Irati e Região / Notícias

27/06/17 - 19h26 - atualizada em 27/06/17 às 19h32

Prefeitos assinam protocolo de intenções para criar o SAMU Regional

Com sede operacional em Ponta Grossa, o SAMU Regional vai abranger 28 municípios da 3ª, 4ª e 21ª Regionais de Saúde

Da Redação, com reportagem de Jussara Harmuch e informações do Diário dos Campos  

Prefeitos assinaram protocolo de intenção para criação do SAMU Regional
Prefeitos de 28 municípios dos Campos Gerais assinaram, na quinta-feira (22), o protocolo de intenções para a criação do Consórcio Intermunicipal do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência dos Campos Gerais (CIMSAMU). A reunião aconteceu na sede da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG).

Cada município deve elaborar um projeto de lei a ser aprovado nas respectivas Câmaras de Vereadores para que, então, seja criado o SAMU Regional. Nesse projeto de lei, será contemplado o repasse feito pelos municípios para o custeio do serviço, que inclui as viaturas, manutenção, combustíveis e salários dos profissionais (motoristas, médicos, paramédicos, enfermeiros). Segundo o prefeito Jorge Derbli, esse custeio será proporcional ao número de habitantes de cada município – mais ou menos como ocorre no Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS/Amcespar). “Ainda estamos estudando qual valor teremos que pagar por habitante”, explica.

PUBLICIDADE
A reunião de quinta-feira (22) foi apenas a primeira iniciativa para concretizar esse sistema de atendimento. O novo formato deve permitir a unificação da rede de urgência e emergência, inclusive com resgate aéreo através de parceria com o Grupamento Aeropolicial e Resgate Aéreo (GRAER). O município de Ponta Grossa se articula desde novembro do ano passado para instalar a quarta base do GRAER, que já possui unidades em Curitiba, Londrina e Guarapuava.

Uma vez implantado, o SAMU Regional será acionado pelo telefone 192 em cada um dos 28 municípios. O SAMU Regional abrange 28 municípios, que inclui cidades da 3ª Regional de Saúde (Ponta Grossa); 4ª RS (Irati) e 21ª RS (Telêmaco Borba). Até hoje, apenas Ponta Grossa e Castro, ambos da 3ª RS, possuem o serviço. Em Ponta Grossa, o SAMU está presente desde novembro de 2005.

O investimento de cada município vai depender do tamanho da estrutura estabelecida para cada uma. Esses detalhes serão definidos na segunda fase da implantação do SAMU Regional. O CIMSAMU será formado pelos seguintes municípios: Arapoti, Carambeí, Castro, Ipiranga, Ivaí, Jaguariaíva, Palmeira, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Porto Amazonas, São João do Triunfo e Sengés, da 3ª Regional; Fernandes Pinheiro, Guamiranga, Imbituva, Inácio Martins, Irati, Mallet, Rebouças, Rio Azul e Teixeira Soares, da 4ª Regional, e Curiúva, Imbaú, Ortigueira, Reserva, Telêmaco Borba, Tibagi e Ventania, da 21ª Regional.

PUBLICIDADE

Comentários

Enquete

Feriado N. S. Graças 27 de novembro em Irati

  • Não concordo
  • Concordo
Resultados