Irati e Região / Notícias

07/03/18 - 01h48 - atualizada em 07/03/18 às 02h06

Cinco municípios da região recebem maquinário para manutenção de estradas rurais

Irati, Rebouças, Paulo Frontin, Cruz Machado e São João do Triunfo foram beneficiados com a entrega de máquinas pesadas para recuperação e manutenção de vias rurais

Da Redação, com informações da AEN, Difusora do Xisto e assessoria da Prefeitura de Irati 

Cinco municípios da região foram beneficiados com a entrega de maquinários para a recuperação e manutenção de estradas rurais, que ocorreu na segunda-feira (5), em Curitiba. Além de Irati, Rebouças, Paulo Frontin, Cruz Machado e São João do Triunfo foram atendidos com o repasse de máquinas pesadas adquiridas com recursos da União, destinados pela bancada federal no Congresso.

No total, 33 municípios de todo o Paraná foram atendidos nessa primeira leva de equipamentos entregues. Na primeira etapa, foram repassadas aos municípios duas retroescavadeiras, 12 escavadeiras hidráulicas, 21 motoniveladoras e um compactador, que resultam num investimento total de R$ 14,3 milhões. As máquinas entregues fazem parte de um pacote de 500 equipamentos, que vão beneficiar em torno de 300 municípios paranaenses ainda neste ano.

A vice-governadora Cida Borghetti, presente à entrega e responsável pelas relações do Paraná em Brasília, destacou a integração entre os governos Estadual e Federal com a bancada paranaense no Congresso. “O Paraná vem avançando muito na concretização de projetos em Brasília. Investimentos e parceria que geram desenvolvimento e oportunidade nos nossos municípios”, frisa.

PUBLICIDADE

“Esta entrega busca conceder a infraestrutura necessária para os municípios. O meio rural tem garantido a retomada de crescimento do Brasil, gerando emprego e oportunidades para o País. O Estado do Paraná é exemplo disto. Apenas teremos desenvolvimento pleno se envolvermos os municípios”, afirmou o Ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, também presente à entrega dos equipamentos.

Irati recebeu uma escavadeira hidráulica 0 km, de 21,5 toneladas para dar suporte às estradas rurais. “Temos trabalhado duro, desde o início da gestão, para conseguirmos novos equipamentos para compor nossa frota de maquinário nas estradas rurais. Nós pedimos apoio ao Sandro [deputado federal Sandro Alex, do PSD-PR] nesta questão e agora estamos muito felizes de sermos atendidos”, salienta o prefeito de Irati, Jorge Derbli.

Escavadeira está em exposição em frente ao prédio da prefeitura de Irati

A escavadeira chegou ao município de Irati ainda na tarde de segunda (5) e está em exposição em frente ao prédio da Prefeitura. A máquina será liberada para uso da Secretaria de Serviços Rurais assim que a papelada ficar pronta.

O prefeito de São João do Triunfo, Abimael do Valle, ressalta que os maquinários entregues ajudam a renovar a frota de municípios sem recursos para a aquisição de equipamentos novos. “Temos mais de 70% de área rural com produção de tabaco e diariamente precisamos fazer a manutenção das estradas para escoamento da produção, além é claro de acessibilidade no transporte escolar”, destaca.

A primeira entrega de equipamentos beneficia, além dos municípios da região, às cidades de Prado Ferreira, Céu Azul, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Tibagi, Planaltina do Paraná, Tunas do Paraná, Marmeleiro, Missal, Santa Terezinha do Itaipu, Astorga, Paraíso do Norte, Catanduvas, Palmital, Nova Aurora, Pinhão, Tibagi, Chopinzinho, Marialva, Cascavel, Castro, Umuarama, Rosário do Ivaí, Almirante Tamandaré, Andirá, Castro, Quitandinha e Querência do Norte.

Participaram da entrega de máquinas os prefeitos dos municípios atendidos,o ministro da Saúde, Ricardo Barros; os deputados federais Toninho Wandscheer, Osmar Serraglio, Sérgio Souza, Sandro Alex, Diego Garcia, Aliel Machado, Christiane Yared, Dilceu Sperafico e Fernando Francischini; o deputado estadual José Carlos Schiavinato, o diretor-presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Júlio Félix; o diretor-presidente da Codapar, Silvestre Dimas Staniszewski (Tino), vereadores e lideranças políticas.

Escavadeira foi repassada ao município de Irati através de emenda do deputado Sandro Alex. Na foto da esquerda para direita: Elcio de Jesus Fernandes (funcionário comissionado da prefeitura), vereador Nivaldo Bartoski, prefeito Jorge Derbli, vereador Nei Cabral, Sandro Alex e ex-vereador Alceu Hreciuk

No total, 33 municípios do Paraná foram atendidos com repasses de máquinas pesadas

Cerimônia de entrega das máquinas teve a participação da vice-governadora Cida Borghetti, do Ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, além de representantes do governo estadual e de deputados estaduais e federais

Município de Rebouças, do prefeito Luiz Everaldo Zak (primeiro da esquerda para direita), também foi contemplado com uma escavadeira

Comentários

Enquete

Considerando o ponto de vista da segurança pública, você concorda ou discorda da liberação da maconha?

  • Discordo
  • Concordo
Resultados