Irati e Região / Notícias

27/11/12 - 03h37 - atualizada em 27/11/12 às 03h43

Aos pés da Santa, iratienses comemoram Dia de Nossa Senhora das Graças

Um terço luminoso na noite de hoje, 27, a partir das 19h30 no Morro da Santa encerra as comemorações referentes ao mês dedicado a Nossa Senhora das Graças
Rodrigo Zub


Ela abraça Irati com um olhar de mãe que abençoa seu filho. Intercessora dos pedidos dos iratienses, a imagem de Nossa Senhora das Graças volta a ser lembrada como sinônimo de fé e religiosidade nesta terça-feira, 27, dia dedicado ao principal símbolo da cidade.

Um terço luminoso na noite de hoje, a partir das 19h30 no Morro da Santa encerra as comemorações referentes ao mês dedicado a Nossa Senhora das Graças. No último domingo, 25, uma missa rezada pelo Padre Athanagildo, foi à forma encontrada pelos devotos para relembrar os milagres operados pela Santa.

Elizete Fillus, uma das integrantes da Comissão da Santa, lamenta o fato do dia 27 de novembro não ser um feriado municipal. Como o comércio e toda população trabalha normalmente não há como realizar um ato festivo ou uma celebração eucarística para comemorar a data, explica Elizete. Por isso, ela defende que seja criado um projeto de lei que transforme o dia 27 de novembro em feriado municipal. “Os vereadores já discutiram esse assunto ano passado e tomara que essa lei seja aprovada a partir do ano que vem”, solicita.

Religiosidade dos iratienses

De acordo com Elizete, Irati é um município privilegiado por receber a benção de Nossa Senhora das Graças. Com 22 metros de altura, a estátua dedicada a Santa foi erguida em 1957. Dados da Comissão da Santa mostram que mais de 20 mil pessoas visitaram a imagem nos último triênio. “No Brasil são quantos municípios e Irati teve a oportunidade de possuir a maior imagem do mundo de Nossa Senhora das Graças. Ela está aqui para receber nossos pedidos que são enviados ao coração de Jesus. É através dele que nossas graças são alcançadas”.

Elizete lembra que a religiosidade dos iratienses foi importante para que nenhuma calamidade acontecesse desde a restauração da imagem de Nossa Senhora das Graças em 1996. “Ela estava pedindo para que o povo se unisse e olhasse para os irmãos. Desde essa data não tivemos mais nenhuma enchente ou problema mais grave no município”, complementa.

De acordo com Elizete, uma vez por mês- sempre no 2º sábado- é celebrada uma missa na Colina Nossa Senhora das Graças, que conta com a participação de vários fieis, inclusive de cidades vizinhas como Ponta Grossa. “Outra data que atrai um grande número de “turistas” é o dia 12 de outubro quando comparecem muitas pessoas para agradecer a cura de uma enfermidade, que conseguiu emprego, ser mãe. A cada ano aumenta mais o número de visitantes”, enaltece.

Dia de Nossa Senhora das Graças é comemorado no dia 27 de novembro


Loja da Santa

Uma festa sem bolo ou sem a presença do aniversariante. Algo difícil de imaginar, mas é o que irá ocorrer hoje no Dia de Nossa Senhora das Graças. Com o fechamento da loja da Santa, não haverá mais o comércio de artigos religiosos no local.

Os custos de manutenção da loja da Santa eram mantidos pelo Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar), que também entrou na lista de contenção de despesas do executivo. A funcionária que fazia a gestão do espaço foi exonerada por ser comissionada. A partir dessa decisão foi repassado todo o estoque de artigos religiosos para membros da diretoria da Comissão da Santa, para que eles mesmos pudessem comercializar os produtos, da forma que bem entendessem. A opção se tornou inviável em função da falta de estrutura, de recursos e da impossibilidade de criar um CNPJ, relata Elizete.

“Há quatro anos a Loja era administrada pelo Provopar. Ela não é da comissão da Santa. As pessoas que estavam cuidando exerciam cargos comissionados e tiveram que entregar o cargo antes do encerramento do mandato do prefeito. A comissão não pode ter um comércio. A gente não sabe nem o que tem lá dentro. Não podemos empregar ninguém e só possuímos CNPJ da Capela. Por isso, optamos em permanecer fechados até o dia 31 de dezembro até que a gente tenha uma conversa com o novo prefeito”.



Comentários

Enquete

Em relação aos candidatos à presidência da república, você está?

  • Confuso (a)
  • Definido (a)
  • Indeciso (a)
Resultados