Futebol / Esportes

07/06/12 - 01h48 - atualizada em 07/06/12 às 01h56

Com gol de Ayrton, Coritiba derrota Portuguesa e deixa lanterna do Brasileirão

Ex-lateral do Iraty marcou um dos gols da vitória do Coxa-Branca contra a Lusa na noite desta quarta-feira
Rodrigo Zub

 
Carreira

Natural de Piracicaba/SP, Ayrton Luis Ganino, de 27 anos, começou a carreira no Fabril/SP, em junho de 2004. No ano seguinte, ele passou por outro clube do interior paulista, o Velo Clube, antes de ser negociado com o Paraná Clube, onde fez parte do elenco paranista que conquistou o título do Campeonato Paranaense.

Porém, a falta de oportunidades na equipe titular fez com que ele deixasse a equipe no 2º semestre. Depois de alguns meses parado, o lateral direito firmou contrato com o Iraty, em setembro de 2006.

Após permanecer cerca de um ano e meio no Azulão, Ayrton se transferiu para o Jataiense/GO. Em seguida, o lateral voltou para o futebol paranaense onde atuou com a camisa do Londrina.

Depois de passagens sem brilho pelo Bahia, Guarani e Botafogo/SP, Ayrton retornou ao Iraty em 2010. No Azulão, ele foi um destaques da equipe que conquistou o título do interior e terminou em 3º lugar o Campeonato Paranaense.

As boas atuações com a camisa do Iraty despertaram o interesse de vários clubes do futebol brasileiro. Em maio, o atleta foi emprestado ao Atlético/GO. No clube goiano, Ayrton logo recebeu oportunidades na equipe titular. Porém, com a saída do treinador Geninho, ele perdeu espaço no time e retornou ao Azulão no 2º semestre. No Iraty, o lateral novamente foi um dos destaques do time na disputa do Campeonato Brasileiro da Série D de 2010, e no Estadual de 2011. Após o encerramento dessa competição, Ayrton foi cedido ao Londrina. No Tubarão, o lateral foi campeão da divisão de acesso no ano passado. Neste ano, ele se manteve com um dos principais jogadores da equipe que terminou o Estadual na 6ª colocação.

Ayrton tem como principais conquistas em sua carreira, o Campeonato Paranaense de 2006 pelo Paraná Clube, o Campeonato Baiano de 2008 pelo Bahia e o título de Campeão do Interior pelo Iraty em 2010.

Vale destacar que Ayrton é jogador da SM Sports desde 2006 e tem contrato até o final de 2013.

Ficha Técnica:
Ayrton Luis Ganino
Naturalidade: Piracicaba/SP
Data de nascimento: 19-04-1985
Posição: Lateral direito
Altura: 1.76 m
Peso: 73 kg

Ayrton é abraçado pelos companheiros Everton Ribeiro e Lincoln após marcar para o Coritiba
A primeira vitória do Coritiba no Campeonato Brasileiro contou com a contribuição de um ex-jogador do Azulão. O lateral Ayrton que teve duas passagens pelo Iraty, a última delas entre os anos de 2010 e 2011, marcou um dos gols da vitória do alviverde do Alto da Glória sobre a Portuguesa, no Estádio Couto Pereira. Aos 17 minutos do 1º tempo, o camisa 2 arriscou da intermediária e contou com o desvio de Rogério para balançar as redes do goleiro Glédson. Ainda na etapa inicial, Everton Costa fez o segundo gol coxa-branca e definiu o triunfo por 2 a 0 contra a Lusa.

Esse foi o quarto jogo consecutivo que Ayrton atuou como titular do Coritiba. O lateral chegou ao clube após a disputa do Campeonato Paranaense, onde atuou no Londrina. No Alto da Glória, Ayrton logo conseguiu seu espaço, principalmente após as contusões dos laterais Jonas e Jackson. Após o jogo o lateral ressaltou a importância de estar contribuindo com o Coritiba, mas disse que o time precisa continuar focado para conseguir outros resultados positivos.  "Fico muito grato por estar contribuindo dessa maneira para o Coritiba. Agora tem um jogo muito difícil contra o Flamengo, mas temos condições plenas de conquistar a vitória lá”, relatou em entrevista à reportagem da Rádio Banda B.

Depois de três rodadas o Coritiba conseguiu finalmente os primeiros três pontos na tabela de classificação do Brasileirão. Desta forma, a equipe saiu da lanterna e passou a ocupar a 11ª colocação do certame. Do outro lado, a Lusa continua no fundo do poço. Com um ponto, os paulistas estão na penúltima posição da competição.

O próximo confronto do Coritiba será no sábado, 9,  às 18h30m, contra o Flamengo, no estádio do Engenhão. A Portuguesa encara o Atlético-GO, no domingo, 10, às 16h, no Canindé.






Comentários