Rádio Najuá

Rodeio Crioulo de Irati atrai público de 20 mil pessoas

15/07/19 - 22h15 - Atualizado em 15/07/19 - 22h15

Edilson Kernicki, com reportagem de Rodrigo Zub. Fotos: Tadeu Stefaniak e Jussara Harmuch

O 31º Rodeio Crioulo de Irati, realizado entre os dias 12 e 14 de julho no CT Willy Laars, atraiu público de 20 mil pessoas, segundo estimativa da 8ª Companhia Independente da Polícia Militar. “Houve uma participação popular muito grande e muita gente compareceu ao parque de rodeios, na sexta (12), no sábado (13) e, principalmente, no domingo (14), participando assistindo ao tiro de laço e à parte artística, que foi muito bonita, com as danças e declamações”, destaca o prefeito Jorge Derbli. 

Conforme Derbli, houve 170 equipes inscritas nas provas campeiras e 24 Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) na parte artística. Na visão do prefeito, o clima agradável do fim de semana contribuiu para o sucesso do evento.

Durante o evento, o município de Irati recebeu o convite para sediar, em 2021, o Rodeio Nacional, que neste ano ocorre em Santa Catarina. A cada edição, de dois em dois anos, o rodeio acontece em um estado do Sul. A próxima será no Paraná e Irati deve ser a sede. O convite partiu do presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho do Paraná (MTG/PR), Ernani José Barea. “Eles escolheram e vieram fazer o convite para que a cidade de Irati seja a sede desse Rodeio Nacional, onde teremos a participação de nove estados, se assim for concretizado, com mais de 10 mil pessoas de outros estados estando aqui na cidade de Irati, o que fomenta nosso turismo, comércio e hotelaria”, comemora.

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS PELO WHATSAPP

PUBLICIDADE

As reformas e melhorias executadas no CT Willy Laars foram elogiadas pelas pessoas que visitaram o 31º Rodeio Crioulo de Integração. Entre essas mudanças, está a substituição da estrutura de madeira da pista de laço por uma de alvenaria. Segundo Derbli, essa troca vai gerar economia, a médio prazo, por dispensar uma reforma geral, quase que anual.

O prefeito tem a expectativa de que esse investimento sirva para consolidar seu projeto de ampliar o CT Willy Laars. “Quero que se transforme no Parque de Exposições Willy Laars, onde teremos o Centro de Tradições Gaúchas; neste mês, iniciaremos as obras do Centro de Eventos, com investimento de R$ 3,6 milhões de recursos do Governo do Estado, a fundo perdido”, diz. O Centro de Eventos deverá ter 2.500 metros quadrados de área construída e poderá ser usado para bailes, casamentos, formaturas, eventos beneficentes, entre outros. A ideia de Derbli é inaugurar esse Centro de Eventos com uma feira agropecuária.

“Quero agradecer o esforço e a dedicação de toda a equipe da Prefeitura e às pessoas que, indiretamente, nos ajudaram nos bastidores para a organização desse evento. Porque no dia é muito bonito, tem muita gente, tudo funciona, a parte de segurança, a praça de alimentação, mas existe um trabalho, um esforço. E o prefeito é a pessoa responsável por tudo. Ficamos um mês, no mínimo, fazendo todo o trabalho necessário para que a festa saia boa, com toda a segurança e dê o maior conforto possível ao público que frequenta”, afirma.

PUBLICIDADE

Festa tranquila

Na avaliação da 8ª Companhia, o evento fluiu de maneira tranquila, o que contribuiu para a segurança de toda a festividade. Ao longo dos três dias de festa, a PM abordou frequentadores e transeuntes das imediações do local e apreendeu três armas de fogo, sendo uma delas uma espingarda de calibre 12.

Ato cívico cancelado

Em função do mau tempo nessa segunda-feira (15), que amanheceu chuvosa, a Comissão Organizadora do Calendário Festivo de 112 anos de Irati decidiu cancelar o Ato Cívico que seria realizado às 10h30, na Praça Edgard Andrade Gomes. Durante a solenidade que será agendada para uma nova data haverá a inauguração do busto de Edgard Andrade Gomes confeccionado pela escultora e artista plástica Angie Komnitski.

PUBLICIDADE