Futebol / Esportes

11/10/13 - 03h24 - atualizada em 11/10/13 às 03h26

Machowski defende pênalti e evita eliminação do Grêmio

Goleiro natural de Rio Azul impediu gol do Náutico/PE e garantiu a classificação do clube gaúcho para as quartas de final da Copa do Brasil Sub-20
Rodrigo Zub

O rio-azulense, Tiago Machowski, viveu uma tarde de heroi em Lajeado/RS, na quarta-feira, 9. O goleiro defendeu uma cobrança de pênalti de Marcos Vinicius, atleta do Náutico/PE, que garantiu o Grêmio/RS nas quartas de final da Copa do Brasil Sub-20. A partida entre o tricolor gaúcho e o time pernambucano terminou empatada em 0 a 0. No primeiro confronto também houve empate (3 a 3), que beneficiou os gremistas que avançaram em função do gol qualificado.

Batalha dos Aflitos

Machowski fez o torcedor tricolor relembrar uma partida histórica. No dia 26 de novembro de 2005, o goleiro Galatto (hoje no Criciúma/SC) defendeu uma cobrança de pênalti nos acréscimos da partida contra o Náutico/PE, válida pela última rodada do quadrangular final da Série B do Campeonato Brasileiro. A “batalha dos aflitos”, nome designado pela imprensa ao jogo devido a sua dramaticidade, marca um capítulo especial da história do clube gaúcho, que voltou a divisão de elite do futebol brasileiro. Durante o jogo, o Grêmio teve quatro jogadores expulsos e mesmo assim venceu o confronto por 1 a 0. O resultado garantiu o título da 2ª divisão ao Grêmio.

Machowski está no Grêmio desde 2008 quando foi contratado para atuar no time infantil. Com 1,89m e 96 kg, o goleiro já fez parte do elenco principal do clube e foi relacionado para reserva de Victor, ex-titular da meta gremista, durante partidas do Campeonato Brasileiro de 2011. No ano passado, o rio-azulense retornou aos juniores depois de não ser aproveitado pelo treinador Wanderlei Luxemburgo. Machowski já foi convocado para as seleções brasileiras Sub-18 e Sub-20. Ele acumula no currículo o título da Copa do Mediterrâneo realizada em 2011 que tem a participação de seleções Sub-18. A experiência levou o garoto, de 20 anos, ao posto de capitão da equipe júnior do Grêmio e despertou interesse de clubes do exterior, conforme relatou seu pai Luis Carlos Machowski, à equipe da Najuá.

Em entrevista ao portal Clic RBS, o goleiro disse que o Grêmio não fez uma boa partida contra o Náutico, mas comemorou a classificação para a próxima fase da competição. “Foi uma partida difícil. A equipe do Náutico é boa e sabíamos da dificuldade. Não jogamos bem. Estava muito calor e não conhecíamos o campo (na Arena Alviazul, em Lajeado). Chances de gol, tivemos só duas”, relatou.

Na partida de ida entre Náutico e Grêmio, Machowski havia sofrido um gol de pênalti do mesmo atleta que cobrou a infração na quarta-feira, 9. Esse fato, de certa forma, ajudou o goleiro. “Desta vez esperei a batida e, quando vi que ele virou o pé, caí para o canto direito”, afirmou.

O rio-azulense aguarda com expectativa o confronto contra o Botafogo pelas quartas de final da Copa do Brasil Sub-20 e convoca a torcida para apoiar o time.  “A gente tem um plantel muito equilibrado. A equipe é boa e tem chances de chegar à final. Agora, é difícil ter torcedores aqui e isso sempre ajuda. Contra a nossa equipe tem muita torcida. Aqui, o estádio é vazio. A gente espera que, contra o Botafogo, tenha muita gente”, disse Machowski, durante entrevista ao portal Clic RBS.

No ano passado, o Grêmio foi semifinalista da primeira edição da Copa do Brasil Sub-20, sendo eliminado da disputa contra o Vitória/BA.

Tiago Machowski salta para fazer a defesa em pênalti cobrado por atleta do Náutico/PE


Carreira

Incentivado pelo pai, Tiago Machowski deu os primeiros passos na carreira de jogador de futebol em 2007 quando foi campeão da Liga Iratiense de Juniores pela equipe da Wisa Informática.

Um ano depois o jovem foi aprovado em uma peneira no Iraty Sport Club.
Pelo porte físico e agilidade, o goleiro logo chamou à atenção do ex-goleiro Cláudio Taffarel, campeão mundial pela Seleção Brasileira em 1994, que indicou o garoto ao ex- jogador, Paulo Roberto, empresário que participou das negociações que o levaram para o Grêmio.

Ficha técnica

Nome completo: Tiago Machowski

Data de nascimento: 16/05/1993

Local de nascimento: Rio Azul/PR

Clubes: Iraty e Grêmio

Altura: 1,89m

Peso: 96kg

Comentários