Cultural / Entretenimento

05/04/18 - 17h46 - atualizada em 05/04/18 às 23h20

ūüĎĎ Irati receber√° neste s√°bado "O Rei Louco"

Interior do Paraná recebe adaptação de uma das principais obras-primas de Shakespeare, Rei Lear

Assessoria


Em abril as cidades de Irati, Tel√™maco Borba, S√£o Mateus do Sul, Quedas do Igua√ßu e Pato Branco ir√£o receber o espet√°culo ‚ÄúO Rei Louco ‚Äď Uma Pequena Vers√£o de Rei Lear, de William Shakespeare‚ÄĚ. A pe√ßa faz parte do Projeto Shakespeare no Paran√°, que, al√©m das apresenta√ß√Ķes, oferece ainda debates e workshops. Todas as a√ß√Ķes ser√£o gratuitas. Ao todo ser√£o 20 apresenta√ß√Ķes seguidas de debate, quatro em cada cidade (tr√™s para p√ļblico dirigido e uma aberta) e um workshop em cada uma delas. A iniciativa √© do ator e diretor Mauro Zanatta, da Ator C√īmico Produ√ß√Ķes Art√≠sticas, de Curitiba, e √© voltada especialmente para alunos do ensino m√©dio das escolas da rede p√ļblica do estado.  

 Em Irati 
Apresenta√ß√£o aberta e bate-papo ‚Äď 07/04 (s√°bado) √†s 20h 
 Workshop O Jogo ‚Äď para atores e n√£o atores ‚Äď 07/04 das 9h √†s 12h  
 Local: Centro Cultural Clube do Com√©rcio / Rua XV de Julho, 310 - Centro 

O projeto viabiliza uma parceria in√©dita entre Zanatta e o ator Ney Piacentini da Companhia do Lat√£o de S√£o Paulo, que foi convidado para dirigir o espet√°culo. ‚ÄúO Mauro √© um amigo de longa data, nos conhecemos h√° 35 anos, mas √© a primeira vez que trabalhamos juntos, dirigi-lo tem sido um grande desafio e uma grande oportunidade‚ÄĚ, conta o diretor. ‚ÄúTrabalhar com o Ney tem sido uma grande alegria‚ÄĚ, retribui Zanatta. ‚ÄúInterpretar um personagem de Shakespeare √© o sonho de todo ator, bem como levar uma obra dele ao palco. Com este projeto que tem como principal foco os adolescentes do interior do estado estamos permitindo o acesso √† obra deste g√™nio. E quando nos aproximamos dele nos damos conta do qu√£o universal ele √©. Rei Lear dialoga muito com a atualidade‚ÄĚ, opina. 

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Zanatta divide o palco com o ator Pedro Melo e eles se revezam e transitam em tr√™s registros de atua√ß√£o: ora s√£o contadores de hist√≥ria, ora personagens, ora arautos. ‚ÄúA narrativa da pe√ßa n√£o √© linear, √© constantemente interrompida com inser√ß√Ķes explicativas que contextualizam o tema. A ideia √© aproximar o p√ļblico, torn√°-lo nosso c√ļmplice‚ÄĚ, explica Piacentini.   

‚ÄúShakespeare √© caracterizado pela liberdade e inventividade e nesta montagem trabalhamos com o essencial e isto exige muita t√©cnica do ator. √Č fundamental, neste caso, conseguir despertar o imagin√°rio do p√ļblico. Ou seja, o p√ļblico tem que ver o que estamos imaginando ‚ÄĚ relata Pedro. 

Rei Lear foi escrita por volta de 1605 por um dos maiores g√™nios do teatro em seu per√≠odo de apogeu. Trata-se de uma trag√©dia complexa e grandiosa que a partir de um drama familiar repercute quest√Ķes sociais, pol√≠ticas e metaf√≠sicas. Inspirada por antigas lendas brit√Ęnicas, a obra conta a hist√≥ria de um rei que enlouquece ap√≥s ser tra√≠do por duas de suas tr√™s filhas, √†s quais havia legado seu reino de maneira insensata.

A pe√ßa mostra a decad√™ncia de um rei em sua velhice que sofre as consequ√™ncias de suas escolhas equivocadas por ser precipitado, arbitr√°rio e vaidoso. Lear √© um pai preso √†s apar√™ncias, incapaz de enxergar a adula√ß√£o que o cerca. De acordo com a especialista em Shakespeare, Barbara Heliodora: ‚ÄúLear torna-se respons√°vel pela trag√©dia, na medida em que, abdicando, deixa como rei, de represar e manter sob controle o mal que aflora, explode e se expande. Esta pe√ßa investiga a natureza do mal em profundidade e exp√Ķe o conceito de uma ordem universal na qual o homem se integra e √© respons√°vel por suas a√ß√Ķes.‚ÄĚ

A trajet√≥ria de Lear √© o aprendizado pelo sofrimento e humilha√ß√£o. O enredo aponta como o verdadeiro amadurecimento o indiv√≠duo que deixa de ser primeiramente autocentrado e pensa tamb√©m no outro. ‚ÄúAs obras de Shakespeare espelham as nossas rela√ß√Ķes sociais e discutem quest√Ķes profundas da exist√™ncia humana. Uma das camadas deste texto nos remete √† busca pelo sentido da vida‚ÄĚ, pontua o diretor.

"Apesar de estarmos vivendo tempos dif√≠ceis, obscuros no cen√°rio nacional e mundial, meu objetivo com este trabalho √© trazer uma mensagem de esperan√ßa, de que ainda √© poss√≠vel viver com mais equil√≠brio a partir da humildade e do amor, resgatando nossa humanidade, sem clich√™s‚ÄĚ, complementa Zanatta.

Este projeto foi viabilizado com incentivo da Copel, Puma Brasil e a Alvorada Autopeças por meio do PROFICE (Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura), da Secretaria Estadual de Cultura do Paraná.

Workshop O Jogo 

O objetivo é compreender como a brincadeira é um elemento essencial na reintegração física e mental do indivíduo. Estimular a visão de jogo como resgate da vida em coletividade. Voltado para atores e não atores com idade mínima de 15 anos.

A Ator C√īmico Produ√ß√Ķes Art√≠sticas 

Fundada em 1994 tem papel importante na formação de atores em Curitiba. Além de criar e gerir projetos e eventos culturais, atualmente produz o Curso de Comédia Mauro Zanatta, o Espaço Excêntrico e a Sexta Cínica.

Ficha técnica

Realiza√ß√£o: Ator C√īmico Produ√ß√Ķes Art√≠sticas

Elenco: Mauro Zanatta e Pedro Melo

Direção: Ney Piacentini

Cen√°rios e Figurinos: Cristine Conde

Diretora de Produção: Fabiana Ferreira

Produtor Executivo: Robinson Wilson

Produção Local: Paola Flessak

Trilha Sonora: Célio Savi

Fotografias: Elenize Dezgeniski e Robinson Wilson

Arte Gr√°fica: Ivana Lima

Operador de Som: Robinson Wilson

Assessoria de Imprensa: Glaucia Domingos

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