Irati e Região / Notícias

10/06/18 - 11h19 - atualizada em 10/06/18 às 11h38

Aconteceu: Empresários são contrários a criação de feriado de Nossa Senhora das Graças

Revitalização da Praça Tiradentes foi discutida em audiência pública. Confira os assuntos que foram destaque em Irati e região nos últimos dias

Empresários são contrários a criação de feriado de Nossa Senhora das Graças

Um grupo de empresários iratienses se reuniu na tarde do dia 1º de junho, na sede da Associação Comercial e Industrial de Irati (ACIAI), para discutir sobre o Projeto de Lei nº 006/2018, de autoria do legislativo municipal, que institui no calendário oficial de feriados do município o Dia de Nossa Senhora das Graças, celebrado no dia 27 de novembro. Além do empresariado, participaram do encontro representantes da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e o pároco da Igreja Matriz Nossa Senhora da Luz, Padre Jorge Casimirski, que foi o único a se posicionar a favor do projeto. 

Os comerciantes alegam que o mês de novembro já tem dois feriados: os dias 02 (Finados) e 15 (Proclamação da República) e mais um feriado poderia trazer sérios prejuízos. Como alternativa, sugeriram que o presidente da Câmara, Hélio de Mello (MDB), que é o proponente do projeto, faça uma emenda criando uma semana de comemoração ao invés do feriado. 

A reportagem é de Paulo Henrique Sava, com auxílio na edição do texto de Jussara Harmuch

 

Revitalização da Praça Tiradentes foi discutida em audiência pública

O projeto de revitalização da Praça Tiradentes, proposto pelo prefeito de Rio Azul, Rodrigo Solda, foi apresentado detalhadamente em audiência pública realizada no dia 29 de maio, na Câmara Municipal. O plenário ficou lotado de munícipes que compareceram à audiência a fim de esclarecer dúvidas e compreender o projeto assinado pelo arquiteto da Amcespar, Diórgenes Ditrich, que apresentou uma projeção 3D de como o logradouro deve ficar depois das mudanças. 

Confira um resumo da explanação de Diórgenes na reportagem de Edilson Kernicki, com locução e edição de áudio de Rodrigo Zub. Você pode assistir a audiência pública na íntegra acessando o canal da Câmara de Rio Azul no youtube ou na matéria que fala sobre o assunto no site da Rádio Najuá. 

 

Iraty submete contas a auditoria 

Desde que assumiu a diretoria do Iraty Sport Club, no fim de 2017, o atual presidente do Conselho Diretor, Cícero Moreira Gomes (Xiru), observa que o clube vem enfrentando bloqueios financeiros e até ações judiciais, de penhoras, causadas por gestões anteriores.

O clube contratou uma empresa de auditoria de Curitiba, no dia 30 de maio, para analisar a situação financeira e compreender a origem da situação herdada. 

Xiru participou do programa “Show de Bola” e falou sobre o assunto ao lado do presidente do Conselho Deliberativo, Reinaldo Jorge Juliano (Chocolatinho) 

 

Distribuição do Leite das Crianças foi retomada 

Com a normalização do abastecimento de combustíveis e de alimentos, que foram prejudicados nas últimas semanas em função da greve dos caminhoneiros, o programa Leite das Crianças, que tinha sido interrompido, foi retomado na segunda-feira, 4. A entrega de leite, que tinha sido suspensa, voltou a ocorrer.

O chefe do Escritório Regional da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (SEAB), Igor Zampier, explicou como está ocorrendo a retomada das atividades durante entrevista no programa “Meio Dia em Notícias”. 

 

Festa do Pinhão está acontecendo em Inácio Martins 

A Prefeitura de Inácio Martins está promovendo neste fim de semana a 12ª edição da tradicional Festa do Pinhão, no Parque Municipal Paulo Dallegrave. A programação começou na sexta-feira, 8, com a realização da etapa municipal do Festival Tradicionalista Sapecanção. Desta etapa, cinco cantores se classificaram para disputar a fase regional com outros 20 artistas de municípios da região, ontem, 9. 

Em entrevista ao repórter Paulo Henrique Sava, o prefeito de Inácio Martins, Júnior Benato, falou sobre os preparativos para a festa do Pinhão e a programação do evento. 

 

Presidente do Iraty comenta possibilidade de intercâmbio internacional 

O presidente do Iraty Sport Club, Cícero Moreira Gomes (Xiru), comentou em entrevista a nossa reportagem sobre a possibilidade de o clube realizar um intercâmbio internacional entre os atletas.

 

Prefeito de Rio Azul fala sobre projeto de revitalização da Praça Tiradentes 

O prefeito de Rio Azul, Rodrigo Solda, afirmou que após participar de uma reunião em Brasília observou a necessidade de investir na infraestrutura turística no quadro urbano. Com isso, surgiu a possibilidade de revitalizar a praça Tiradentes através de recursos federais do Ministério do Turismo, ou seja, sem custo para o município. 

Confira a explanação do prefeito Rodrigo Solda sobre o projeto. 

 

Jovens do ensino médio repercutem paralisação dos caminhoneiros 

As alunas do ensino médio do Colégio SESI, Camylle Letícia da Silva, 15, e Maria Fernanda Antunes Ferraz de Jesus, 16 anos, procuraram a Najuá para expor suas opiniões sobre a paralisação dos caminhoneiros que aconteceu entre os dias 21 e 30 de maio. Elas vieram acompanhadas do diretor do colégio Sesi em Irati, Rafael Ruteski, e participaram ao vivo com os apresentadores do programa "In Pauta", Juarez Oliveira e Vânia Andrade, no dia 1º de junho.

A reportagem é de Jussara Harmuch. 

 

Voluntaria: serviço gratuito em benefício da sociedade iratiense 

Para construir um mundo melhor, é preciso que cada um de nós faça a sua parte. Este é o lema do Grupo Voluntaria, que reúne voluntários de todas as idades e classes para realizar ações que promovam o bem-estar e levem as pessoas a entender a importância de ajudar o próximo.

O grupo atua em Irati há pouco tempo e já reúne centenas de pessoas interessadas em ajudar o próximo. O Voluntaria tem o objetivo de facilitar o acesso da população em geral ao trabalho voluntário, e não tem nenhum vínculo com instituição religiosa ou política. Apesar disso, questões ligadas à espiritualidade também são tratadas durante as reuniões do grupo. 

Os coordenadores do Voluntaria, Ricardo Penteado e Eduardo Gomes, comentam que o grupo começou seus trabalhos em 2017 através da iniciativa de um grupo de amigos, que decidiu criar uma “ferramenta” para fazer o bem. 

 


Comentários

Enquete

Em relação aos candidatos à presidência da república, você está?

  • Confuso (a)
  • Definido (a)
  • Indeciso (a)
Resultados