Irati e Região / Notícias

11/10/18 - 11h09 - atualizada em 11/10/18 às 17h06

Irati poderá ter Dia Municipal do Bombeiro

Projeto de Lei do Executivo foi entregue ao presidente da Câmara durante solenidade de formatura dos Bombeiros Militares na noite desta segunda-feira, 08

Paulo Henrique Sava


Irati poderá ter a comemoração do Dia Municipal do Bombeiro. O Projeto de Lei nº 117/2018, de autoria do Executivo, foi entregue pelo prefeito Jorge Derbli ao presidente da Câmara, vereador Hélio de Mello (MDB) durante solenidade militar realizada na noite desta segunda-feira, 08, no Morro da Santa. O evento marcou as comemorações dos 106 anos do Corpo de Bombeiros do Paraná e dos 70 anos de atuação da corporação em Irati.

Derbli falou sobre a importância da valorização dos bombeiros que atuam no município. “Aquele bombeiro que atua na cidade de Irati, protegendo a toda a nossa população. É uma solenidade muito bonita e um calendário extenso que se estende até o dia 08 de dezembro, onde comemoraremos o Dia Municipal do Bombeiro em Irati”, frisou. 

O comandante do Corpo de Bombeiros de Irati, Capitão Jorge Augusto Ramos, destaca que a data comemorativa é um presente para a corporação, que completa 70 anos em Irati. “Este dia marca a data para nós, e teremos a criação de uma medalha, uma comenda e uma moeda de mérito. Anualmente, elas serão destinadas a agraciar pessoas que se destacam na nossa comunidade, no cenário regional e estadual, e a todos os bombeiros que nasceram e trabalham em Irati. Eles vão sendo lembrados pelo que fazem pela cidade e pessoas que contribuem para a formação desta sociedade maravilhosa de Irati”. 

PUBLICIDADE

Homenagens

Na noite de segunda-feira, 08, foram homenageados diversos bombeiros pelos serviços prestados à corporação. Foram promovidos os 3ºs Sargentos José Valdeci Pedroso dos Santos, Ronei Roberto Ferreira, Irton Bittencourt, os cabos Gilberto Buracouski e Roque Fiancoski.

Na ocasião, foram entregues medalhas a bombeiros que tiveram seus serviços reconhecidos pela sociedade iratiense. Foram agraciados o 2º Sargento Laércio Luiz Prestes e o 3º Sargento Miguel Thiopek. Além disso, os socorristas do Corpo de Bombeiros também foram homenageados com medalhas. Receberam o prêmio o 2º Sargento Laércio Luiz Prestes, os 3º Sargentos João Carlos Pedroso e Valdeci Pedroso dos Santos, o cabo Thiago Colaço Vaz, o soldado Eliezer Burgat.

Os bombeiros que foram para a reserva também foram homenageados. Foi entregue a cada um deles uma placa de homenagem pelos serviços prestados à corporação. Os agraciados foram o Cabo José Osmar Domingues e os Subtenentes Valdir do Prado e Osni Pedroso dos Santos.

Valdir conversou com a nossa reportagem e fala sobre a emoção de ter feito parte da corporação por 35 anos. “A emoção é grande em voltar para o seio da família, já na reserva. Quando você ouve a sirene, sente que fez parte e toca fundo a emoção. Hoje, no convívio da sociedade, esperamos passar por esta fase e me adaptar rapidamente, mas não é fácil, as lágrimas vêm e arrepia. Espero contribuir com as pessoas de uma outra forma, ajudando a todos que precisarem e estar presente em todos os eventos onde eles (bombeiros) estiverem, eu vou estar sempre por perto para poder manter acesa esta chama da qual, um dia, eu fiz parte”, frisou.

PUBLICIDADE

Corporação iratiense completa 70 anos

O capitão Jorge Augusto Ramos comenta que o que mais marcou neste período em que ele está à frente da corporação foi a formação de socorristas e motoristas de veículos de emergência, que têm prestado mais de 7 mil atendimentos por ano em toda a região.

“Isto é marcante, este serviço que nós prestamos diuturnamente à comunidade. Não tem uma ocorrência ou um fato de maior destaque, mas esta união dos bombeiros para prestar atendimento. Isto eu ressalto: formação de caráter e este espírito do Corpo de Bombeiros que é, para o serviço da comunidade, devotar nosso bem mais precioso que é a própria vida. Para salvar a vida de qualquer cidadão, nós colocamos a nossa em risco, e isto não tem preço, pois é devoção à pessoa e à vida. Uma pessoa é quem salva outra: este é o Corpo de Bombeiros e este é o nosso destaque: o homem e a mulher que faz parte dele e está à disposição da nossa comunidade”

PUBLICIDADE

Grupamento

O capitão também falou sobre o projeto de transformação do 3º Subgrupamento de Irati em Grupamento. Ele ressaltou que irá conversar com o novo governador, Ratinho Júnior, sobre o assunto, uma vez que esta é uma atribuição exclusiva do Executivo.

“Temos muita esperança, tanto neste final de governo quanto no governo novo, que chega a partir de 1º de janeiro, que consigamos através de nossas forças políticas este intento que é transformar o subgrupamento de Irati em Grupamento. O que vai mudar isto? Mais efetivo, mais estrutura e mais atendimento, melhor e com mais qualidade para a nossa comunidade, que merece e tem direito a este atendimento pelo Estado. Temos que fazer este investimento e pedimos às nossas autoridades que nos apoiem neste intento”, finalizou.

Quer receber notícias locais? Envie whats para 42 991135618 SIM NOTICIAS ou cadastre seu e-mail na newsletter pelo site da Najuá

Comentários

Enquete

Em relação aos candidatos à presidência da república, você está?

  • Confuso (a)
  • Definido (a)
  • Indeciso (a)
Resultados