Irati e Região / Notícias

12/12/17 - 13h00 - atualizada em 12/12/17 às 13h07

Iratiense é eleito o melhor narrador de rodeios do Paraná

Bruno Trindade, que atua na área há três anos, irá representar o Paraná no concurso nacional, que será realizado no Mato Grosso em 2018

Paulo Henrique Sava

O iratiense Bruno Trindade foi eleito o melhor narrador de rodeios do Paraná. Ele já havia sido destaque na 6ª Região e agora conquistou o título paranaense em um evento realizado em Pitanga no fim de semana. Bruno irá representar o Paraná na disputa nacional, programada para 2018 no Mato Grosso.

Em entrevista, Bruno conta como começou sua trajetória como narrador. Ele fala também sobre o apoio e incentivo da família e conta algumas curiosidades sobre a narração de rodeio. Bruno comenta que seu começo na narração foi bem inesperado. “Eu trabalhava em uma equipe de animação de festas, já participava de rodeios, e um dia nós fomos transmitir uma vaca gorda. Neste evento, faltou um narrador e eu me prontifiquei, gostei da profissão, fui me aprimorando e hoje, graças a Deus, estamos colhendo bons frutos”, frisou.  

Na foto, Bruno, de camisa azul e lenço branco, aparece ao lado do Presidente do MTG Paraná , presidente de vaqueanos no MTG Paraná e diretor do departamento dos Narradores do estado do Paraná

Bruno atua como narrador de rodeios há três anos. Ele concorreu com narradores mais experientes e venceu com o que ele chama de trabalho “arroz com feijão”. “Com humildade, estamos chegando ao topo”, frisou. 

Em 2017, Bruno atuou em 11 rodeios oficiais, além de 9 vacas gordas. “Eu acredito que, por ainda ser novato, até você pegar a confiança dos patrões de fora, vai neste ‘tranco’, mas, dentro da nossa região, eu narrei quase todos os rodeios oficiais, ficando de fora apenas dois porque eu tinha outro compromisso em outras regiões tradicionalistas, porque eu narrei em três regiões e também pelo paranaense”, comentou. 

Esta foi a segunda participação de Bruno na competição paranaense. Em 2016, o narrador participou da seleção em Pato Branco, ao lado de Rafael Ribeiro, narrador de São Mateus do Sul. Ele agradeceu ao coordenador da 6ª Região Tradicionalista do MTG-PR, Fabiano Bueno, por novamente ter concedido o título de narrador destaque do ano na região. “Este ano trabalhamos em quase todos os rodeios da região, pois assim o pessoal gosta bastante do nosso trabalho. O narrador tem que ser aquele amigo, companheiro, a alma viva do laçador é o narrador, pois é ele quem transmite a emoção em uma armada, que leva o cara com o braço firme em uma armada, leva confiança. Graças a Deus eu fui conquistando o pessoal aos poucos, e o coordenador deste ano me deu a honra de representar o nosso município, o meu CTG e a minha região na final do Paranaense”, frisou. 

Veja o vídeo com um trecho da narração de Bruno Trindade no fim desta matéria.

PUBLICIDADE

Bruno Trindade foi eleito o melhor narrador de rodeios do Paraná em 2017

Cuidados com a voz e apoio do CTG e da família

Bruno integra o CTG Pousada de Tropeiro de Irati. Ele comenta que, atualmente, no Paraná, existe o Departamento dos Narradores, uma espécie de associação. Para ser um narrador credenciado, são exigidos vários exames, testes e avaliações para chegar à narração. Bruno garante que, no domingo, a voz fica bastante prejudicada. No entanto, ele diz que “não dá para afrouxar”. “Nós damos o último gás, nem que vá a voz no domingo. Já aconteceu de eu narrar vários rodeios rouco, porque às vezes você vira a madrugada narrando, mas aí vem a segunda-feira e o chazinho e o melzinho, porque no outro fim de semana, você tem que estar pronto de novo para mais uma pegada”, conta. 

Bruno cuida da voz com muito líquido e gengibre. Além de já ter trabalhado em festas da região, Bruno também foi locutor de porta de lojas no comércio iratiense, tendo se fantasiado de palhaço e Papai Noel. Ele fala sobre o apoio da família nesta nova empreitada. “Minha família sempre me apoiou, eu participava de um grupo de teatro, e, quando fui vendo que tinha dom para este lado, e também já laçava, aí se uniu o útil ao agradável. Hoje, graças a Deus, vivo do microfone. Tenho muito orgulho do meu passado, da minha história, para chegar onde eu cheguei, e claro que eu não paro por aqui. Depois do Paranaense, eu vou para o Nacional para representar não somente a nossa cidade, mas sim o estado como um todo em uma final nacional no microfone”, afirmou. 

A final nacional da competição de narradores de rodeio deve acontecer no estado do Mato Grosso em 2018. Quem quiser contratar Bruno para narração de rodeios, basta entrar na página do narrador nas redes sociais ou ligar para (42) 99834-0599 e 3423-3210.

Narrador iratiense irá representar o Paraná na disputa nacional, que acontece em 2018 no Mato Grosso


Comentários

Enquete

Em relação aos candidatos à presidência da república, você está?

  • Confuso (a)
  • Definido (a)
  • Indeciso (a)
Resultados