Futebol / Esportes

17/01/13 - 11h39 - atualizada em 17/01/13 às 11h50

No duelo capital x interior, Curitiba leva a melhor no Paranaense

Das 100 taças, 89 já foram levantadas pelas equipes da capital.Coritiba é o líder com 36 conquistas. Londrina e Maringá tem três cada
Globo Esporte

Atlético-PR e Coritiba somam 58 títulos

Quase centenário, o Campeonato Paranaense chega em 2013 sob hegemonia total das equipes da capital.  Coritiba, Atlético-PR, Paraná Clube e outras equipes já extintas, mas que atuavam em Curitiba, como Ferroviário e Britânia, somam 89 das 100 taças já levantadas no torneio iniciado em 1915.

A edição que começa neste domingo com seis jogos é a 99ª versão, mas a taça já foi levantada 100 vezes. A causa da diferença são duas polêmicas. Em 1980, Colorado e Cascavel ficaram com o título (já que a partida final não acabou por excesso de expulsões e lesões no time do interior). Já em 2002, o Iraty conquistou o Campeonato Paranaense (com a participação apenas de clubes do interior), e o Furacão venceu o Supercampeonato Paranaense, também com uma taça para cada um.

Os cinco times com mais títulos estaduais são da capital: o Coritiba tem 36 conquistas; o Furacão, 22; o Ferroviário (um dos clubes que originaram o Paraná) soma oito taças; o Tricolor, sete; e o Britânia, outras sete. Palestra Itália (três títulos), Pinheiros (duas taças), Colorado, Internacional, Água Verde e América (um título cada) completam a lista de vencedores da capital.

Essa superioridade dos clubes de Curitiba foi quebrada pelas equipes do interior por 11 vezes. Grêmio Maringá e Londrina são os líderes e, cada um, tem três títulos. Completam a lista com uma taça cada Cascavel, Comercial de Cornélio Procópio, Iraty, Monte Alegre de Telêmaco Borba e Paranavaí, que foi o último a vencer, em 2007, na final contra o PAraná Clube.

Expectativa para 2013

Na atual temporada, o estadual terá quatro times da capital (Atlético-PR, Coritiba, Paraná e J. Malucelli) e oito equipes do interior (Arapongas, Cianorte, Londrina, Nacional-PR, Operário-PR, Paranavaí, Rio Branco-PR e Toledo). O campeonato começa no domingo, dia 20, com seis partidas - clique aqui para conferir a tabela completa.

O comentarista Cristian Toledo, da Rádio 98 FM Curitiba, destaca a força dos times do interior em 2013, mas vê a capital em vantagem. Além de Furacão, Coxa e Tricolor, ele cita Operário-PR e Arapongas como fortes candidatos ao título: "O interior vem forte, como no ano passado, com três ou quatro clubes que podem atrapalhar. O Operário e o Arapongas, por exemplo, são times que podem quebrar a hegemonia da capital" – comenta.

Confira a primeira rodada do Campeonato Paranaense

17h - Atlético-PR x Rio Branco-PR no Ecoestádio Janguito.
17h - Londrina x Toledo no Estádio do Café.
17h - Paranavaí x J. Malucelli no Estádio Waldomiro Wagner.
17h - Operário-PR x Coritiba no Estádio Germano Krüger.
17h - Cianorte x Arapongas no Estádio Albino Turbay.
19h30m - Paraná x Nacional-PR na Vila Capaenema.

Comentários