Irati e Região / Notícias

18/08/18 - 13h43 - atualizada em 18/08/18 às 13h46

Guardas Municipais de Irati concluem capacitação

Guardas receberam curso de três dias de nivelamento de abordagem policial. Em julho, foram capacitados para usarem armas não letais

Da Redação, com informações e fotos da PM e PRF 


Catorze guardas municipais de Irati concluíram nesta semana o Curso de Nivelamento em Técnicas de Abordagem Policial, ministrado por policiais da 8ª Cia entre segunda (13) e quarta-feira (15). O aprimoramento foi realizado para agentes que passaram por curso de formação há alguns anos e que agora receberam uma atualização de conhecimentos e técnicas.

Através do curso, eles tiveram formação equiparada à dos demais guardas municipais, que recentemente foram formados no Núcleo de Ensino da 8ª Cia. Foram ministradas cinco horas-aula de conteúdo teórico, com a abordagem de conceitos, princípios e fundamentos relacionados ao tema; normativas e diretrizes e, ainda, aspectos da legislação vigente.

PUBLICIDADE

Durante outras 15 horas-aula do curso, foram desenvolvidas atividades práticas, nas quais os guardas desempenharam abordagens a transeuntes, motos e veículos de passeio, por exemplo. Depois, os alunos foram submetidos a avaliações de aproveitamento das aulas teóricas e práticas. Toda a turma foi considerada apta a implementar as técnicas durante seus turnos de trabalho, em prol da segurança pública.

PUBLICIDADE

Em julho, 15 agentes da Guarda Municipal passaram por um curso de dez horas-aula na 3ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Ponta Grossa, para aprender a manusear armas de menor potencial ofensivo, as Sparks modelo Z 2.0, que são dispositivos de condução elétrica incapacitante (arma de choque).

O treinamento presencial serviu para capacitar os guardas a manusear corretamente os dispositivos e para conscientizá-los sobre as implicações legais de seu uso. Eles foram habilitados ao uso eficaz do equipamento, conforme a doutrina de Uso Diferenciado da Força adotado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP).

Os instrutores da PRF que ministraram o curso aos guardas municipais foram capacitados durante as Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016. Ao final das instruções, todos os guardas municipais submetidos ao curso e aos testes foram considerados aptos.

Quer receber notícias locais? Envie whats para 42 991135618 SIM NOTICIAS ou cadastre seu e-mail na newsletter pelo site da Najuá


Comentários

Enquete

Em relação aos candidatos à presidência da república, você está?

  • Confuso (a)
  • Definido (a)
  • Indeciso (a)
Resultados