Irati e Região / Notícias

17/05/18 - 01h10 - atualizada em 17/05/18 às 01h26

Irati passa a contar com Cartilha Educativa do Trânsito

Livreto com linguagem e ilustrações lúdicas será levado a 29 escolas municipais

Assessoria da Prefeitura de Irati

Fotos: Sidnei Jorge (Sidão) e Assessoria da Prefeitura

Voltada aos alunos dos 4º e 5º anos da rede municipal de Educação, foi lançada na terça-feira (15), a Cartilha Educativa do Trânsito de Irati. 

PUBLICIDADE

O livreto é um conjunto de informações, em linguagem e ilustrações lúdicas, sobre alguns cuidados que devem ser observados no trânsito, normas a serem respeitadas por todos para que sejam evitados acidentes.

PUBLICIDADE

A cartilha, elaborada com linguagem simplificada a fim de atrair alunos na faixa etária de 10 a 12 anos, visa esclarecer os procedimentos que devem ser seguidos por motoristas, ciclistas e pedestres tanto nas vias públicas quanto em estradas do interior. 

O lançamento do projeto ocorreu na Escola Municipal Francisco Vieira de Araújo e contou com a presença do prefeito Jorge Derbli, do presidente da Câmara, Hélio de Mello, dos vereadores Edson Elias e Rogério Kuhn, secretários municipais, da diretora da escola, Marcia Alves Rault, e representantes da Associação Comercial e Empresarial de Irati (ACIAI), Guarda Municipal, Iratran, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. 

Aproximadamente mil unidades da cartilha já foram impressas e serão distribuídas em 29 escolas municipais

Autoridades valorizam importância da iniciativa 

Em seus pronunciamentos, as autoridades presentes valorizaram a importância do projeto, pela amplitude que assume ao fazer com que as crianças levem até seus pais estas noções básicas de segurança no trânsito. 

A secretária de Educação, Rita Almeida, comentou que a cartilha é mais um meio de conscientização lançado durante o “Maio Amarelo”, campanha realizada com o objetivo de prevenir os acidentes de trânsito. Segundo Rita, o conteúdo será facilmente assimilado pelos alunos. 

O secretário de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo, Dagoberto Waydzik, idealizador da cartilha, declarou que “não adianta ter regras e leis de trânsito, se elas não forem obedecidas”. Para o secretário será muito positivo que as crianças levem aos pais, avós e irmãos mais velhos, as noções deste documento. 

Derbli salientou que Irati tem aproximadamente 35 mil veículos circulando todos os dias pelas vias da cidade, e que todos os esforços para prevenir acidentes são válidos, referindo-se à cartilha. 

A cerimônia encerrou com a participação do personagem Nhô Pacífico de Souza Borges, fazendo uma comparação de como era o trânsito antigamente e como está mais intenso nos dias atuais, o que exige muito mais atenção por parte de todos. Agentes de Trânsito fecharam o evento com palestra e exibição de vídeos relacionados ao tema. 

Noções básicas são abordadas na revista 

Pelo público que pretende atingir, a cartilha não tem a finalidade de ser um material integral e abrangente, mas de transmitir algumas noções aos alunos para que eles repassem estas ideias em casa, para os pais e pessoas mais velhas que já dirigem, como forma de propagação. 

Entre as normas de segurança no trânsito abordadas no material estão, por exemplo, nunca dirigir após consumir bebidas alcoólicas, ultrapassagem somente pela esquerda e prioridades que devem ser dadas a pedestres, ciclistas, transporte público e de cargas e a viaturas policiais e de fiscalização. 

A cartilha orienta ainda sobre preferencial em rotatórias, respeito à sinalização por parte de todos (de pedestres a motoristas) e uso dos equipamentos e recursos de segurança, como a cadeirinha para crianças pequenas no banco traseiro e cinto de segurança. 

Projeto será aplicado em 29 escolas municipais 

Do total previsto de 5 mil unidades, a primeira leva, de aproximadamente 1 mil cartilhas impressas atenderá ao lançamento do programa que, em sua totalidade, será levado a 29 escolas municipais. Nos dias e horários nestas escolas, haverá a explanação didática das regras e cuidados no trânsito, e também um segundo momento que é a parte lúdica do projeto, e levará a figura do “Nhô Pacífico”, interpretado por José Maria Grácia Araújo, para conversar com as crianças. 

A publicação traz ainda os personagens “Indiozinho Iraitin” e a “Abelhinha Iratin”, concepções de Araújo, responsáveis por introduzir no universo infantil do Município as noções de uma cidade com mais segurança no trânsito. Todo o material foi confeccionado na forma de que os alunos possam colorir o seu conteúdo e, desta forma, interagir com as informações e gravuras. As ilustrações sobre trânsito foram feitas por Silvério Souza. 

A cartilha é um projeto da Secretaria Municipal de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo, em conjunto com a Comissão Municipal de Trânsito, e conta com apoio da Guarda Municipal, ACIAI, Iratran, Secretarias de Educação e de Segurança, Construtora Cathio, Câmara Municipal e Copycenter. 

“Nhô Pacífico” personagem interpretado por José Maria Grácia Araújo visitará as escolas para conversar com os alunos sobre a importância de prevenir os acidentes

Comentários

Enquete

Você votaria em Lula para presidente em 2018?

  • Não
  • Sim
Resultados