Irati e Região / Notícias

05/11/18 - 15h53 - atualizada em 05/11/18 às 16h00

Aconteceu: Moageira inaugura novo empreendimento com investimento de R$ 10 milhões

Projeto Iraty Nós Construímos foi lançado. Ouças as principais matérias que foram destaque da programação da Rádio Najuá nos últimos dias

Moageira inaugura fábrica de nutrição animal

A Moageira Irati inaugurou no dia 26 de outubro sua fábrica de ração para animais bovinos de corte e de leite. O repórter Paulo Sava acompanha a cerimônia que foi realizada exclusivamente para a imprensa.

A reportagem tem locução de Rose Harmuch e Nilton Luy



Iratienses opinam sobre vitória de Bolsonaro

Jair Bolsonaro foi eleito presidente do Brasil no 2º turno das eleições realizado no domingo, 28. O candidato do PSL obteve 57.797.277 (55,13% dos votos válidos). Já Fernando Haddad (PT) somou 47.039.840 votos (44,87% dos votos válidos). O segundo turno teve ainda 11 milhões de votos nulos ou brancos (9,57% do eleitorado). Não compareceram à votação 31 milhões e 300 mil brasileiros (21,30% do eleitorado).

Na manhã de segunda-feira, 29, a reportagem foi as ruas para ouvir a população a respeito da vitória de Bolsonaro. Confira a reportagem de Paulo Henrique Sava, com edição de Jussara Harmuch e Rodrigo Zub



Na Amcespar, Haddad venceu apenas em Inácio Martins

O novo presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (PSL), foi o mais votado em nove das dez cidades que integram a Associação dos Municípios do Centro-Sul do Paraná (Amcespar). O candidato derrotado no 2º turno das eleições presidenciais, Fernando Haddad (PT), foi o preferido dos eleitores somente em Inácio Martins.

Acompanhe os resultados na reportagem de Rodrigo Zub, com locução de Nilton Luy e Rose Harmuch.

Iraty apresenta projeto esportivo e de marketing para 2019

No dia 25 de outubro, o advogado Orlando Segundo Colaço, que representa a empresa contratada para gerenciar o Iraty Sport Club, lançou o projeto esportivo e de marketing “Iraty Nós Construímos” em cerimônia realizada no Park Dance. O Azulão disputará a segunda divisão do Campeonato Paranaense no próximo ano. O objetivo do clube é retornar a elite do futebol estadual.

Para que isso se concretize a diretoria firmou uma parceria com o empresário Sérgio Malucelli, da SM Sports, ex-gestor do clube, que vai auxiliar financeiramente com o pagamento dos salários da comissão técnica e dos atletas. Jogadores não aproveitados no Londrina serão repassados ao Iraty. A apresentação do elenco deve ocorrer no dia 7 de janeiro. A partir desta data, o treinador Play de Freitas e o auxiliar Marco Antonio iniciam as atividades visando a disputa da segundona, que deve começar em fevereiro ou março.

O repórter da Najuá, Tadeu Stefaniak, acompanhou o evento e conversou com Orlando. Confira os detalhes.



SEED decide transferir Colégio São Vicente para o Alto da Lagoa

A Secretaria de Estado da Educação (SEED) decidiu transferir o Colégio Estadual São Vicente de Paulo do centro de Irati para o bairro Alto da Lagoa. A partir de 2019, a sede da instituição passa a funcionar junto com a Escola Municipal Mercedes Braga. O imóvel, que atualmente abriga a escola municipal, pertence ao Governo do Estado.

A decisão foi tomada na manhã de ontem em reunião entre a secretária de Estado da Educação, Lúcia Côrtes; a secretária municipal de Educação, Rita de Cássia Penteado de Almeida, a chefia do Núcleo Regional de Educação de Irati, e a diretora do Colégio São Vicente, Margarete Piazetta Antunes.

Confira mais detalhes na reportagem de Paulo Henrique Sava, com texto de Edilson Kernicki e edição de áudio de Rodrigo Zub.



Doações para a ANAPCI poderão ser feitas através da conta de luz

A partir de agora, clientes da Copel de Irati e região também poderão contribuir com os trabalhos realizados pela ANAPCI através da conta de luz. A entidade aderiu ao programa de Cobrança de Valores de Terceiros, destinado especialmente a entidades beneficentes de todo o Paraná. A estatal é pioneira no Brasil em promover arrecadação de recursos para este tipo de organização. A campanha foi batizada como “Seja a energia que a ANAPCI precisa para apoiar as pessoas portadoras de câncer no seu tratamento”.

Em participação no programa “Espaço Cidadão”, a presidente da ANAPCI, Terezinha Miranda Veres, e o voluntário Antônio Teleginski, que é funcionário da Copel e auxiliou a entidade para aderir no projeto, explicaram que o valor mínimo estabelecido no formulário de inscrição é de R$ 3, mas pode variar.

Deputada federal eleita cumpre agenda política em Irati

Impulsionada pelo quociente eleitoral do Partido Social Liberal (PSL), a ex-vereadora de Castro, Aline Sleutis, foi eleita deputada federal com 33.628 votos. Em Irati, foram 139 votos. Entre os deputados federais eleitos no Paraná, é a candidata que obteve a menor votação e teve a cadeira garantida pela quantidade de votos obtida pela coligação “Endireita Brasil” (PSL/PTC/PATRIOTAS), sobretudo, pela expressiva votação de Felipe Francischini, filho do Delegado Fernando Francischini.

Aline esteve em Irati recentemente cumprindo agenda política na sede da Amcespar e outros locais.

Em entrevista ao jornalista da Najuá, Rodrigo Zub, a deputada federal eleita falou sobre seu envolvimento na política e a atual conjuntura do País. A matéria que você vai ouvir tem locução de Paulo Sava e texto de Edilson Kernicki.

Irati sedia Encontro de Comandantes da Polícia Militar

Comandantes da Polícia Militar de 70 municípios da região se reuniram na terça e quarta-feira em Irati. Durante o evento, foram discutidos temas relativos à segurança pública, envolvendo normas de conduta que devem ser seguidas em todos os municípios.

O encontro visa reformular as doutrinas relacionadas aos departamentos de pessoal, inteligência, planejamento e análise criminal, logística e interação com assuntos da comunicação social, segundo o comandante regional da PM, Coronel Valdir Tedeschi. Ele afirmou que a primeira triagem de ocorrências deve ser feita pelo policial da Central de Operações Policiais Militares (COPOM).

Diocese de Ponta Grossa assume Morro da Santa

A Prefeitura de Irati concedeu à Mitra Diocesana de Ponta Grossa direito de usucapião sobre o terreno onde está localizada a imagem de Nossa Senhora das Graças, no Morro da Santa. A partir de agora, o local passa a ser administrado pela Paróquia São Miguel e será elevado à condição de capela, tornando-se a 21ª da paróquia. A área compreende o topo do morro, onde está a imagem, a capela dos milagres, o mirante e a lojinha de produtos religiosos. O estacionamento, localizado mais abaixo, continua sob administração da Prefeitura.

Confira mais detalhes na reportagem de Paulo Henrique Sava

Comentários

Enquete

Em relação aos candidatos à presidência da república, você está?

  • Confuso (a)
  • Definido (a)
  • Indeciso (a)
Resultados