Irati e Região / Notícias

05/06/18 - 16h02 - atualizada em 05/06/18 às 16h11

Voluntaria: serviço gratuito em benefício da sociedade iratiense

Grupo é formado de pessoas de todas as idades que procuram fazer o bem em Irati

Da redação

Fotos: Divulgação Grupo Voluntaria


Para construir um mundo melhor, é preciso que cada um de nós faça a sua parte. Este é o lema do Grupo Voluntaria, que reúne voluntários de todas as idades e classes para realizar ações que promovam o bem-estar e levem as pessoas a entender a importância de ajudar o próximo.

PUBLICIDADE

O grupo atua em Irati há pouco tempo e já reúne centenas de pessoas interessadas em ajudar o próximo. O Voluntaria tem o objetivo de facilitar o acesso da população em geral ao trabalho voluntário, e não tem nenhum vínculo com instituição religiosa ou política. Apesar disto, questões ligadas à espiritualidade também são tratadas durante as reuniões do grupo.  

Os coordenadores do Voluntaria, Ricardo Penteado e Eduardo Gomes, comentam que o grupo começou seus trabalhos em 2017 através da iniciativa de um grupo de amigos, que decidiu criar uma “ferramenta” para fazer o bem. “A gente se reuniu para discutir algumas coisas além da cotidianidade, como filosofias de vida, entre outras coisas. Nos defrontamos com alguns problemas, sendo que um deles era a espiritualidade, como fortalecer a nossa e a dos jovens?”, questionou.  

PUBLICIDADE

Ricardo destaca que outra preocupação do grupo estava voltada para o potencial das pessoas para fazerem trabalhos voluntários. No entanto, elas tinham poucas oportunidades de ajudar. “Neste ponto nós paramos e começamos a pensar em saídas, que tipo de estratégias poderíamos utilizar para facilitar o trabalho voluntário e a boa ação. Aí nasceu o Voluntaria, que é uma ferramenta de link, que busca unir pessoas do bem, como sabemos que tem muitas assim, e não podemos perder a esperança, que é um dos nossos lemas”, apontou.

Integrantes do Grupo Voluntaria, que atua em Irati

Um dos lemas do grupo é “um mundo melhor nós construímos”. Eduardo Gomes ressalta que o Voluntaria dá uma oportunidade para os jovens se envolverem mais com as instituições e ações, para construir um mundo melhor a partir do voluntariado. “As instituições e ações das quais temos participado nos finais de semana têm proporcionado muita alegria aos jovens e também um ‘choque de realidade’, porque muitos não sabem o que está acontecendo nos bairros mais carentes da cidade e nos institutos. Estamos tendo uma bagagem muito grande, e os jovens têm tido esta oportunidade, com o Voluntaria, de estar participando destas ações e fazendo o bem”, frisou. 

PUBLICIDADE

Para fazer parte do grupo, basta ter a intenção de ajudar o próximo e acessar o site do Voluntaria e se inscrever. O trabalho está aberto para pessoas de todas as idades. As ações do grupo também são divulgadas através da página. “Gostaríamos de convidar todos os empresários da cidade a conhecer o nosso trabalho”, frisou Eduardo. “Somente uma ação pode modificar o nosso dia e, quem sabe, as nossas vidas”, finalizou Ricardo. 

Acesse o site e a página do Voluntaria nas redes sociais para conhecer o trabalho do grupo.  


Comentários

Enquete

Em relação aos candidatos à presidência da república, você está?

  • Confuso (a)
  • Definido (a)
  • Indeciso (a)
Resultados