Irati e Região / Notícias

05/11/18 - 16h03 - atualizada em 05/11/18 às 16h15

Colégio Florestal abre matrículas para cursos técnicos

Inscrições estão abertas até o dia 16 de novembro para cursos nas áreas florestal, técnico em segurança do trabalho e de agronegócios

Paulo Henrique Sava

O Centro Florestal de Educação Profissional Presidente Costa e Silva, o Colégio Florestal, está com inscrições abertas para os cursos técnicos em agronegócios, segurança do trabalho e florestas integrado ou subsequente ao Ensino Médio. Os interessados têm até o próximo dia 16 para se inscrever.

Em entrevista ao programa Espaço Cidadão, os professores Élisson Girardi e Igor Zampier deram detalhes sobre os cursos e sobre os documentos e pré-requisitos para a inscrição. Girardi explica que apenas o curso Técnico em Florestas é oferecido na modalidade integrado ao Ensino Médio, com duração de três anos; os demais têm duração de um ano e meio.

PUBLICIDADE

O curso Técnico em Agronegócios, que já está na sua quarta turma, foi lançado por conta da demanda da região pela necessidade de formação nesta área. Durante o curso, é feita uma abordagem diferente da propriedade rural, conforme Igor Zampier. O foco maior está na orientação sobre compra de insumos e venda da produção, dando uma ênfase maior na gestão da propriedade.

“Vemos que hoje a nossa margem de lucro está diminuindo cada vez mais pelo alto custo de produção, está ficando caro para comprar, e os produtos não estão tendo tanto valor pelo produtor na hora da venda. A gente acredita que, na gestão da propriedade, na economia rural, irá conseguir um resultado melhor para o nosso produtor”, afirmou.

Sobre o curso Técnico em Segurança do Trabalho, Zampier destacou que a procura tem sido bastante grande nos últimos tempos. Há uma necessidade muito grande de as empresas cuidarem da segurança dos funcionários e da instituição.

PUBLICIDADE

Conforme Girardi, hoje cerca de 23 alunos frequentam o curso Técnico em Florestas subsequente, sendo que destes, somente dois são de Irati. também estudam na instituição oito alunos oriundos do Mato Grosso, três de Tocantins, dois de Rondônia, além de estudantes de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. “A gente quer despertar a população daqui da região que venha procurar a gente e conhecer a nossa história, a nossa realidade”, comentou.

“Irati é o melhor lugar do Brasil para quem quer a área florestal: tem o curso técnico, a graduação na Unicentro, o mestrado e o doutorado. Quem quiser seguir na carreira florestal, Irati é o caminho”

Élisson Girardi, coordenador do curso Técnico em Florestas do Centro Florestal de Educação Profissional Presidente Costa e Silva de Irati

O Colégio conta com vários laboratórios, horta, maquinários, equipamentos de segurança e de medição. “Comparamos a estrutura do Colégio Florestal com a de muitas universidades, que não têm a estrutura que nós temos no Colégio hoje. A qualidade da equipe técnica é muito boa, pois os funcionários são treinados e capacitados para receber o pessoal lá”, finalizou Zampier.

PUBLICIDADE

As inscrições podem ser feitas na secretaria do Colégio, na Avenida Paraná, 1000, na saída para a Colônia São Lourenço. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone 3423-2511 ou 3423-2381, ou ainda pelo email iriflorestalcostaesilva@seed.pr.gov.br. No site do Colégio Florestal, você encontra fotos das aulas e de toda a estrutura da instituição.

Quer receber notícias locais? Envie whats para 42 991135618 SIM NOTICIAS ou cadastre seu e-mail na newsletter pelo site da Najuá

Vagas para cursos do Colégio Florestal de Irati estão abertas até o dia 16 de novembro

Comentários

Enquete

Em relação aos candidatos à presidência da república, você está?

  • Confuso (a)
  • Definido (a)
  • Indeciso (a)
Resultados