Cultural / Entretenimento

18/06/19 - 08h58 - atualizada em 18/06/19 às 09h20

Unicentro comemora aniversário com Feira do Conhecimento

Em Irati o evento denominado "Unicentro Comunidade" aconteceu na Rua da Cidadania
Da Redação com assessoria de Comunicação Unicentro


Para comemorar o aniversário de 29 anos, a Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro vem desenvolvendo atividades junto da comunidade. 

Uma das ações é a Feira do Conhecimento, onde se coloca em evidência as práticas extensionistas desenvolvidas pela comunidade universitária e, também, os cursos de graduação ofertados pela instituição. Serão quatro sábados de atividades, tanto em Guarapuava quanto em Irati, ao longo dos meses de junho, julho e agosto e o primeiro ocorreu neste sábado dia 15.

A música ao vivo e a diversidade de coisas para olhar, ouvir e fazer atraíram os iratienses para a Rua da Cidadania. O calçadão foi tomado pelo conhecimento. Estudantes e professores conversaram com o público sobre os cursos de graduação e, também, membros de programas e projetos de extensão da universidade divulgaram os serviços oferecidos gratuitamente. 

PUBLICIDADE

“Uma atividade dessa mostra esse locus da universidade enquanto prestadora de serviços e como formação. Para a comunidade em geral, o cidadão entender qual o papel da universidade, que não é só um papel formador, tem a parte de pesquisa, a parte de extensão, tem um papel de inclusão e troca de conhecimento com a comunidade”, destaca o vice-diretor do campus Irati, Erivelton Fontana de Laat.  

A coordenadora do Núcleo de Estudos e Defesa dos Direitos da Infância e Juventude (Neddij) em Irati, professora Michele da Rocha Cervo, levou sua equipe dos cursos de Psicologia e Direito para explicar a forma de atuação. “O Núcleo vem atuando junto ao público infantojuvenil para promover o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), através de algumas ações educativas, ações de prevenção e ações relacionadas ao atendimento jurídico e psicológico”, diz a professora.  

Além da vitrine de serviços e cursos oferecidos pela universidade, o Unicentro na Comunidade também teve o intuito de divulgar a proximidade das datas de inscrição para o vestibular. “Serão ofertados, este ano, para ingresso em 2020, vagas em 53 cursos de graduação em toda a universidade. As inscrições abrem no dia 8 de julho e se estendem até cinco de agosto e podem ser feitas no site da universidade”, lembra o chefe da Divisão de Processos Seletivos no campus Irati, Edson Golinski.  

PUBLICIDADE

A troca de experiências e o clima de preparação para o vestibular animou alguns jovens que passavam nos estandes da Unicentro ao longo da Rua da Cidadania. A estudante Rafaelly Giovana Mitz, por exemplo, está prestes a terminar o curso de Agroecologia no Instituto Federal do Paraná (IFPR) e já pensa em uma segunda graduação. Ela conversou com algumas alunas de História da Unicentro e ficou ainda mais interessada. “Ver os estudantes juntos aqui, mostrando, falando que é legal o curso, dá uma mostra para a gente ver como é estudar lá”, opina.

 Quer receber notícias pelo WhatsApp? Envie SIM notícias http://bit.ly/CliqueAquiWhatsSuperNajua  

A matéria continua depois da publicidade.

PUBLICIDADE

O Unicentro na Comunidade é um breve resumo do que a universidade oferece para a população. A professora Jeanette Beber de Souza, que é diretora do Setor de Agrárias e Ambientais (Seaa) do campus Irati, acredita que além de prestar serviços de qualidade, a universidade também é destaque quando se trata do ensino. “Não é a toa que a Unicentro é a 28ª universidade do Brasil em termos de qualidade, isso pelos índices do MEC, pelos índices nacionais. Todos os cursos são gratuitos e de qualidade, com um excelente quadro de professores docentes, e também com uma ótima infraestrutura instalada”, completa.

O próximo Unicentro na Comunidade será realizado no próximo dia 29, das 9h às 12h30. Em Guarapuava, os estandes são montados no calçadão da XV de Novembro e, em Irati, na Rua da Cidadania. 

Comentários

Enquete

O Imposto sobre Valor Agregado (IVA) deve ser a base da Reforma Tributária?

  • Não
  • Sim
Resultados