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13/06/13 - 01h30 - atualizada em 13/06/13 às 01h39

Pavimentação da PR-364: 50 anos de promessas e marketing político

Nesta semana, a agência de notícias do governo estadual prometeu que o projeto para pavimentação do trecho entre Irati e São Mateus do Sul será executado a partir da próxima semana
Da Redação


Em uma rodovia movimentada o asfalto é apenas promessa de longa data. A estrada que liga São Mateus do Sul a Irati é um projeto que já tem quase 50 anos. Os moradores reclamam da falta de pavimentação, que causa problemas mecânicos, acidentes e interrompe a viagem de muitos usuários. A legenda de um antigo mapa do Paraná mostra que a PR-364 é pavimentada, mas o asfalto nunca existiu.

José Richa, Jaime Lerner, Roberto Requião, Orlando Pessuti, Álvaro Dias, Beto Richa e até o iratiense, João Mansur (in memorian). A lista é longa e inclui 20 políticos que comandaram o governo estadual e prometeram concluir a obra de pavimentação asfáltica da rodovia no trecho de 47 km entre Irati  e São Mateus do Sul. Para muitas pessoas, a reivindicação de moradores e usuários da rodovia serve apenas de marketing eleitoral para candidatos conseguirem votos as vésperas de uma eleição.

A reportagem do Paraná TV esteve visitando moradores que residem em torno da rodovia nessa semana. A maioria deles relatou as dificuldades enfrentadas pelas más condições de trafegabilidade. Alguns preferiram cobrar os políticos que não honram suas promessas. “Terminou a eleição, terminou o asfalto”, disse um dos moradores entrevistados pela repórter, Vanessa Rumor.

Asfalto da PR-364 consta apenas nos mapas antigos do Paraná


Projeto

Nesta semana, a Agência Estadual de Notícias (AEN), órgão oficial do governo do Paraná, publicou uma notícia em seu site, informando que o projeto topográfico da PR-364 vai ser executado a partir da semana que vem. De acordo com a reportagem, os técnicos vão realizar estudos dos locais onde serão construídas pontes, terceiras faixas e necessidade de acessos rodoviários.

A empresa Concredolo Engenharia Ltda, irá realizar o projeto pelo valor de R$ 1.561.346,04, conforme publicado no Diário Oficial do Estado do dia 1º de outubro de 2012. A empresa tem até o fim do ano para entregar o documento. Só depois disso, será aberta uma licitação para asfaltar rodovia.

Promessas não cumpridas

Depois de tantas promessas não cumpridas é difícil para os moradores acreditarem que dessa vez o projeto vai sair do papel. No dia 25 de maio de 2012, o diretor de operações do DER, Paulo Milani, concedeu entrevista à equipe da Najuá, e afirmou que dentro de 45 dias seria aberta a licitação para as empresas interessadas em realizar a pavimentação asfáltica entre Irati e São Mateus do Sul. Na oportunidade, ele disse que a ordem de serviço deveria ser assinada dentro de 90 dias, caso o processo ocorresse dentro da normalidade, ou seja, sem nenhum recurso administrativo ou judicial. Porém, as previsões otimistas de Milani não se confirmaram e o processo continuou se arrastando e longe de um final feliz.

“Estamos licitando em torno de R$ 1,5 milhão. Vamos contratar uma empresa para definir exatamente o que será feito. Anteriormente não existia nem o projeto. Nós imaginamos que até metade do ano que vem ou em 2014 nós possamos concluir a obra”, disse Milani.

Neste ano, o governo estadual chegou a anunciar que os estudos para pavimentação começariam em março.

Alternativa

Se asfaltado o trecho pode ser uma boa alternativa para os motoristas da região, que precisam seguir para Santa Catarina. A estrada também dá acesso a outras importantes rodovias, como a BR-153 e a BR-476. Atualmente, o que se vê no trecho de 47 km entre Irati e São Mateus do Sul são vários buracos e a sinalização precária.

Manifestações

Os moradores chegaram a fazer vários abaixo-assinados e manifestações no ano passado pedindo para que a rodovia seja pavimentada. O último movimento aconteceu em outubro e coletou mais de 2 mil assinaturas.








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