Irati e Região / Notícias

08/10/08 - 16h09

Espaço da Imagem de Nossa Senhora das Graças passa por revitalização

Assessoria Prefeitura Municipal

Voltado ao turismo religioso, está em andamento desde o mês passado o projeto de revitalização do espaço da Imagem de Nossa Senhora das Graças. As obras contam com o aval da Comissão de Manutenção e Restauração da Imagem de Nossa Senhora das Graças. “Aprovamos o projeto e já o apresentamos à comunidade católica”, afirma Vanderlei Kawa, presidente da Comissão da Santa, como é mais conhecida.

De acordo com o diretor do Departamento de Arquitetura, Engenharia e Obras da Prefeitura de Irati, Diórgenes Ditrich, a execução do projeto será dividida em etapas, com recursos próprios do município. A primeira etapa contempla reforma do pedestal da imagem da Santa, que receberá novo revestimento, e construção de sanitários, sala de exposição e mirante.

A estrutura que está sendo edificada vai abrigar uma sala para exposição de objetos relativos à história da Imagem de Nossa Senhora das Graças, que ficará sob responsabilidade da Comissão da Santa. Na mesma construção, haverá sanitários com acessibilidade para pessoas portadoras de deficiência. Próximo ao topo da escadaria, será construído o mirante com 8 metros de diâmetro, corrimão, piso vazado e iluminação indireta, possibilitando aos visitantes e turistas a visualização da cidade.

Nas etapas seguintes haverá substituição do asfalto da área de circulação de pedestres por piso ecológico. Trata-se, conforme Diórgenes Ditrich, de um tipo de pavimento não impermeabilizado que apresenta maior porosidade e, por isso, absorve mais a água da chuva. Outra vantagem apontada por Ditrich é que este tipo de pavimento permite a implantação de piso tátil orientador para portadores de deficiência visual.

Próximo ao mirante, o piso receberá um mosaico em forma de rosa-dos-ventos – desenvolvida por antigos astrônomos e navegadores, ela indica as principais direções determinadas pelos pontos cardeais, colaterais e subcolaterais.

Outras obras previstas são a instalação de quatro torres de iluminação voltadas para a imagem da Santa e a construção de um portal de entrada, contendo espelho d’água com chafariz. A circulação de veículos será otimizada com a construção de uma rotatória na confluência das ruas Irmã Michelina e João Maria dos Santos. Toda a área receberá ainda paisagismo e novo mobiliário urbano, como bancos, lixeiras e postes ornamentais.

O projeto de revitalização prevê a retirada do parque infantil existente, pois, segundo Diórgenes Ditrich, “o desnível do terreno não é próprio para crianças brincarem”. No local serão construídos um estacionamento para carros, com acessos para a imagem da Santa e rampas para acesso de portadores de deficiência física, e uma academia de ginástica ao ar livre.


Comentários

Enquete

Feriado N. S. Graças 27 de novembro em Irati

  • Não concordo
  • Concordo
Resultados