empate. Para reverter o resultado, o Guarani precisava vencer por qualquer placar para forçar a disputa por pênaltis.

A equipe comandada pelo treinador Carlos receberá R$ 5 mil pelo título. Já a premiação para o segundo colocado será de R$ 2 mil. Os prêmios serão repassados pelo empresário de Rio Azul, Luis Edison Zuconelli, patrocinador do Campeonato Amador.

Em 12 partidas no Campeonato Amador, a equipe de Teixeira Soares venceu oito, empatou duas e foi derrotada em duas oportunidades. Na fase de classificação terminou com 16 pontos no grupo A, assim como o Guarani, que ficou em primeiro lugar, pois teve melhor saldo de gols. Na semifinal, o Valinhos eliminou a Vila Maria com uma vitória em casa por 5 a 3, e um empate sem gols no jogo de volta. Já na decisão, foram duas vitórias sobre o Guarani. 

Confira as imagens da final do amador na lente de Claudinei Pepe.

{album}

Partida começa atrasada

A partida decisiva do Amador começou com 23 minutos de atraso. O fato ocorreu porque o árbitro Joel Ferreira Martins precisou trocar um pneu do seu carro no deslocamento entre Ponta Grossa e Teixeira Soares. Com isso, ele atrasou a viagem e chegou ao estádio de Guaraúna depois das 16h15- horário marcado para o início da partida.

Quando a bola finalmente rolou, o Valinhos foi mais eficiente e aproveitou a primeira chance de gol para abrir o placar. Leandro roubou a bola de Ozéia na intermediária e avançou livre de marcação. O atacante foi ao fundo e serviu Reginaldo, que só teve o trabalho de escorar para as redes de Gilson. Coxinha como é conhecido marcou seu décimo primeiro gol no Campeonato Amador. O jogador do Valinhos terminou como artilheiro da competição.

Mesmo com mais posse de bola, o Guarani praticamente não finalizou na meta do goleiro Doni nos primeiros 20 minutos de bola rolando. As únicas vezes que o time visitante chegou ao ataque foram em cobranças de falta de Véio, que não levaram perigo para o Valinhos.

No fim do primeiro tempo, a partida esquentou e os dois times criaram boas chances de gol. O Guarani quase empatou com Ozéia. Ele fez boa jogada individual e chutou para boa defesa de Doni. Antes do intervalo, o goleiro do Valinhos ainda fez outra intervenção decisiva evitando o empate do time rubro-negro. Já os donos da casa desperdiçaram uma oportunidade com Leandro, que partiu em velocidade e chutou próximo do gol de Gilson. Reginaldo também esteve perto de ampliar a vantagem para o Valinhos.

Doni salva o Valinhos

Valinhos conquistou o título do Campeonato Amador pela primeira vez
Precisando de dois gols para levar a decisão para os pênaltis, o Guarani surpreendeu o Valinhos logo aos dois minutos do segundo tempo. Após levantamento na área, Fabiano errou o chute, mas acabou dando uma assistência para Ozéia, que bateu sem chances de defesa para o goleiro Doni.

O placar de 1 a 1 ainda dava o título para o Valinhos. Mesmo assim, o time mandante seguiu buscando o ataque e perdeu uma grande chance de colocar as duas mãos na taça aos 15 minutos. Gilson deu rebote em uma finalização de fora da área de Pinga, mas Willian chutou para fora com o goleiro adversário já batido.

O Guarani respondeu com Véio que arriscou da intermediária e quase surpreendeu Doni. O goleiro formado nas categorias de base do Iraty e que irá integrar o elenco do Prudentópolis no Campeonato Paranaense 2015, mais uma vez fez a diferença na decisão do Amador. Assim como no jogo de ida em Irati, Doni fez grandes defesas e evitou que o Guarani virasse a partida.

No lance mais impressionante do segundo tempo, Fabiano recebeu cruzamento na área e escorou de cabeça para Diego Molinari. Livre de marcação, o camisa 9 do Guarani cabeceou pela linha de fundo.

Aos 35 minutos, o Guarani tentou com Alcimar, que chutou por cobertura e quase marcou um bonito gol. Com mais espaços para contra-atacar no fim da partida, o Valinhos desperdiçou boas chances com Willian e Reginaldo, que só não marcou o segundo gol dos donos da casa porque Fabiano salvou em cima da linha.

A insistência do Valinhos foi coroada com mais um gol, que liquidou o jogo aos 41 minutos do segundo tempo. Willian aproveitou cobrança de escanteio e marcou de cabeça. No fim da partida, Paulinho ainda exigiu boa defesa de Doni em finalização de fora de área.

Após o jogo foi realizada a cerimônia de premiação que contou com a participação do prefeito de Teixeira Soares, Ivanor Muller, que entregou o troféu de campeão do Amador para Reginaldo. O capitão do Valinhos comemorou o sexto título do campeonato, sendo o primeiro em três participações na equipe da localidade de Guaraúna.

Saiba Mais

Comentários

Enquete

O Imposto sobre Valor Agregado (IVA) deve ser a base da Reforma Tributária?

  • Não
  • Sim
Resultados