Irati e Região / Notícias

23/05/17 - 16h13 - atualizada em 23/05/17 às 16h29

Instalações do Erasto em Irati estão quase prontas

Com as adaptações no prédio cedido pela ANAPCI já concluídas, falta apenas a chegada de algumas cadeiras de quimioterapia para a inauguração da obra

Paulo Henrique Sava

PUBLICIDADE
As instalações da unidade do Hospital Erasto Gaërtner em Irati estão quase concluídas. As obras de adaptação do prédio, que foi cedido pela ANAPCI, no Loteamento Pabis, já estão concluídas. Grande parte dos móveis e equipamentos necessários para a inauguração e o início dos atendimentos já foram adquiridos, faltando apenas a chegada de algumas poltronas especiais para quimioterapia. As referidas poltronas devem chegar já na próxima semana. 

Nesta segunda-feira, 22, a presidente da ANAPCI, Terezinha Veres, e a responsável pelo convênio entre a entidade e a Prefeitura Municipal de Irati, Edicléia Gonçalves, estiveram fazendo uma vistoria nas instalações e no mobiliário adquirido. Esta foi a primeira vistoria realizada no local depois da compra dos equipamentos. “Assim que sejam comprados todos os equipamentos, que ainda estão para chegar, será feita uma segunda vistoria. Aqui está tudo certo, estamos muito felizes, estamos no final das transferências, dos pagamentos aos fornecedores. Queremos acalmar a população e dizer que está tudo sob controle e que, em breve, a unidade estará sendo inaugurada”, frisou.  

Sobre a documentação envolvendo a Prefeitura de Curitiba, gestora do hospital, Terezinha garante que, apesar dos trâmites demorados, basta o término das instalações e a contratação dos funcionários que irão trabalhar no hospital, para que a unidade possa ser inaugurada. De acordo com Terezinha, a previsão é de que isto aconteça no decorrer do mês de junho. No entanto, ela preferiu não adiantar uma data para a inauguração.  

Terezinha também afirmou que já está tudo certo com os demais municípios integrantes do Consórcio Intermunicipal de Saúde [CIS/AMCESPAR] para que pacientes de toda a região possam ser atendidos na unidade. “Cada município já está ciente, já está tudo acertado, todos os trâmites já estão quase todos efetivos para serem completados com o OK do Estado, que vai fazer um repasse e o Adriano [Lago, superintendente do Erasto], e em junho será inaugurado”, pontuou. 

Fotos: Paulo Henrique Sava


Terezinha garante que todo o restante do mobiliário, como armários, cadeiras para salas de espera, móveis para consultórios e um refrigerador especial para produtos de quimioterapia já está no local. Além disso, computadores e toda a linha de informática já foi adquirida pela instituição. 

Terezinha afirma que, ao realizar a vistoria e ver a mobília adquirida, tem a sensação de dever cumprido. “O que a gente podia participar, colaborar e contribuir para que a unidade se instalasse e se concretizasse, eu acredito que é um sonho, e nós que estamos bastante envolvidos, ainda não acreditamos. Por isto que eu digo que quero acalmar a comunidade e que, em breve, estará funcionando a unidade do Erasto aqui em Irati”, frisou. 

De acordo Edicléia Gonçalves, responsável pelo convênio junto à prefeitura, todo o material que havia sido solicitado no plano de trabalho foi adquirido, faltando apenas as poltronas para quimioterapia. “Este convênio firmado com a Prefeitura diz respeito à instalação do hospital, e não ao funcionamento em si. Para a instalação, já está tudo pronto”, finalizou. 

PUBLICIDADE


Comentários

Enquete

Feriado N. S. Graças 27 de novembro em Irati

  • Não concordo
  • Concordo
Resultados