Policial / Notícias

15/05/18 - 17h10 - atualizada em 17/05/18 às 09h03

Corpo de Bombeiros de Irati recebe carreta tanque

Veículo tem capacidade para armazenar 33 mil litros de água e será utilizado exclusivamente para combater incêndios em Irati e região

Paulo Henrique Sava

Carreta-tanque será utilizada no combate a incêndios em Irati e outros 19 municípios da região

O Corpo de Bombeiros de Irati recebeu, na última semana, uma carreta-tanque com mais de 33 mil litros de capacidade de água. O veículo foi destinado pelo Grupamento de Bombeiros de Cascavel. 

Conforme a 1ª Tenente Carla Spak Sobol, subcomandante do 2º Subgrupamento de Bombeiros de Irati, o comando da unidade iratiense foi quem intermediou a vinda da nova viatura para o município. O veículo tem apenas 40 mil km de uso, ou seja, é seminovo e será utilizado para combater incêndios em Irati e outros 19 municípios. Futuramente, o caminhão iratiense poderá também atender ocorrências em Ponta Grossa. 

Antes da vinda deste caminhão, em caso de incêndios grandes, o Corpo de Bombeiros de Irati precisava pedir apoio para viaturas de Ponta Grossa ou Guarapuava, o que tornava o atendimento mais demorado. “Hoje, acabamos tendo uma autonomia com este veículo”, frisou. 

PUBLICIDADE

A nova carreta, da marca Mercedes-Benz, deve ficar fora de operação por mais 60 dias para que sejam feitas manutenções básicas no veículo. A partir do momento em que a nova viatura entrar em funcionamento, o Corpo de Bombeiros passará a contar com uma capacidade de 53 mil litros de água em seus veículos. Em um incêndio de grandes proporções, com apenas uma linha de água aberta, a autonomia de cada caminhão é de 8 a 10 minutos para o primeiro reabastecimento. Com a nova carreta, haverá possibilidade de abertura de mais linhas, reduzindo ainda mais o tempo de combate ao incêndio, sem a necessidade de remoção constante dos caminhões.  

“Às vezes, para reabastecer, dependendo da vazão do hidrante, demora cerca de 10 minutos. Este é um tempo que, para quem está no local esperando, é muito grande. Algumas vazões são maiores, mas, dependendo do incêndio, 4, 5 ou 6 minutos, ele toma conta, seria uma redução bastante grande”, comentou Spak. 

O caminhão será entregue em aproximadamente 60 dias, o que deve coincidir com as festividades do aniversário de Irati. “Vamos deixar o caminhão um pouco mais bonito, porque ele estava há muito tempo parado, precisa também dar uma ‘maquiada’ nele (com reparos na lataria e na pintura) para ele ficar mais bonito para a entrega”, afirmou a Tenente. 

PUBLICIDADE

O novo veículo conta ainda com uma bomba acoplada no tanque, que também pode ser utilizada no combate a incêndios. “Temos um motor Mercedes-Benz atrás e por isso temos uma bomba com bastante autonomia de pressão”, frisou. 

Spak ressalta que a capacidade da nova carreta-tanque equivale à de seis caminhões combatendo um incêndio juntos.   


Comentários

Enquete

Você votaria em Lula para presidente em 2018?

  • Não
  • Sim
Resultados