Irati e Região / Notícias

18/09/18 - 11h10 - atualizada em 18/09/18 às 11h11

Atividade física, conversa e tratamento na prevenção ao suicídio

Disposição para ouvir e incentivo à atividade física são pontos fundamentais na prevenção; confira as atividades programadas no Setembro Amarelo

O apresentador Paulo Henrique Sava e a psicóloga Daniele Pires Soares recebem no Espaço Cidadão de sexta, dia 14, Eduardo Gomes do grupo Voluntaria e a psicóloga da secretaria municipal de Saúde, Rafaela Perez, para falar das atividades programadas neste mês, chamado de Setembro Amarelo, dedicado à prevenção ao suicídio.

Programação

Dia 23 no Parque Aquático será distribuído folhetos e orientações que ajudam a identificar risco.

Dia 25 Caminhada pela Vida saindo as 9h30 do CAPS

Dia 27 palestra o dia todo no auditório da Regional

Dia 28 - 13h30 às 16h30 na Câmara palestra prevenção


Daniele lembra que a família deve prestar atenção aos sinais que se manifestam como a tristeza. A preocupação com a própria morte, falta de autoestima, o isolamento são algumas manifestações, explica a psicóloga Rafaela.

PUBLICIDADE

A conversa entre familiares deve ser mais no sentido de ouvir o desabafo de como a pessoa em risco está se sentindo. O tratamento psicológico deve ser indicado. No Centro de Atenção Psicossocial - CAPS existem grupos que trabalham com estas pessoas. O atendimento é feito por psicólogos e médicos.

Os casos de suicídio envolvem uma série de doenças psíquicas e físicas. Uma boa conversa, sem cobranças ou imposições, disposição para ouvir, não apenas uma vez, mas todos os dias e retomar a atividade física que, em geral é restrita, são pontos fundamentais na prevenção.

Acompanhe o resumo do programa em vídeo.

O programa espaço Cidadão vai ao ar de segunda a sexta das 9h às 10 horas, cada dia com um tema diferente; acompanhe pela 92,5 Fm ou no site a aplicativos da Najuá.

Quer receber notícias locais? Envie whats para 42 991135618 SIM NOTICIAS ou cadastre seu e-mail na newsletter pelo site da Najuá.

#NajuaEspacocidadao


Comentários

Enquete

Considerando o ponto de vista da segurança pública, você concorda ou discorda da liberação da maconha?

  • Discordo
  • Concordo
Resultados