Irati e Região / Notícias

15/04/18 - 13h33 - atualizada em 15/04/18 às 13h46

Aconteceu: Delegado Eduardo é pré-candidato a deputado federal

Erasto Gaertner oferece exames gratuitos para pacientes de câncer de Irati. Confira os assuntos que foram destaques em Irati e região durante a semana

Delegado Eduardo é pré-candidato a deputado federal

Ainda que tenha ficado como suplente do PDT na Câmara de Vereadores de Rebouças em 2016, por uma diferença de apenas quatro votos em relação ao eleito pela sigla, Antonio Padilha, o delegado titular da Delegacia de Rebouças, Eduardo Mady Barbosa, revela sua intenção em pleitear uma cadeira na Câmara dos Deputados nas eleições de 2018. O próprio delegado reconhece que é um desafio e tanto para quem teve 237 votos (2,37% do total de votos válidos). O delegado já está afastado do cargo para poder concorrer no pleito, devido à exigência de desincompatibilização de seis meses antes das eleições.

Confira a reportagem produzida por Paulo Henrique Sava, com locução de Gislaine Neves e texto de Edilson Kernicki


Erasto Gaertner oferece exames gratuitos para pacientes de câncer de Irati

O Hospital Erasto Gaertner, de Curitiba, lançou recentemente o programa “Erasto mais perto de você”. Através dele, serão oferecidos exames de endoscopia e colonoscopia gratuitamente para pacientes de câncer de Irati e região. O programa foi lançado há dois anos e chegou recentemente à fase de oferta dos exames. Em entrevista ao repórter Paulo Henrique Sava, o superintendente do Erasto, Adriano Lago, falou sobre a iniciativa.

Bar do Batata é campeão Varzeano de Fernandes Pinheiro 

A equipe do Bar do Batata sagrou-se campeã do Campeonato Varzeano de Fernandes Pinheiro. O título foi conquistado após empate sem gols na final contra o Cruzeiro da Colônia São Lourenço “A”, que foi disputada na tarde deste domingo, 8, no Estádio Jorge Tobias Kaier.

A reportagem é de Paulo Henrique Sava

Assistência Social busca regularizar ocupações no Jardim das Américas

A violência no Jardim das Américas vem preocupando autoridades de Irati há algum tempo. Várias residências foram incendiadas desde a inauguração do bairro, em 2014. Em outros casos, moradores tiveram de abandonar suas casas após serem ameaçados. Porém, depois que os moradores saíram das casas, denúncias anônimas recebidas pela Polícia Militar davam conta de que os imóveis haviam sido ocupados de maneira irregular.

Diante desta situação, procuramos a secretária de Assistência Social, Sybil Dittrich, para esclarecer qual o papel do setor de habitação do município, que está vinculado à pasta, em relação à fiscalização da regularidade da ocupação destes imóveis.

Comissão de Trânsito apresenta cartilha educativa

A Comissão de Trânsito de Irati realizou mais uma reunião no dia 3 de abril na sede do 2º Subgrupamento de Bombeiros. Um dos assuntos abordados foi a apresentação da Cartilha Educativa sobre Trânsito, realizada pelo presidente da Comissão, Dagoberto Waydzik. 
Cerca de 5 mil cartilhas serão distribuídas nas escolas ainda na primeira quinzena de abril. A figura de "Nhô Pacífico", personagem interpretado pelo historiador José Maria Grácia Araújo, pesquisador da história de Irati, estará estampada na cartilha, o que dará um caráter peculiarmente local, ao material. 
Segundo Dagoberto, a cartilha foi elaborada considerando algumas falhas cometidas por motoristas. 

A entrevista foi gravada por Paulo Henrique Sava

Unidade do Colégio Militar pode ser instalada em Irati

O vereador Edson Luiz Elias (PSDB), conhecido como Soldado Elias, fez uso da Tribuna na sessão do legislativo iratiense que aconteceu na noite de terça-feira. Ele falou da intenção de trazer uma unidade do Colégio Militar para se instalar em Irati.

Para ele a obra é grandiosa porque municípios vizinhos também irão se beneficiar. A participação do deputado Roman foi muito destacada na sua fala.

A reportagem é de Jussara Harmuch

Irati tem mais de 70 focos de dengue, diz secretária de Saúde

Agentes de endemias da Secretaria de Saúde de Irati encontraram mais de 70 focos do mosquito da dengue em todo o município. Os dados foram divulgados pela secretária Magali Salete de Camargo durante entrevista coletiva concedida no dia 5 de abril, no Salão Nobre da Prefeitura.

Confira mais detalhes na reportagem de Paulo Henrique Sava, com locução de Gislaine Neves

============================================================================

Novo pedido de vista ao projeto de custeio do CAPSIRATI é apresentado

Um novo pedido de vista ao Substitutivo do projeto de lei que trata do custeio do regime de previdência dos funcionários de Irati - CAPSIRATI - Caixa de Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais de Irati, foi apresentado pelo vereador da oposição (PV) e também funcionário público municipal (concursado), Zequinha Bodnar.

Na sessão da semana passada o projeto já havia sido retirada de pauta a pedido de Marcelo Rodrigues (PP).

Acompanhe mais informações na reportagem de Jussara Harmuch, com locução de Ademar Bettes e Paulo Sava


Comissão de Trânsito aprova mão dupla em trecho da Rua XV

Durante reunião realizada no dia 3 de abril, integrantes da Comissão de Trânsito de Irati debateram sobre a implantação de mão dupla no trecho da Rua XV de Novembro, entre as ruas Munhoz da Rocha e da Liberdade. A mudança de sentido já havia sido aprovada em reuniões anteriores da Comissão, faltando apenas a deliberação sobre uma forma de controlar o trânsito de veículos no cruzamento. Conforme o presidente da Comissão e secretário de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo, Dagoberto Waydzik, a opção foi pela retirada dos semáforos, que serão substituídos por uma rotatória.

Confira a entrevista gravada pelo repórter Paulo Sava

Alteração no Conselho do Meio Ambiente não é votada

O vereador Rogério Kuhn (PV) pediu vista ao projeto de Lei que altera a Lei que dispõe sobre a criação do Conselho Municipal do Meio Ambiente. O projeto passou sem objeções pelas Comissões permanentes da Casa e seguia para votação em 1ª discussão na sessão realizada na terça-feira. O vereador quer realizar um estudo maior e verificar a possibilidade de apresentar uma emenda ao projeto.

Comentários

Enquete

Você votaria em Lula para presidente em 2018?

  • Não
  • Sim
Resultados