Irati e Região / Notícias

06/11/18 - 16h19 - atualizada em 06/11/18 às 16h25

Colégio Antônio Xavier abre inscrições para curso de Formação de Docentes

Curso completa 10 anos em 2019. Inscrições podem ser feitas até o dia 19 de novembro na secretaria do Colégio

Paulo Henrique Sava

Equipe do Colégio Estadual Antônio Xavier da Silveira participou do programa Espaço Cidadão ao lado da veterinária Cristina Bitencourt da ADAPAR

O Colégio Estadual Antônio Xavier da Silveira abriu inscrições para mais uma turma do curso de Formação de Docentes integrado ao Ensino Médio em 2019. O curso é voltado para alunos que irão ingressar no Ensino Médio no próximo ano. O colégio não oferece o curso na modalidade subsequente.

As inscrições podem ser feitas de forma gratuita na secretaria do colégio, portando um comprovante de residência (conta de luz), cópias do RG e CPF, comprovante de renda dos pais, comprovante de participação em programas sociais (caso seja integrante), ficha individual do 9º ano e histórico escolar, que podem ser solicitados na escola onde o aluno estuda.

PUBLICIDADE

A coordenadora do curso, professora Elisângela Mendes Dlugosz, e a diretora do colégio, Maria Amélia Ingles, explicam qual o procedimento de seleção dos alunos para ingressarem no curso. “Serão analisadas as notas, as médias de cada disciplina de Língua Portuguesa e Matemática. A partir do momento em que o aluno faz a inscrição, vai em seguida para a entrevista”, frisou Elisângela.

As inscrições permanecem abertas até o dia 19 de novembro. Depois desta data, o aluno fica aguardando a divulgação da classificação para efetivar a matrícula. Conforme Maria Amélia, somente o Colégio Xavier oferece o curso de Formação de Docentes em Irati.

“Sabemos da demanda e da necessidade de termos professores que trabalhem nos CMEIs, na educação infantil, e até o 5º ano precisamos de professores com formação de docentes. É o curso que prepara estas pessoas para trabalhar de uma forma consistente. A sociedade não existe sem o professor”.


Maria Amélia Ingles – diretora do Colégio Estadual Antônio Xavier da Silveira 

A aluna Débora Mendes, que está no segundo ano do curso, fala sobre sua experiência em sala de aula. Ela conta que sempre teve gosto pelas crianças e pela maneira de ensinar. O curso dá uma visão maior sobre a educação.

“Mesmo que você não seja professor, se forma para se relacionar com as pessoas”. Débora Mendes, aluna do curso de Formação de Docentes.

Débora destaca que o curso oportuniza a prática de formação, momento no qual é feito contato com os CMEIs, Ensino Fundamental e Especial. “Já é possível ter uma noção se é isso mesmo que queremos, e é a profissão que forma as outras profissões”, comentou.

PUBLICIDADE

Maria Amélia comenta que o curso oferece a oportunidade de o estudante sair direto do colégio para o mercado de trabalho. Além disso, ele é oferecido de forma gratuita. “Não tem custo nenhum para o aluno nem na inscrição e nem durante o curso. A escola ajuda no que pode com verbas que são do fundo rotativo e PDDE para que possamos ter todo o material necessário para o curso”, apontou.

Elisângela comenta que o curso é aberto tanto para mulheres quanto para homens. “A grande maioria dos nossos alunos são meninas, mas nós temos vários meninos que vão se formar professores. Os meninos são convidados a participar do processo seletivo”, frisou.

“No nosso curso de Formação de Docentes, temos uma porção de meninos que adoram o que fazem e são bem quistos nas escolas enquanto estagiários”, pontuou Maria Amélia.

PUBLICIDADE

Os interessados podem procurar a secretaria do Colégio Antônio Xavier da Silveira, na Rua Nossa Senhora de Fátima, 815, nos períodos da manhã, tarde e noite. Informações pelo telefone 3423-2398.

Quer receber notícias locais? Envie whats para 42 991135618 SIM NOTICIAS ou cadastre seu e-mail na newsletter pelo site da Najuá


Comentários

Enquete

Em relação aos candidatos à presidência da república, você está?

  • Confuso (a)
  • Definido (a)
  • Indeciso (a)
Resultados