Irati e Região / Notícias

13/03/18 - 10h57 - atualizada em 13/03/18 às 11h06

Entidade repassa equipamentos e profissionais para castração de animais em Irati

Como contrapartida, município terá que ceder um imóvel e insumos para realização dos procedimentos. Há ainda a possibilidade da aquisição de um castramóvel, com recursos de emenda parlamentar

Paulo Henrique Sava

O presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente, João Luis Veríssimo, confirmou, em entrevista à Najuá, que uma entidade irá fazer o repasse de material e profissionais para a castração de animais de rua em Irati. A doação foi anunciada durante uma reunião do CMMA, cuja ata foi publicada na imprensa alguns dias depois.

De acordo com Veríssimo, durante todo o ano passado, a questão dos animais de rua e da castração dos mesmos foi muito debatida nas reuniões do Conselho. Com base no Artigo 135 do Código de Posturas do Município, que estabelece a proibição da presença de animais domésticos em vias ou logradouros públicos, ou em locais de livre acesso público, bem como em propriedades alheias, o CMMA começou a produzir alguns materiais a respeito do assunto. 

“No final de 2017, tivemos uma entidade que nos procurou, dizendo que queria doar a parte de equipamentos para castração, o que dependeria de o município oferecer uma sala e insumos. Em suma, a entidade ofereceria os profissionais, que seriam estagiários de uma universidade de Guarapuava, e o material. O município entraria somente com a sala e alguns insumos”, ressaltou. 

Em reunião com o prefeito Jorge Derbli (PSDB), realizada no mês de fevereiro, na qual foram tratados também outros assuntos, o prefeito falou sobre uma emenda de um deputado federal para a implantação de um castramóvel em Irati. “Nós teríamos então duas situações: uma sala para fazer as cirurgias dos animais ou um castramóvel itinerante, que iria percorrer os bairros e fazer a castração destes animais, haja vista que, falando tecnicamente, a castração seria melhor nos machos porque o período de convalescença é muito mais rápido que nas fêmeas”, frisou o presidente do CMMA. 

Entidade confirmou repasse de equipamentos e de profissionais para castração de animais de rua em Irati. Como contrapartida, município terá que ceder uma sala e insumos para os procedimentos

Conforme Veríssimo, em um primeiro momento, o Castramóvel atenderia a cidade de Irati, e, posteriormente, através de um convênio ou consórcio junto à AMCESPAR, levaria este serviço a outros municípios da região. O presidente do CMMA acredita que a castração pode reduzir consideravelmente a população de animais de rua no município. “Eu creio que não será trabalhado somente com animais de rua, mas também com pessoas de baixa renda que tenham animais, a quem será oferecido este trabalho”, pontuou. 

Conforme o Código de Posturas do Município, caso sejam encontrados animais nas ruas da cidade e não haja identificação dos proprietários, a Guarda Municipal terá incumbência de recolher estes animais, juntamente com a equipe da Secretaria de Ecologia e Meio Ambiente. Além disso, o proprietário terá um prazo de 15 dias para retirar o animal, mediante pagamento de multa e das despesas de alojamento do mesmo. 

“Muitos animais de rua têm proprietários: eles soltam os animais para perambularem pelas vias públicas, e à noite o animal volta para casa, então isto iria coibir também os proprietários de soltarem os seus bichinhos nas ruas”, afirmou Veríssimo. 

Para o presidente do CMMA, a aplicação de uma multa aos proprietários de animais que soltarem os mesmos nas ruas poderia reduzir o problema dos animais soltos. “O brasileiro, se você tiver uma ação que venha a ser petuniária, que venha a sofrer a sanção no seu bolso, irá imediatamente cumprir a lei”, finalizou. 

Procurada pela nossa reportagem, a Secretaria de Ecologia e Meio Ambiente ainda não respondeu aos nossos pedidos de entrevista sobre a doação dos materiais para castração de animais.  

Presidente do CMMA de Irati, João Luis Veríssimo, confirmou a doação feita por uma entidade religiosa do município

PUBLICIDADE


Comentários

Enquete

Em relação aos candidatos à presidência da república, você está?

  • Confuso (a)
  • Definido (a)
  • Indeciso (a)
Resultados