Futebol / Esportes

04/12/12 - 03h53 - atualizada em 04/12/12 às 04h02

Arthur, ex-Iraty, pode ser anunciado como novo reforço do Coritiba

Destaque na 2ª divisão pelo Paraná Clube, atacante revelado pelo Iraty marcou 13 gols na temporada 2012
Rodrigo Zub



O Iraty há muito tempo é conhecido como um grande celeiro de jovens promessas nas categorias de base. Desde o surgimento de Arinélson na década de 1990 até a ascensão do futebol de Ayrton neste ano, diversos atletas saíram do Azulão e trilharam um caminho de sucesso no futebol nacional e internacional. Um dos últimos a fazer parte desta lista é o atacante Arthur, de 20 anos, destaque do Paraná Clube na disputa da 2ª divisão do Campeonato Brasileiro deste ano. O jogador é cotado para ser um dos novos reforços do Coritiba para a temporada 2013.

Arthur

Ficha técnica

Nome: Arthur Caíque do Nascimento Cruz

Data de Nascimento: 15/06/1992

Clubes que defendeu: Iraty, Londrina e Paraná

Seleções de base que defendeu: Nenhuma

13 gols em 2012

Em 2012, Arthur marcou 13 gols, quatro deles pelo Londrina no Campeonato Paranaense e nove com a camisa do Paraná Clube. O atacante terminou como artilheiro do time da Vila Capanema na disputa da Série B do Campeonato Brasileiro.


Outros ex-atletas do Azulão

Os laterais Ayrton e Wendell Borges, dois atletas que tiveram passagens pelo Iraty, definiram seu futuro na semana passada. Ayrton assinou contrato de cinco anos com o Palmeiras/SP, enquanto que Wendell retorna ao Londrina, clube em que atuou no Paranaense deste ano.

De acordo com o empresário do atleta, o ex-presidente do Iraty, Sérgio Malucelli, há uma grande possibilidade de Arthur seguir o mesmo destino de seu ex-companheiro de time, o lateral Ayrton, que deixou o Azulão, seguiu para o Londrina e depois atuou pelo alviverde do Alto da Glória. Se de um lado Malucelli indica que detalhes separam Arthur do Coritiba, de outro o vice-presidente de futebol do alviverde, Paulo Thomaz de Aquino, prefere esconder o jogo e não confirma a negociação.

“É um bom jogador, fez um bom campeonato pelo Paraná. Já estamos observando ele desde a época do Londrina, mas não tem nada confirmado ainda. Só vamos confirmar quando estiver tudo 100% certo”, relatou em entrevista ao jornal Gazeta do Povo.

Segundo informações da imprensa de Londrina, os direitos federativos de Arthur estão fixados em R$ 2 milhões.

Carreira

Revelado pelo Azulão, o atacante foi um dos destaques do time durante a passagem do treinador Gilberto Pereira entre os anos de 2010 e 2011. Em 2010 ele conquistou o título de Campeão do Interior pelo Iraty. Após a saída do treinador, Arthur perdeu espaço na equipe e acabou amargando o banco de reservas nas últimas rodadas do Paranaense 2011. Em seguida, o ex- camisa 10 do Azulão foi para o Londrina, sendo um dos titulares na campanha que levou o Tubarão de volta a divisão de elite do Campeonato Paranaense. Neste ano as boas atuações com a camisa do LEC levaram o atleta ao Paraná Clube. No tricolor o atleta manteve a regularidade e permaneceu boa parte da competição como titular.


Arthur foi o artilheiro do Paraná na Série B do Brasileirão com nove gols
Arthur (primeiro agachado da esquerda para a direita) em ação no Iraty na partida contra o Barueri, em 2011

Comentários