Futebol / Esportes

11/06/16 - 12h18 - atualizada em 11/06/16 às 12h36

Iraty vai disputar 3ª divisão do Campeonato Paranaense

Competição marca o retorno do Iraty aos campeonatos estaduais no futebol profissional após quatro anos. Competição terá participação de 11 equipes

Da Redação

Arbitral definiu regulamento e equipes que vão participar da 3ª divisão do Paranaense
Quatro anos depois da derrota para o Toledo, por 4 a 1, no fatídico dia 28 de abril de 2012, que determinou o rebaixamento do Iraty para a segundona, o clube finalmente vai voltar a disputar um campeonato estadual de futebol profissional. A Federação Paranaense de Futebol (FPF) realizou na quarta-feira (8) o arbitral que definiu a forma de disputa do Campeonato Paranaense da 3ª Divisão.

Cerca de dois meses atrás, o Azulão temia que esse retorno não fosse acontecer em 2016, pois outros clubes não haviam manifestado interesse na competição, segundo informações de bastidores. Agora, 11 equipes estão inscritas no campeonato: Arapongas Esporte Clube, Associação Atlética Batel, Clube Esportivo União de Francisco Beltrão, Colorado Atlético Clube, Independente Futebol Clube São-Joseense, Iraty Sport Club, Junior Team Futebol, Pato Branco Esporte Clube, Sport Club Campo Mourão e União Futebol Clube de Nova Fátima.

Da reunião, participaram o presidente da FPF, Hélio Pereira Cury; o assessor da Presidência, Robson Roberto Seerig; o gerente de competições, Marcius Koehler e o supervisor do departamento de registros, Everton Amaro. Também compareceu o presidente do Sindicato dos Atletas Profissionais, Marcos Aurélio dos Santos.

Regulamento

Arbitral teve participação do presidente da Federação Paranaense de Futebol, Hélio Pereira Cury (em destaque na foto)
A competição terá início no dia 14 de agosto e será disputada em duas fases. Na primeira delas, os 11 clubes formam um único grupo e as equipes se enfrentam entre si em turno e returno. Com isso, cada equipe vai disputar 20 jogos. Os dois clubes com melhor pontuação na primeira fase conquistam, automaticamente, o acesso à 2ª Divisão do Estadual em 2017.

Os times finalistas definirão o campeão em jogos de ida e volta. O mando de campo da segunda partida será atribuído ao time com maior número de pontos ganhos.

Sub-19

Em 2016, o Iraty também disputa o Paranaense Sub-19 e está em 2º lugar do grupo A. O time comandado por Play de Freitas goleou o Pato Branco por 4 a 1 e ganhou do Campo Mourão por 2 a 1. Na próxima quarta-feira (15), o time enfrenta o líder do grupo A, Foz do Iguaçu, no estádio do ABC, em Foz, às 15h. O Foz do Iguaçu está na liderança do grupo A, pois tem dois gols a mais de saldo do que o Iraty.

Retorno do Iraty ao futebol profissional

A torcida do Azulão aguardava pelo retorno do clube desde o dia 28 de abril de 2012, quando a derrota por 4 a 1 para o Toledo sacramentou o rebaixamento para a segunda divisão do Campeonato Paranaense, após uma pífia campanha de apenas uma vitória e nove pontos. O Iraty terminou como lanterna da primeira divisão.

Em 22 jogos naquele campeonato, o aproveitamento do time foi de apenas 13%. A única vitória do Azulão ocorreu contra o também rebaixado Roma, durante a 7ª rodada do 2º turno. O Iraty empatou seis vezes e perdeu outras 15 partidas: em oito delas, por mais de três gols de diferença.

Depois disso, a SM Sports anunciou o desligamento do futebol profissional do Iraty, sob a alegação de problemas financeiros e falta de apoio da Prefeitura e do empresariado local.

Algumas tentativas de se reerguer e de reativar o futebol profissional acabaram frustradas. Apesar do lançamento de uma camisa comemorativa, o centenário do clube, em 2014, passou em branco, sem futebol.

Sem disputar competições de base nesse período de inatividade, o Iraty foi automaticamente rebaixado para a 3ª Divisão, uma vez que a FPF exige a participação dos clubes filiados em pelo menos uma competição de base.

PUBLICIDADE



Comentários